2 de Espadas

terça-feira, 27 de abril de 2021

Bom dia! :-)

Olha que eu não tinha pensado nisto até respirar fundo para iniciar esta postagem, olhando para a imagem escolhida: continuamos lidando com o fio da lâmina... Ontem, com a Justiça e hoje com o 2 de Espadas. Vamos, então, aproveitar para falar sobre a simbologia da espada, que tanto descreve o naipe do reino do Ar quanto dá uma dica aqui e outra lá quando o assunto é o Arcano Maior da Justiça.

O símbolo mais óbvio da Espada fala de batalha, luta, disputa, pois trata-se de uma arma que pode ser usada para vencer uma guerra. Esta guerra também pode ser travada a partir do conhecimento, da inteligência, através das palavras, duas pessoas podem argumentar até que uma saia vencedora. A espada pode ser a própria palavra dita. A espada também pode ser a divisora de águas, riscar e demarcar o começo ou o fim de algo, o limite que separa dois campos, também pode apontar a direção e definir o que é, cortando e eliminando o que não é. Portanto, a espada também pode ser o veredicto, o julgamento, a justiça feita ou o crime que precisa ser julgado.

Quando olhamos para o 2 de Espadas, temos como imagem, normalmente, uma mulher vendada com uma espada em cada mão. Ela não consegue enxergar o que tem pela frente, mas parece manusear muito bem das duas armas. Está claro que ela está preparada para a luta, apesar de não conseguir enxergar o seu entorno e, portanto, o seu adversário/inimigo.

Diante disso, temos as duas mais tradicionais interpretações do 2 de Espadas: 1) a necessidade do bom combate, através das palavras, a boa argumentação, o diálogo ponderado 2) a necessidade de adiar um pouco uma decisão importante porque, no momento, ainda não sabemos de informações que seriam fundamentais para que a decisão mais sábia seja tomada.

Levando-se em conta que a terça-feira é o dia da semana regido por Marte, um dia de embates e decisões, imaginem só qual o melhor conselho: 1) procure o caminho do diálogo e não da briga 2) por favor, não decida por impulso, respire fundo e aguarde novas informações.

Que a terça seja de lucidez!

A imagem veio daqui 

Nenhum comentário: