10 de Paus

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Bom dia! :-)

Depois do trabalho realizado em conjunto, ontem, com o 3 de Ouros, hoje, a impressão é que o trabalho é solitário e pesado. Sim, o 10 de Paus fala de uma sobrecarga, um excesso... Seja do trabalho em si, seja da forma como encaramos tal esforço.

Eu sou uma pessoa bem habilitada para falar sobre isso... Porque sei que trabalho bastante, mas percebo que não trabalho tão mais do que a maioria das pessoas, pra ser sincera, em contagem de horas, provavelmente, trabalho menos... afinal, moro neste país tropical, abençoado por Deus, bonito por natureza, mas que precisa melhorar bastante suas leis trabalhistas...rs Sei que trabalhar umas 10h por dia é visto como algo normal... ou trabalhar 8h de segunda a sábado, o chamado "horário comercial"... Eu não trabalho deste jeito e, ainda assim, me sinto bastante sobrecarregada. Inclusive, me pergunto todo dia como as pessoas conseguem viver assim, viver só pra trabalhar, sem tempo para as coisas que são realmente importantes na vida como estar com as pessoas que amamos, desenvolver nossos talentos, ter contato com a natureza, estudar assuntos que nos interessam e simplesmente viver.

O 10 de Paus fala desta sobrecarga, este peso! E fala também da sobrecarga vinda dos outros, ou seja, ele fala sobre carregarmos fardos alheios. Demorei um pouco para entender a imagem... até que percebi que a mãe faz exatamente isto durante a gravidez: carrega um peso que não pertence a ela mesma por princípio. A diferença é que na maternidade fazemos isso por amor e de forma consciente e voluntária (pelo menos assim deveria ser sempre). Mas quando se trata de trabalho, vida profissional, deveríamos evitar este tipo de postura para o nosso próprio bem.

Como você lida com o seu trabalho? Faz a sua parte de forma disciplinada e bem feita, mas não absorve a responsabilidade que não é sua? Ou acaba abraçando o trabalho dos outros como se fosse seu? Ou não sabe dizer não quando lhe pedem algo que não é sua obrigação? Ou é do tipo pro ativo, que vive buscando se sobrecarregar para mostrar como é competente? Este é um bom momento para refletir sobre o tanto que você carrega a mais e porque faz isso.

Que a terça seja de reflexão em relação ao peso que você carrega!

A imagem veio daqui
 

Nenhum comentário: