Guia simplificado de como lidar com o naipe de Espadas!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Amigos e amigas

Sei que existe, de um modo geral, um certo stress em relação ao naipe de Espadas. Isso é interessante pois costuma-se dizer que o que nos diferencia dos outros animais é a nossa mente racional. Podemos deduzir então que isso é um problema e não uma solução? rs

O fato é que esta mente racional, representada pelo elemento Ar e, portanto, pelas Espadas, nos causa grande angústia! Nas Espadas temos o conflito, a mente do predador, o desgaste mental, as dúvidas e os medos.

Apesar de algumas pessoas gostarem de passar a culpa de tudo para o coração, valorizando aqueles que colocam a mente acima dos sentimentos, na prática, quem ama (mesmo, de verdade) é feliz, está de bem consigo e com a vida, tem energia, tem determinação e uma incrível coragem de se lançar em novos caminhos.

Quem diz que ama mas não sente essas coisas, sinto muito... Isso não é amor que vem do coração, é amor que vem da cabeça! rs É sentimento racionalizado, envenenado pelas dúvidas, pelos conflitos, medos e complexos. Podemos ver um bom exemplo disso no 5 de Copas, a decepção. A decepção não é reflexo do amor, mas das expectativas que a mente racional coloca sobre a pessoa amada. Concordam?

Bem, então como eu vejo sempre muitas pessoas que não sabem lidar com o naipe de Espadas e eu estou incluída no grupo, pelo menos em relação a três cartas desse naipe, vou passar um guia bem resumido de como superar cada carta de Espadas, ok?

Ás de Espadas - Bem, esta costuma ser uma das exceções, pois é um Arcano mais tranquilo, é mais fácil lidar com ele. Mas existem algumas pessoas que ainda não conseguem assumir seu próprio poder e tomar as decisões em sua própria vida. Essas terão dificuldades com o Ás... Para resolver o problema, a dica é simplesmente não pensar demais, apenas decidir e expressar a sua decisão a quem de direito, você ou outra pessoa.

2 de Espadas - Também não há muito problema aqui. Talvez um pouco de ansiedade, porque normalmente a pessoa não sabe que caminho seguir e sente a necessidade de tomar uma decisão naquele momento. Mas é só se lembrar que quando esta carta aparece, não se deve ter pressa na tomada de decisão, ao contrário, preste atenção nas informações que estão para chegar. Elas, certamente, ajudarão no processo de decisão, trazendo uma escolha mais sábia e acertada.

3 de Espadas - Esta é enjoada... Ô, eu que sei... É uma das pedrinhas no meu sapato. Normalmente, mostra que estamos pensando demais, ansiosos demais e que a comunicação está bloqueada, dificultada. Não conseguimos interagir bem com as pessoas e o mais comum é o sofrimento solitário. A dica aqui é ir fazer algo divertido, para trazer um pouco de alegria a este coração cravado de lâminas...rs E, caso seja possível, se abrir e expressar a sua dor com alguém de confiança.Um outro detalhe: o 3 de Espadas insiste em soluções racionais e ter o controle da situação, mas a grande surpresa é: relaxa! Nada está sob controle! E a solução possivelmente chega por outra via que não a racional.

4 de Espadas - Esta também é uma carta mais tranquila. A dica é a meditação. Esvazie a xícara para poder preenchê-la com novas ideias e novos projetos.O 4 de Espadas é carta de pausa, respiração e foco. Um foco bem claro no aqui e agora. Aproveite para deixar antigas crenças, hábitos, manias e pensamentos que não estão mais de acordo com você e sua vida.

5 de Espadas - Outra carta pra quem faço careta! Ela normalmente traz uma sensação de fracasso, como se nada que fizéssemos fosse suficiente... Dá um cansaço imenso, parece que estamos girando em torno de nossas próprias neuras. Pra sair desse clima brabo, a melhor coisa é lembrar da velha frase do xamanismo guerreiro: "não tenho nada a perder!" Na verdade, não temos nada a perder porque nada temos. Se tivermos esse desapego, tudo fica mais fácil e flui.

6 de Espadas - Ah, esta é uma delicinha! Adorável, suave, um bálsamo! Não consigo acreditar que alguém tenha algo contra ela. Pelo menos nunca recebi nenhuma reclamação. A questão aqui é só não entrar em um processo pessimista (vindo do 5) e aguardar a transição suave até a outra margem do rio. Simples assim! O Arcano da transição avisa que não estamos mais em território conhecido e ainda não chegamos no lugar para onde nos encaminhamos. Porém, ainda assim, podemos aproveitar a viagem para estudar, pesquisar e usar a mente a nosso favor.

7 de Espadas - O potencial mental, intelectual existente aqui é algo incrível!!! Se soubermos pegar isso e direcionar, de forma sábia, não teremos problemas! A questão é que, normalmente, quando esta carta aparece a pessoa já está escalando paredes e se pendurando no lustre, com mil hipóteses mirabolantes para alguma questão da sua vida. Aqui, o mais comum é que a pessoa comece a criar fantasmas e variadas possibilidades de algo dar tremendamente errado. Conselho? Gente, vamos aproveitar essa energia pra estudar, pesquisar, escrever! Não vamos desperdiçar os neurônios com bobagens. A sabotagem também pode vir de fora, claro, então é sempre bom manter a atenção em relação a intrigas.

8 de Espadas - Dúvidas te perseguem? A primeira pergunta a fazer é: você realmente não sabe o que fazer ou você sabe o que quer, mas não tem coragem de fazer? Essa é uma boa pergunta! Muitas pessoas chegam para a consulta e dizem "ah, não sei o que faço!" Mas elas sabem o que querem... Só gostariam que alguém fizesse por elas. Qual a dica para sair desse enrosco? Primeiro definir o que se quer. Depois pegar um papel e uma caneta, fazer uma linha vertical no meio do papel e escrever de um lado todas as vantagens daquela decisão e do outro lado todas as desvantagens. Assim, tudo fica mais claro.

9 de Espadas - Muitas pessoas também não gostam dele. Eu perdi totalmente o medo desta carta quando percebi que, na verdade, ela não é real... É só um pesadelo. Esta carta trabalha a nossa energia de medo. E tudo sempre parece muito pior antes de acontecer do que na hora. Mesmo as coisas mais sérias. A fobia é bem isto: um medo enorme de que algo aconteça. Esse algo está sempre no futuro. Portanto, meus queridos, a melhor forma de lidar com o 9 é pensar que o que há de tão aterrorizante são os nossos fantasmas interiores. Certamente estamos vendo algo muito pior do que, na verdade, é.

10 de Espadas - É... Esta também é complicadinha pra mim. Particularmente, vi algumas coisas bem sofridas acontecerem (para mim e para clientes) quando esta carta apareceu. É claro que isso não é geral e vai depender muito das cartas que estão em volta. Mas como o 10 de Espadas é a Torre dos Arcanos Menores, aqui só temos duas garantias: 1) haverá dor 2) haverá alívio. Não sei ao certo o que recomendar para vocês para superar esta energia, porque ela é a que eu tenho menos trabalhada em mim. Mas creio que uma boa pista seja olhar pra ela da mesma forma que se olha para a Torre: compreendendo que existem certas dores necessárias, para que haja uma quebra, uma destruição, para que mais adiante se possa construir algo melhor.

Princesa de Espadas - Tem gente que tem medo do seu aspecto fofoqueiro. Confesso que bem poucas vezes nesses mais de 20 anos como taróloga eu vi este aspecto se manifestar em jogo. Mais fácil eu ver fofoca no 7 de Espadas. Normalmente, ela se mostra de forma bem prática e bem direta, objetiva: notícias que chegam! Portanto, basta ter uma postura otimista e a certeza de que a notícia será sempre útil, bem aproveitada.

Príncipe de Espadas - Nunca vi alguém com medo dele, mas acho que seria prudente ter...rs Explico: esta carta fala da possibilidade de se falar demais ou falar o que não deve, ou ainda, da maneira que não deve. Então, em algumas situações, esta carta pode representar bate-boca, conflito. Pra resolver a situação basta respirar fundo e administrar as palavras.

Rainha de Espadas - Dependendo de que lado da história ela está, pode dar um certo trabalho. Ela é inteligente, perspicaz, sabe se expressar muito bem. Se aparecer como uma inimiga, pode dar um suadouro! Pra mim, é a carta da inteligência, da boa oratória, do discurso estratégico. Tem a capacidade de falar a coisa certa da maneira certa, com foco no objetivo final.

Rei de Espadas - É a expressão da justiça, da ponderação e do equilíbrio. Manifesta o aspecto mais evoluído do elemento Ar. Sua inteligência é mais voltada para o ensino e a orientação. Se existe um defeito neste personagem é que às vezes ele não consegue desenvolver na prática o tanto que elabora mentalmente. Mas isto não costuma ser um problema se cada um se coloca a fazer o que tem habilidade: deixe o Rei de Espadas com a teoria e o Rei de Ouros com a prática!

Espero que este guia seja útil!

As imagens vieram: daqui, daqui e daqui

5 comentários:

Juliana disse...

Que TUDO!! Vou imprimir e guardar na gaveta... :) obrigada Clau, hj vcs estão afiados, hein??
Beijos!!
Ju

AugustoCrowley disse...

O 10 de espadas acho que em sido a mais dificil desse naipe em termos de trabalho pesoal, realmente lidar com nossas torres não é nada agradável, as que remédio a não ser encarar?
Beijo grande!

josie disse...

ah, Claudia, vc acredita que sonhei "dinovo" com vc, só que desta vez vc estava me fazendo pensar sobre o naipe de espadas!!! Agora venho aqui e tem esta aulinha.
Bjs

Pandora disse...

Adorei. Já vou copiar e consultar sempre que as espadas estiverem apontadas pra mim.
Obrigada.

Cacau Gonçalves disse...

Olá, queridos e queridas

Josie, eu ando muito passeadeira pelas madrugadas...rs

Senhor da Vida, eu confesso, sem vergonha alguma... Minhas cartas de treinamento são: 10 de Espadas, Torre, Enforcado (por incrível que pareça, levando-se em conta toda a minha vivência espiritual, essa carta me dá claustrofobia...rs)e 3 de Espadas (por causa da ansiedade). Algumas outras me incomodam um pouco, mas são mais administráveis.

beijosss