O Eremita

terça-feira, 12 de maio de 2015

Bom dia! :-)

Hoje, quero comentar tantas diferentes coisas com vocês que vou fazer um roteiro para não esquecer algum detalhes: 1) Arcanos da semana 2) presença do Eremita no Via 3) Enforcado como espera 4) cartas de lentidão Enforcado e Eremita 5) filosofia sobre a vida e o tempo. Ufa... Acho que é isso!

Bem, vamos começar pelos Arcanos da semana, sobre os quais eu jurava ter feito comentários por aqui e acho que não fiz, né? rs Esta semana temos quatro Arcanos Maiores e três lindas cartas de Copas, vejam vocês! Creio que sejam os bons ventos da mudança e eu não estou falando isso por mero acaso, acreditem! Os Arcanos Maiores não são cor-de-rosa como as cartas de Copas, o que nos faz pensar com mais profundidade sobre as questões emocionais e sentimentais que surgirem no decorrer dos dias.

O Eremita vem aparecendo por aqui com uma certa frequência desde o início do ano. Isso me faz pensar que este é um período de reflexão, aprofundamento. É menos um tempo de conhecimento e mais um tempo de sabedoria. É hora de estar só para poder se ver melhor. Vamos buscar o aspecto eremita que temos para realizarmos transformações necessárias.

Ontem, eu tinha certeza que o Enforcado não se manifestaria em seu lado mais doloroso. Eu sabia! Eu sabia! rs E logo de manhã eu tive a confirmação disso... O Enforcado veio na forma de tempo, de espera, quando uma pessoa ou situação pede que esperemos mais um pouco. Claro, teremos que enfrentar aquele tic-tac, teremos que ter paciência (aham...rsrsrs), mas certamente valerá cada minuto de espera porque não estamos falando de uma bobagem qualquer, estamos falando de algo que tem alguma sacralidade em nossa vida. Porque o Enforcado - lembram? - gosta de nos lembrar do sacro ofício. O Enforcado, de certa forma, preparou a entrada do Eremita de hoje e vocês vão rir muito quando olharem o Arcano de amanhã!

Pois bem, se estamos falando de tempo e espera, é bom lembrar que tanto o Enforcado quanto o Eremita falam de um tempo que passa lentamente. O Enforcado porque precisa esperar, está pendurado, imobilizado. E o Eremita porque possui uma energia lenta, é um ancião, que traz com ele a experiência e a sabedoria, mas não mais os passos rápidos.

Por fim, ontem estava refletindo sobre o tempo, a sabedoria e a vida. Coisa mesmo desta conjunção Enforcado/Eremita...rs Pensando que nós estamos sempre correndo, desesperadamente, e se pensarmos para onde estamos indo, tudo parece bem bizarro. O tempo todo queremos alcançar algo, queremos correr para poder viver algo que está no futuro e nunca chega. Um suposto tempo de felicidade e tranquilidade, que não temos certeza se vai chegar. Parece que não temos direito a viver o aqui e agora, o momento presente é para sofrer, ralar, correr... Mas no futuro teremos felicidade. Será?

Cada dia mais tenho certeza de que a felicidade está muito mais associada à forma como encaramos a vida do que aos acontecimentos com os quais nos deparamos. E para sermos felizes, sem risco de perder uma vida inteira e terminarmos decepcionados, o ideal é trazer a sensação de felicidade para o momento presente. Vamos parar de trabalhar tanto para termos um futuro mais tranquilo... Vamos parar de fazer sacrifícios exagerados por resultados que talvez não cheguem... Sejamos felizes agora. Sejamos felizes aqui. Sejamos, simplesmente, felizes.

Ótima terça-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: