A Justiça

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Bom dia! :-)

Este momento, sem dúvida, está pedindo justiça. Mas eu diria que está pedindo muito mais amor. É possível misturar justiça e amor? Sim! A justiça costuma ter este tom de frieza, se estivermos falando da justiça dos homens, a justiça do fórum, como costumo dizer. Mas penso que a justiça real envolve o que diz a frase do enigma de ontem: "devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade". A mesma ideia também aparece naquele meme que mostra três pessoas de tamanhos diferentes tentando assistir o jogo do outro lado do muro: justiça é uma coisa, igualdade é outra.

Tenho refletido muito sobre o conceito de justiça  o fato de cada um achar que determinada coisa é justa. Talvez porque muitos confundam o que é justo com o que é certo. Fico me perguntando se o conceito de certo não é extremamente relativo, de acordo com uma época, uma cultura ou uma lei vigente. Já o que é justo... é justo!

Como hoje é quarta-feira, dia da semana regido por Mercúrio e, portanto, um dia conectado com a comunicação, poderíamos ficar horas debatendo todos estes conceitos! Mas ao invés disso, prefiro me concentrar nos seguintes pontos: 1) nossa fala, argumentação, deve ser precisa 2) nossas palavras devem ser justas 3) nossas atitudes devem estar a serviço da justiça 4) impecabilidade também pode se misturar com justiça, portanto, o quão impecáveis andam as suas palavras?

Deslizamos de um ciclo com um equilíbrio transcendente, o da Temperança, para um ciclo de um equilíbrio objetivo e concreto, da Justiça. Que o equilíbrio prevaleça então... Que assim seja!

Ótima quarta repleta de lucidez, equilíbrio e equanimidade!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: