O tarot na prática

terça-feira, 24 de maio de 2016

Muitas vezes, vejo pessoas tendo uma ideia um pouco distorcida do que é o tarot e como uma consulta pode fazer toda a diferença para lidar com as questões que surgem pelo caminho. Em outras situações, vejo várias dúvidas surgindo em relação a jogos muitos positivos em um período difícil ou, ao contrário, um jogo mais complexo quando tudo parece ir muito bem. Então resolvi fazer este artigo, baseado em fatos reais da minha vida, para esclarecer todos estes pontos de interrogação.

O Arcano de hoje, do Via Tarot, foi o Sol. Um Arcano Maior extremamente positivo, que fala de esclarecimentos, caminhos abertos para realizações, benefícios, alegrias, dose extra de energia vital que nos dá forças para lidar com situações especiais. Diante de tudo isso, a lógica habitual indicaria um dia tranquilo, com tudo fluindo muito bem, sem problemas, sem conflitos.

Meu dia, de fato, começou assim. Uma reunião, logo pela manhã, me fez encontrar com pessoas queridas para resolvermos os últimos detalhes do evento do feriadão, onde vamos fazer palestras e consultas. Aproveitamos para nos reunir no Parque das Águas, local onde vai acontecer o evento, e emendamos em conversas e pegamos um sol delicioso, que em dias frios é uma verdadeira bênção.

No entanto, ao chegar no trabalho, a sensação foi de nuvens encobrindo o Sol e tornando tudo mais complicado. O sistema que usamos para lançar os dados da escola está sendo preparado para a migração de informações para o Censo Escolar. Há duas semanas, fomos alertados para sanar as pendências ainda existentes e de lá pra cá, eu e meu colega de secretaria já fizemos três correções, que não são registradas no sistema e voltam a acusar erros. A listagem com os nomes de crianças que possuem Bolsa Família chegou só ontem, a listagem com os nomes das crianças que usam transporte público vão chegar só amanhã de manhã e hoje fiquei sabendo que precisamos estar com todas novas informações atualizadas no sistema até amanhã às 18h. Eu diria que se isso não é impossível é, ao menos, improvável pelo volume de trabalho. O resultado em termos práticos foi trazer serviço da escola para fazer em casa.

Não bastando isso, tivemos diversos telefonemas da Secretaria Municipal de Educação para informar novos problemas, novas pendências... Como ontem foi um dia complicado também, de entrega de boletins, acabamos esquecendo de enviar o pedido de material mensal e com isso tive que incluir esta tarefa na agenda do dia. Outras tarefas inesperadas (e urgentes) surgiram no decorrer do dia, culminando a sucessão de problemas com um aluno levando um tombo feio e a necessidade de chamar um carro do SAMU para levá-lo ao hospital.

Uma pessoa leiga olharia para tudo isso e diria: o Arcano do Dia está errado. Mas meus 25 anos de experiência com o tarot dizem que não... Nada está errado! E vou explicar porque.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tarot não é um instrumento para adivinhar o futuro (ou o presente). O tarot é como uma luz no caminho, para que possamos nos guiar na direção correta da melhor forma possível. O maior valor de uma consulta de tarot está em percebermos o que antes não enxergávamos ou não tínhamos consciência, as possibilidades de agir da melhor forma para obter os melhores resultados, o alerta para superarmos nossas limitações pessoais e as limitações do que nos cerca. Eventualmente, falamos coisas extremamente precisas sobre o que já aconteceu, acontece ou acontecerá? Sim! Isso é até frequente! No entanto, saber de algo não quer dizer, necessariamente eliminar problemas. Por isso que falar que o jogo está bom ou desafiador (eu mesma uso estas expressões às vezes) é extremamente relativo.

Saber que o Arcano do Dia é o Sol me fez: 1) não faltar a uma reunião que poderia esclarecer dúvidas e abrir caminhos 2) Aproveitar o momento de encontrar com pessoas, estar em contato com a natureza e pegar sol, com a consciência dos benefícios físicos e energéticos que isso poderia me proporcionar 3) ao invés de me aborrecer com a quantidade de telefonemas vindos da Secretaria de Educação, olhar para essa situação como uma oportunidade de esclarecer dúvidas 4) ao invés de reclamar por trazer serviço pra casa, agradecer por saber disso hoje, porque se só soubesse disso amanhã não teria solução para cumprir com o prazo proposto 5) confiar que apesar do acidente com o aluno, a possibilidade de não ser nada tão grave é maior, especialmente porque agimos o mais rapidamente que foi possível.

O Sol não garatiu um dia sem problemas e desafios, garantiu uma visão clara de como agir e a força para fazer tudo que deveria ser feito. O tarot não é um juiz que bate o martelo e nos apresenta uma fatalidade, ele é o guia que nos conduz pelos melhores caminhos, desde que sejamos capazes de assumir posturas e atitudes, responsabilidade sobre nosso próprio destino. A decisão sempre será nossa e o tarot um mapa para que saibamos, exatamente, onde estamos e para onde vamos. E eu agradeço todos os dias por ter acesso a este sistema de autoconhecimento que me ajuda a ser uma pessoa melhor.

Nenhum comentário: