A Justiça

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Bom dia! :-)

Mais uma virada de ciclo e - adoro estas curiosidades - saindo de um Arcano tão surpreendente e inusitado, como o Louco, para outro absolutamente rígido, ponderado, ajuizado como a Justiça.

Entre um e outro, prefiro o meio do caminho! É fato que precisamos ir aos extremos para encontrar o equilíbrio e a existência de Arcanos como esses mostra bem isso: um pouco de loucura e um pouco de rigidez para alcançar o bom senso.

A Justiça fala de algo muito mais profundo do que o conceito que temos, nós humanos, sobre o que é justo. Neste Arcano temos uma pitada de transcendência, porque estamos falando de uma Justiça Divina e não na nossa reduzida capacidade de julgamento. Aqui também temos o conceito de destino, causa e consequência. E eu também gosto muito desta comparação entre justiça X igualdade, pois a justiça nem sempre quer dizer direitos e deveres iguais para todos.

Quando pensamos que estamos numa segunda-feira, dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade, também sinto uma conexão muito forte com seres espirituais associados à justiça. Por isto temos Maat, a deusa egípcia da justiça, mas também podemos pensar em Xangô, Themis, Dharmaraja, Tyrr... E é sempre importante lembrar que quando pedimos justiça é bom ter humildade, pois nunca temos certeza de que estamos 100% corretos em nossa postura.

Que a segunda seja justa!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: