O controle é uma ilusão

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Existem alguns temas que me parecem sempre muito atraentes, provavelmente porque entendo bem deles... eles estão dentro de mim. A ilusão de controle junto com a ansiedade - aliás, elas costumam andar juntas - são dois bons exemplos. Portanto, pessoas controladoras, vamos lá nesta viagem!

Hoje, depois de ter que lidar com algumas várias questões muito simples, pelo menos para a maioria das pessoas, me vi obrigada a correr para meditar, com fone nos ouvidos e uma cápsula de valeriana com passiflora e triptofano pra dentro. Algumas vezes, quando medito, ao invés de ficar somente focada na respiração, costumo buscar uma frase síntese para trabalhar. A frase vem de forma espontânea, como uma resposta da mente para tudo que está acontecendo. Hoje, a frase foi "eu só posso me responsabilizar por minhas próprias palavras e ações". E isto abriu minha mente para um horizonte repleto de significados.

Quando se ouve a expressão "pessoa controladora", tenho certeza, todos pensam em alguém muito autoritário, que adora mandar nos outros, que quer tudo do seu jeito o tempo todo. Mas posso afirmar que isto não é tudo. E foi a frase da minha meditação de hoje que me alertou para isto.

Sou uma pessoa controladora, ansiosa e irritadinha. Mas podem ter certeza de que eu entregaria muito facilmente todo o controle da minha própria vida se eu não me sentisse absolutamente responsável, não somente por minhas próprias palavras e ações, mas pelas palavras e ações das pessoas que estão em volta de mim... e quanto mais próximas, por laço de sangue ou afetividade, maior o peso desta responsabilidade. Eu sou controladora não pelo gosto do controle, mas pelo excesso de responsabilidade (e medo) sobre as consequências das atitudes... inclusive as atitudes dos outros. Por aqui, no Via Tarot, também associamos este movimento ao 10 de Paus, aquela cartinha que fala sobre assumir responsabilidades que não te pertencem! E creio que somente quem sente desta forma tem noção do nível de tortura interior que se vive.

Como - já sabemos - aquilo que sentimos, acabamos atraindo para nossas vidas, a coisa mais comum de acontecer é alguém me procurar para cobrar postura de outras pessoas. A coisa mais fácil de acontecer é que eu sofra retaliações por conta de palavras e ações de pessoas que estão ligadas a mim. Coisa mais corriqueira é alguém vir me perguntar algo que tem a ver com decisões de outras pessoas. A maioria das pessoas reagiria da forma mais óbvia: 'vai perguntar pra ele!" "vai brigar com ela!" "eu não tenho nada a ver com isso!" "larga meu lado" "não enche!" Eu reajo tentando resolver ou responder questões que não têm a ver comigo.

Talvez agora fique fácil entender a razão de ser controladora: se eu vou ter que responder por palavras e ações dos outros, então quero ter o controle das palavras e ações dos outros. Minha tendência é agir deste jeito ao invés de fazer o mais simples e o mais lúcido: simplesmente virar as costas, porque eu só posso me responsabilizar pelo que eu digo e o que eu faço. No dia em que eu conseguir fazer isso, vou tirar um peso imenso das minhas costas e uma quantidade razoável de cortisol do meu sangue. Recomendo a todos que tomem esta providência o mais rápido possível. A partir de hoje me comprometo a começar este aprendizado. Pelo meu próprio bem e de todos com quem convivo.


 

Nenhum comentário: