Você se tornou um adulto incrível!

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Existem alguns processos emocionais muito curiosos... Pessoas, aparentemente, sem muita importância em nossas vidas podem se mostrar como referência de algum trauma e, posteriormente, de alguma cura. Há três meses estou, de forma disciplinada, fazendo o processo de limpeza e purificação dos florais alquímicos do Joel Aleixo. Em 2014, fiz a formação para terapeutas durante um ano (eram quatro ao todo), na época iniciei o tratamento com uma profissional, mas nunca havia me empenhado nesta parte específica, de limpeza e purificação, por completo. Este ano decidi fazer isso antes de partir para outros tratamentos mais específicos. O resultado tem sido impressionante!

Comecei com o Limpeza e o Purificação geral, e resolvi incluir o Imunidade também, em função da pandemia. Lembro de ter tido algum tipo de reação de outras vezes que tomei, mas desta vez a reação foi fortíssima, incluindo um dia inteiro de dor de cabeça, tontura, febre, enjoo e algumas mudanças práticas, no corpo. Dei prosseguimento ao tratamento, no mês seguinte, usando o Limpeza Física e Purificação Física, a reação inicial aconteceu mas de uma forma menos drástica e a esta altura começou a ficar mais fácil lidar com a ansiedade e as crises. Encerrado este ciclo, passei para a Limpeza Sentimental e Purificação Sentimental (neste ponto que me encontro agora), com uma reação inicial menos radical ainda, mas com pontos marcantes em termos de crises de choro e sonhos simbólicos. E é sobre isto que vim conversar hoje...

Desde comecei esta fase de limpeza e purificação sentimental, sonhei com praticamente todas as pessoas com quem me envolvi afetivamente, pelo menos os mais importantes, os que representaram relacionamentos mais longos e/ou sérios. Em muitos casos, o conteúdo do sonho era um tipo de despedida oficial que não aconteceu na vida real, com desabafos que foram ditos de ambos os lados e devidamente compreendidos. Em outros casos, o sonho era apenas um apontamento do tipo de influência que a pessoa teve na minha vida em termos práticos ou energéticos. Nesta fase também detectei fragilidades... medos... inseguranças... Estava nesta fase até a madrugada de hoje, com sensações de que estava muito velha... estava muito covarde e medrosa... estava meio inútil... com descargas de choro bem sofridas. Mas nesta madrugada tudo mudou e percebi que uma nova fase teve início no processo e de uma forma surpreendente!

O sonho revelador foi bem confuso, a princípio, com situações não muito claras se desenvolvendo entre várias pessoas: debates, discussões, conflitos e entendimentos. Parecia "filme cabeça", com minutos infindáveis de diálogos profundos! Por fim, eu estava meio cabisbaixa num canto quando um tio, o tio que menos gosto, uma pessoa extremamente difícil, que a vida inteira arrumou conflito com toda a família, ofendeu pessoas que só o ajudaram, deixou de falar com quem só lhe dava amor (sabe o tipo? Acho que toda família tem pelo menos uma pessoa assim...) chegou pra mim e disse o seguinte: "você está se achando muito velha e cansada... está com isto aqui (e passava o dedo entre as minhas sobrancelhas, desfazendo os dois vincos bem marcados que tenho desde a adolescência e que depois de mais velha se aprofundaram) mas a verdade é que você se tornou um adulto incrível e você ainda tem muita coisa a fazer!"

Acordei com esta frase ecoando dentro da minha cabeça, muito impactada com o recado e mais impactada com o fato de ter sido ele a dar o recado. Fiquei um tempo em silêncio, deitada na cama, refletindo sobre o fato de, muitas vezes, uma pessoa com quem não temos proximidade ou simpatia ter um efeito tão devastador em nossa vida. Este meu tio sempre fez questão de demonstrar desprezo por mim (aliás, não só por mim, mas eu estava incluída na lista de desprezados...rs), isto parecia sem importância, pois ele era notoriamente a pessoa mais problemática da família, alguém que já era mesmo considerado "café com leite", do tipo: ah... sério mesmo que você vai se importar com o que ele fala? Ele só fala bobagem! Mas constatei o efeito que um adulto com algum nível de autoridade e laços consanguíneos pode causar em uma criança. Percebi também que, exatamente pelo fato de ele ter a fama que sempre teve, meu olhar para ele era do tipo "este cara não vai falar nada para me agradar só porque gosta de mim, porque, aparentemente, ele não gosta de mim. Então vou prestar atenção no que ele diz". Confesso que foi um erro estratégico incrível!

Então, com este sonho e esta reflexão, percebi que 1) havia um medo muito grande em mim de não me tornar "algo que preste" (isto fazia parte das coisas que este tio me dizia) 2) havia em mim uma sensação de ter envelhecido (mais do que deveria) mas não ter evoluído, porque desde que comecei a ter as crises de ansiedade passei a me sentir mais frágil e "menos adulta" 3) havia um "lixo emocional" muito tóxico dentro de mim que foi retirado pra fora e a maior prova disso é que ontem eu passei o dia todo muito bem, mas de noite antes de dormir, comecei a sentir um peso no peito muito forte, típico da ansiedade, um sentimento de opressão, uma leve palpitação, que me acompanhou por toda a madrugada até que eu consegui ter este sonho. O sonho foi a catarse, a limpeza, enquanto esses sintomas eram a pre assepsia.

Fiquei pensando na quantidade de lixo que carregamos durante a vida e que gera doenças físicas, mentais e emocionais, que gera sofrimento e angústia. Muitas vezes, nem nos damos conta de que tudo aquilo está ali... Mas está! Somos 90% inconsciente, o que nos revela esta aterradora realidade: somos desconhecidos para nós mesmos! É trabalho de uma vida inteira descobrir o que temos escondido em cada canto, trazer para o consciente - e, portanto, curar - cada trauma vivenciado, especialmente na infância, período em que somos tão mais suscetíveis às influências externas.

Hoje, recomendo que cada um que passar por aqui e ler este texto vá até o espelho mais próximo, se olhe nos olhos e afirme: eu me tornei um adulto incrível! E perceba que tudo que foi dito em contrário até hoje pode ser superado e transmutado. Nós estamos em construção e esta construção busca a essência e não a opinião dos outros. É bom ser livre.

Nenhum comentário: