Os Enamorados

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Bom dia! :-)

Olhem só quem voltou! A semana começa intensa, com três Arcanos Maiores seguidos: o Diabo (gerando um pouco de tensão e peso), o Imperador (estabilizando e organizando o que antes estava confuso) e agora os Enamorados, manifestando o lado mais sensível e apaixonado de cada um de nós. Mas, espera... E aquele lance todo de tomar uma decisão, fazer uma escolha? Calma... Eu explico!

Uma das coisas mais difíceis na hora de interpretar o tarot é compreender que cada Arcano tem uma gama enorme de significados, mas nem todas as vezes em que ele aparece todas aquelas informações estão na roda, estão pra jogo. E como saber qual informação é a da vez? Pois é... Isto é algo não se ensina... não se aprende... Apesar se treina o olhar e a percepção para que cada um consiga, por si só, alcançar esta maestria.

Uma boa pista é olhar as cartas do entorno. Em um jogo, temos cartas de um lado, de outro, em cima, embaixo... E no Arcano do Dia temos as cartas que saíram nos dias anteriores. Pois bem, nosso movimento a partir de segunda-feira foi aquela sirene tocando com a presença do Diabo, anunciando que havia alguma armadilha montada. Em seguida, o Imperador resolveu o problema de forma prática e objetiva, vejam... o Imperador é o cara da decisão... é o cara que não tem a menor dificuldade de fazer escolhas. Basta transportar para a vida real para compreender: depois que uma situação aparentemente perigosa é resolvida de forma corajosa e definitiva, o que vem é a entrega, igual a que vemos na imagem, quando o corpo relaxa nos braços de quem se ama, quando não há necessidade de se preparar para a guerra porque tudo que se tem é a paz e a amorosidade, a confiança no que se sente, a serenidade da presença do outro.

Por esta razão, vejo os Enamorados muito mais no sentido da entrega (por uma escolha sábia já realizada anteriormente) do que na exigência da decisão. Não há mais o que se decidir aqui... A decisão já foi tomada e o que nos resta é assumir responsabilidade pelo que se fez e pelo que se faz. Hoje é dia de entrega, é dia de sentir que já se tem maturidade para assumir os próprios sentimentos... E pobre daquele que não consegue fazer isto! Porque a entrega ao amor, longe de ser uma fragilidade, é coisa somente para os mais corajosos.

Que a quarta seja de entrega amorosa!

A imagem veio daqui
 

Nenhum comentário: