(quem tem medo d) A Torre

terça-feira, 9 de junho de 2020

Bom dia! :-)

Costumo dizer que a postagem do Via Tarot é como o desafio de um ator: quando o personagem é bonzinho todos ficam felizes, mas é no personagem mau que o talento se revela! Então, com a Torre vindo nos visitar, podemos não ficar muito felizes, mas vamos explorar este Arcano da melhor maneira possível.

Pois bem, vamos começar pelo conceito mais básico e tradicional da Torre: estamos falando de uma energia de destruição ou desconstrução (como prefiro falar); uma energia que desfaz uma estrutura, mais frequentemente antiga e provavelmente desgastada, corroída, viciada, inadequada.

Costumo dizer sempre que, apesar de sofrermos com o impacto da Torre, até porque somos resistentes à mudança, este Arcano sempre anuncia uma quebra necessária. Se algo se desfaz na vibração da Torre é porque já estava condenado, já estava vencido, já não fazia sentido.

Então, temos mais um problema... Quando a Torre aparece, ela costuma fazer que nem mãe contando até três! Ela avisa que algo se encerrou e que os envolvidos precisam tomar consciência disso e que podem administrar o encerramento do seu jeito e no seu ritmo. Mas adivinhem o que acontece? Ninguém quer "largar o osso!". Como eu já disse, de um modo geral, somos avessos às mudanças, preferimos a infelicidade estável do que a libertação para o desconhecido. Temos medo, muito medo! Medo do desconhecido, medo dos rompimentos, medo dos encerramentos.

Quem tem medo da Torre? Creio que todos nós! Mas a marreta que destrói paredes é tão importante quanto o cimento e os tijolos necessários para a sua construção. Construir e destruir são processos naturais no decorrer da vida. E é bom lembrar que quando destruímos um vírus, curamos e salvamos um doente. Dependendo da forma como olharmos a Torre, seremos capazes de descobrir nela uma amiga, uma boa conselheira, uma heroína até! No fim das contas tudo é tão relativo...

Para suavizar o impacto da Torre, escolhi esta imagem tão simpática. Vejam... Assim como a varinha mágica está na mão da bruxinha, insinuando que foi ela quem destruiu a torre, podemos pensar que somos capazes de destruir ou desconstruir tudo aquilo que está nos assustando, incomodando, ocupando espaço, sugando energia, trazendo sofrimento... A pergunta é: o que não faz mais sentido na minha vida? A partir daí podemos descobrir e realizar coisas incríveis!

Que a terça seja de grande alívio!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: