O Enforcado

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Mais uma mudança de ciclo e dentro de um processo muito dinâmico (apesar de o Arcano de hoje não ser tão dinâmico assim). Chegamos nesta quarta-feira com um combo de energia que mistura Lua, Roda da Fortuna e Enforcado... Energias tão diversas que chega a dar nó na cabeça! rs

Contrai... Expande... Contrai... Seria mais ou menos isso o resumo desta sequência de Arcanos. Um tipo de efeito sanfona... E este movimento é muito bom para que possamos refletir sobre a "respiração de Brahma" (o deus hindu, não a cerveja), ou seja, o processo de criação das coisas. Porque no frigir dos ovos, é assim que funciona a criação de tudo: como uma respiração, uma combinação de duas forças opostas e complementares (yang/yin).

Lembro das minhas primeiras impressões em relação ao Enforcado. Elas se resumem a: horror! rs Uma angústia de me ver presa e pendurada de cabeça pra baixo, como se fosse algo limitante, torturante. Demorou tempo até que eu percebesse que o estado do Enforcado é auto determinado e não imposto por outra pessoa. Quando entendemos este conceito básico, fica bem mais fácil compreender o sentido do Enforcado.

Como costumo dizer sempre, quando vivenciamos o Enforcado estamos exercitando o livre arbítrio. E se nos colocamos naquela situação de limitação por conta própria, também podemos sair dela livremente, basta querer. Mas muitas vezes é este o problema: querer. O querer precisa estar junto com o poder e isso requer consciência.

Já comentei por aqui sobre as vantagens de ser vítima? Pois é... Este é um exercício muito interessante! Pare durante alguns minutos e se pergunte: o que estou ganhando por ser vítima? Quais vantagens eu tenho ao me colocar no papel de vítima? Vocês vão descobrir um universo de "benefícios"... Claro que são benefícios ilusórios (por isso as aspas), mas ainda assim são benefícios. E fazer uma escolha consciente de abrir mão de tais benefícios para tornar-se mais dona de si é um desafio e tanto.

Não vamos nos esquecer também que hoje é quarta-feira, regência de Mercúrio, portanto, um bom conselho é manter a boquinha mais fechada e contida, no ritmo do Enforcado. Prevenir é melhor que remediar, né? ;-)

Ótima quarta reflexiva para todos nós!

A imagem veio daqui

Roda da Fortuna

terça-feira, 24 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Aqui no Via Tarot é assim... A gente avisa com antecedência e depois vem aqui pra confirmar...rs Segundo dia de Arcano Maior (e amanhã tem mais um) e com isso temos o que costumo chamar de micro-ciclo. Isso quer dizer que, em um primeiro momento, a Lua de ontem influenciou somente o dia de ontem... E a Roda de hoje, somente o dia de hoje. Mas se expandirmos um pouco este ponto de vista, também podemos compreender que a energia da Lua, de ontem, acaba se misturando um pouquinho com a energia da Roda da Fortuna de hoje (e a esta mistura também vamos acrescentar o Arcano Maior que virá amanhã).

Parece confuso? Eu explico! Não dá pra dizer quando uma energia começa e quando ela termina. Não tem hora marcada... É que nem a análise histórica: dá pra dizer que um dia o planeta Terra foi dormir na Idade Antiga e no dia seguinte acordou na Idade Média? Não, né? É assim que as coisas funcionam... novas ondas surgem e vão se misturando às ondas anteriores.

Então, a primeira forma de analisar esta terça-feira, ainda mais com a regência de Marte, é: hoje é dia de mudança, é dia de agito, tenha jogo de cintura para administrar todas as possíveis viradas no decorrer da terça-feira. A segunda forma de analisar tudo isto é: 1) possibilidade de mudanças, aparentemente, mágicas (efeito da Lua sobre a Roda), ou seja, situações que acontecem misteriosamente, inexplicavelmente 2) mudança na percepção emocional da vida, dos fatos 3) eventos que têm a ver com o tempo, a contagem do tempo, a sensação do tempo... porque a Lua fala de contagem do tempo e a Roda da Fortuna fala de ciclos que começam e terminam marcados por mudanças.

O que você está disposto a mudar na sua vida hoje? Ou, ainda, de que forma você está preparado para aceitar as mudanças que surgirem na sua vida hoje?

Que a terça seja transformadora!

A imagem veio daqui

A Lua

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Mais uma mudança e desta vez a senha é: Lua da Lua. Ou seja, em um dia de regência lunar, temos o Arcano da Lua mandando na energia, e com isso temos um nível de profundidade (e magia) ainda maior.

Então a primeira pergunta que não quer calar é: o que está se processando e que pode trazer transformações impressionantes na minha vida que eu ainda não percebi?

Posso passar pra vocês um conhecimento que é precioso! Acreditamos que sabemos tudo, nos enganamos achando que somos capazes de saber o que é melhor para nós, nossa vida... Mas como um ser que funciona com 90% do inconsciente e somente 10% do consciente pode ter tantas certezas? Não pode, né? rs

A busca do autoconhecimento é fundamental, dentre outras coisas, por causa disso... Se não sabemos, ao certo, quem somos nós e qual a bagagem que carregamos, quais conteúdos existem dentro de nós, não temos condição de saber o que queremos ou o que pode ser bom para nós.

Existem pessoas que vivem anos, décadas, atrás de algo ou alguém que elas julgam ser perfeitos, para mais adiante sentirem aquela frustração... aquele vazio e, principalmente, aquele grande ponto de interrogação. Ficam sem entender como aquilo pode ter dado errado! "Como é possível se eu queria tanto, se eu acreditava que fazia tanto sentido..." Pois é...

Então, a proposta hoje é mergulhar na profundidade espiritual e mágica da Lua, mas equilibrar tudo isso, porque não queremos "viajar na maionese" também. Até porque um tanto de sobriedade no começo desta semana cai bem, pois teremos três dias seguidos de Arcanos Maiores... E são Arcanos Maiores não exatamente docinhos e fofos. Recomendo ponderação e observação.

No mais, sigamos... Porque a semana promete!

A imagem veio daqui


2 de Copas

domingo, 22 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Depois das grandes transformações presentes no Arcano da Morte, nosso primeiro passo dentro deste ciclo tem o tom da harmonia, da parceria. Como foi o sábado transformador de vocês? Eu fiquei aqui pensando o que poderia ter sido esta transformação... Ela não me alcançou na consequência, mas talvez tenha dado início à causa, porque, de fato, aconteceram algumas coisas que me fizeram pensar, refletir, ter ideias... sobre trabalho e projetos. E - isto é curioso - apesar do 2 de Copas só aparecer hoje, várias das ideias transformadoras que me visitaram ontem envolvem parcerias harmoniosas.

O 2 de Copas é lindo! E não precisa nem falar sobre romance ou amorzinho. Até porque o significado básico deste Arcano é equilíbrio harmônico, algo fluido, que simplesmente segue em direção à realização.

O domingo, dia da semana regido pelo Sol, é o momento em que vamos trabalhar questões interiores, vamos investir em autoconhecimento e autoestima. Quando incluímos o 2 de Copas nesta história, a primeira coisa importante que deve ser feita é compreender que o amor da vida de uma pessoa está dentro e não fora. O movimento de amar-se e aceitar-se é fundamental! Sem isso, não saímos do mesmo lugar. Sem isso vamos projetar este amor, que deveria ser para si, para outra pessoa. Provavelmente, desta postura errada resulta aquela famosa frase dramática e equivocada "eu não vivo sem ele".

O 2 de Copas no domingo também pode estar nos alertando para coisas (que amamos) que não andamos prestamos atenção. Vamos colocar luz no que amamos, vamos colocar luz em tudo aquilo que tem a ver com harmonia e equilíbrio.

Desejo um domingo lindo pra todos nós! 

A imagem veio daqui


A Morte

sábado, 21 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Mudamos de ciclo! E mudamos com toda a profundidade, pois o Arcano Maior que aparece por aqui tem como conceito básico a mudança, a transformação. Se temos a Morte visitando o Via Tarot, então temos um portal  que nos levará para uma outra história ou uma outra visão da mesma história.

Existem vários Arcanos Maiores que falam de mudança, mas cada um tem um aspecto diferente da mudança a apresentar. No caso da Morte, a mudança acontece de forma mais lenta, dentro de um processo profundo, que pede encerramentos, términos, desapego ao passado para dar o primeiro passo no futuro.

Uma outra característica forte do Arcano da Morte é que o agente transformador é interno, ou seja, esteja a pessoa plenamente consciente disso ou não, ela mesma é que desencadeou a mudança que agora se manifesta. E aí fica bem clara a importância do autoconhecimento. Assim, você saberá o que está acontecendo dentro de você e entenderá os resultados que vem atraindo para a sua vida.

O sábado tem regência planetária de Saturno e voltamos nossos olhares para os projetos e a carreira profissional. Com a Morte por aqui, o recado está relacionado às mudanças necessárias para a evolução e o desenvolvimento de projetos e vida profissional. Está na hora de mudar, transformar, está na hora de perceber o que deve ser deixado para trás para que se possa seguir em frente, com liberdade e sem peso, assumindo novas atividades, muito mais harmonizadas com o "novo eu".

A proposta para o sábado é abrir-se à mudança, permitir que ela venha e envolva seu trabalho e projetos, seus hábitos e rotinas... Até porque Saturno cristaliza e a Morte renova, portanto, aí vem a pergunta que não quer calar: o que você engessou na sua vida e precisa de transformação?

Que o sábado seja transformador!

A imagem veio daqui

Princesa de Paus

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Bom dia, boa tarde! :-)

Onde está a postagem do Via Tarot de hoje? Já recebi emails e mensagens perguntando... Então cá estou eu, pronta para responder: houve uma mudança no meu horário de trabalho, tive que pegar o turno da manhã e não tive tempo de fazer a postagem. Mas nada está perdido! Ainda teremos boa parte desta sexta-feira para curtir a energia da Princesa de Paus. E é bem isso que pretendo fazer.

A Princesa de Paus traz em si o entusiasmo e a energia vital revigorada, pronta para ser usada para iniciar projetos, se lançar em alguma atividade mais ousada ou fazer algo totalmente diferente daquilo que costumamos fazer (ou ser).

Para mim, esta carta tem um significado muito especial. Em primeiro lugar, porque gosto muito dela, me identifico... Em segundo lugar, porque esta foi uma semana de começos, de mudanças de atitudes e hábitos. Em algumas dessas mudanças, tudo aconteceu de forma muito natural e tranquila... Em outros casos, exigiu (está exigindo) esforço, empenho, disciplina. Mas em todas as situações os resultados estão sendo tão positivos, que está valendo a pena.

Vamos nos lembrar também que a sexta-feira é de Vênus e se juntarmos esta energia com a energia da Princesa de Paus teremos um dia alegre, divertido, prazeroso... Por aqui, seremos brindados com um show da Tulipa Ruiz, uma querida, que não nasceu aqui, mas viveu muitos anos por aqui. Estou animadinha, pois nunca tive a chance de assistir um show dela, somente ouvi-la cantando aqui e ali, nas noites sãolourencianas.

Uma sexta lindona pra todos vocês!

A imagem veio daqui

7 de Copas

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Depois de vários dias de Paus e Ouros, hoje suavizamos um pouco a energia da semana com o naipe de Copas. O 7 não é a carta mais querida do Reino das Águas, mas ainda assim tem lá o seu valor, especialmente se chega em um dia em que somos convidados a pensar no que é capaz de nos empoderar.

A quinta é do grande benéfico Júpiter e quem aparece por aqui dá sua contribuição como manifestação de poder ou sorte. O 7 de Copas mostra possibilidades, diversas possibilidades! A questão é: quanto há de sabedoria para se fazer a melhor escolha? Sim, porque a capacidade de fazer boas escolhas faz toda a diferença.

O risco sempre presente quando nos deparamos com este Arcano é permitir que a ilusão e o engano atrapalhem o processo de escolha. Isso costuma acontecer quando permitimos que as emoções atropelem o bom senso.

Por outro lado, o caminho da racionalização não é ideia tão boa assim... A recomendação do tarot aqui é: intuição! 

Creio que podemos deduzir que a chave do poder que Júpiter nos oferece hoje é a intuição, é a capacidade de perceber as entrelinhas, as sutilezas, mesmo quando se tem uma série de caminhos ou possibilidades pela frente. A diferença entre a intuição e o simples palpite é a certeza e precisão com que as informações chegam quando intuímos.

Que a quinta seja poderosamente intuitiva!

A imagem veio daqui