10 de Copas

domingo, 28 de junho de 2020

Bom dia! :-)

Ah, que delícia! Finalmente, temos um Arcano que nos traz a sensação de relaxar e sorrir. O 10 de Copas é o ápice do elemento água na sequência numerada, ele fala de amor, mas é o amor mais elevado, refinado e maduro.

Sempre que esta carta aparece, fico pensando em todo o processo, que se inicia lá no Ás, que seria a semente do amor... passa pelo encantamento no 2, o casamento no 3 e a partir daí começa a passar por desafios até chegar no 10, quando acontece o segundo casamento de Eros e Psiquê (no tarot mitológico, este da imagem ao lado).

O que seria o segundo casamento? É a percepção de que em todo relacionamento amoroso temos um momento inicial de intensidade e cegueira. Não temos noção de quem é o outro, apenas sabemos o quanto ele nos atrai e causa reações surpreendentes. Se existe substância nesta relação, se existe em ambos um propósito maior, de construir algo juntos, e a consciência de um sentimento real e inexplicável, todas as provas e desafios que surgem são enfrentados em busca deste amor maduro. O segundo casamento é o momento em que você sabe com quem está lidando e ainda assim é capaz de sentir e vivenciar o amor.

Eu considero esta uma das cartas mais lindas do tarot, porque ela fala de um amor real, sem ilusões, porém com todas as fantasias que se queira ter. A visão de realidade está ali e a partir dela podemos escolher dar colorido, brilho, perfume e gosto de acordo com o que desejamos. Sem esperar que o outro seja a solução dos nossos problemas, mas que seja a companhia e a parceria para trilhar o caminho. Aqui entendemos profundamente o significado da frase: "relacionamento é construção".

Que o domingo seja de amor maduro e consciente!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: