5 de Copas

sábado, 10 de abril de 2021

Bom dia! :-)

Depois de uma sexta-feira tão firme e forte, o sábado chega meio desanimado. Sim, pois é... o 5 de Copas é um Arcano que sempre traz esta sensação de falta de energia. Algumas pessoas lidam com ele de maneira mais chorosa e melancólica... Eu costumo reagir de forma seca e cínica e vou explicar o porquê.

O 5 de Copas fala da decepção, daquele momento em que você espera que determinada situação siga um rumo e ela segue outro, ou que determinada pessoa aja de uma maneira, mas ela age de outra. Na prática, dá aquela sensação de ser enganado, traído, dá uma mistura de tristeza e raiva, que costuma resultar em mágoa.

E por que a minha forma seca e cínica e lidar com isso? Porque, infelizmente, a vida me mostrou nestes anos todos, que não dá pra esperar coisa alguma dos outros e nem das situações. Tudo que vem de bom eu agradeço e fico feliz! O que vem de ruim, decepcionante, eu dou aquele olhar de desprezo e penso "nossa! É mesmo? Que novidade!"

No momento, por aqui, estou vivendo dois 5 de Copas, ambos em relação ao trabalho. O primeiro tem a ver com o fato da cidade onde moro ter descumprido o decreto da onda roxa do governador e estar sendo pressionada, correndo o risco de ter que pagar multa diária de 100 mil reais se continuar descumprindo o decreto, mas, na prática, estou achando que tudo vai continuar mais ou menos do mesmo jeito. Inclusive nós, funcionários públicos que deveríamos estar em trabalho remoto, provavelmente teremos que continuar indo para o trabalho presencial. Ainda não chegou a notícia oficial, mas provavelmente será isso pelo que tenho lido de comentários nos grupos que participo. O segundo exemplo de 5 de Copas foi o fato de, diante do documento vindo do Tribunal de Contas, que permitiria o reajuste de acordo com o igpm (garantido por lei municipal), o prefeito resolve que não vai dar e pronto. Tirou do chapéu, no início do ano, um reajuste pelo ipca e me parece que ele pensa que já deveríamos ser muito gratos por isso.

O 5 de Copas de hoje, creio, é resultado deste acúmulo de decepções, desgastes, cansaços, desânimos... Hoje, um pouco antes de escrever esta postagem e pensando em tudo que anda acontecendo eu me perguntei "quando é que as coisas vão melhorar?" Não estou falando de mundo perfeito, de viver uma vida sem problemas... Não estou falando de fantasia! Eu estou falando de conseguir viver uma semana sem sobressaltos, sem medo, sem raiva, sem decepção, sem notícias devastadoramente ruins! Quando? Quem me segue aqui há muito tempo sabe que eu sou uma otimista em essência, mas nesses tempos têm sido mais difícil ser eu mesma. Espero que amanhã o sol volte a brilhar pra mim, pra você, para todos.

Que o sábado seja de superação das decepções!

A imagem veio daqui
 

Nenhum comentário: