A Sacerdotisa

sábado, 13 de novembro de 2021

Bom dia! :-)

Mudamos de ciclo novamente, mas não saímos muito da energia de ontem, a harmonia da Temperança. Hoje, demos um passo a mais na direção da espiritualidade e da interiorização. Por conta disso, me deu vontade de conversar um pouco sobre espiritualidade... o conceito em si e tudo que envolve este aprofundamento.

Lembro de uma época em que a grande dificuldade era separar o que era religiosidade e o que era espiritualidade. Naquela época isso era difícil, pois havia um tipo de regra geral que dizia que somente as pessoas religiosas, que abraçavam alguma religião bem definida, tinham acesso ao aspecto espiritual da vida, os demais eram "materialistas".

Hoje, creio, a situação está um pouco mais complexa, pois vemos pessoas que se dizem espiritualistas, mas que não se comportam como tal. Será mesmo? Vamos analisar... Ser espiritualista quer dizer apenas que a pessoa não crê que tudo se resuma a este mundo da matéria, com suas próprias regras. Esta pessoa acredita que existe algo a mais, invisível aos olhos. Mas - analisem comigo - isto quer dizer que este "algo" invisível ao qual a pessoa está conectada é, necessariamente, bom, generoso, gentil, solidário? Não.

Demorei a perceber esta sutileza e por isto eu me assustei tanto quando vi pessoas, supostamente espiritualizadas, tendo falas e comportamentos que mais se aproximavam de Adolf Hitler do que de Mahatma Gandhi. Sim, pessoas espiritualizadas defendendo teorias, pessoas e situações absolutamente bizarras, que estão conectadas com preconceito, violência (inclusive física), falta de humanidade, de generosidade e de empatia... E para perceber isso muito facilmente basta lembrar dos ensinamentos de Jesus Cristo, que não foi o único, mas provavelmente é o mais conhecido mestre do mundo ocidental: como ele agia? O que ele defendia? E não estou falando da religião (católica ou evangélica), porque a instituição já começa a desviar os ensinamentos para onde lhe é confortável... Estou falando da fala de Jesus lida no Novo Testamento (pra quem acredita neste livro, claro). Eu sempre gostei da figura - real ou fictícia, não importa - de Jesus Cristo! Ele é um revolucionário! Defende os pobres dos poderosos, diz que os ricos dificilmente acessam a sutileza do Espírito, chama os religiosos de hipócritas. Se fosse hoje em dia, provavelmente, seria chamado de baderneiro comunista. Mas eu acho que ele é "o cara"!

Então, volto à pergunta original: o que é espiritualidade? E como que através do arquétipo da Sacerdotisa alcançamos a espiritualidade em seu nível mais refinado? Eu diria que você está conectado com a espiritualidade quando está totalmente envolvido no Amor (assim, com A maiúsculo), quando a sua energia emana luz, sabedoria... quando você olha em volta e percebe que este mundo está seguindo um caminho bem estranho, em que uns podem tudo e massacram os que não podem nada e que, às vezes, os que não podem nada, de uma forma incompreensível, preferem a posição de servo, acreditando que um dia terão servos também, do que a posição de quem luta por liberdade para todos. Você, certamente, está mais espiritualizado quando defende algo que não vai te beneficiar em nada, mas que pode fazer toda a diferença para outras pessoas. E a Sacerdotisa afirma que você só alcançará este nível de maturidade espiritual quando conseguir ouvir a resposta da Divindade em seu silêncio interior.

O dia de hoje é muito especial para mim, não somente pela presença da Sacerdotisa, mas também pelo fato de que é o aniversário do meu amado consorte. E talvez ele não tenha entendido a presença da Sacerdotisa no seu dia, mas eu entendi... Poucas pessoas que eu conheço trazem dentro de si uma sabedoria espiritual tão profunda quanto ele, no entanto, a sua revolta com a humanidade faz com que ele esteja, normalmente, mais na frequência do guerreiro do que do sacerdote. Sempre que ele permite que a calmaria se instale e que ele abraça a sua missão neste mundo, é capaz de apaziguar a mais atormentada das almas. Mas quando observa o comportamento humano com todas as suas incongruências, não consegue segurar o impulso de distribuir xingamentos por todo canto! rs  E apesar de entender e dar toda razão a todos estes xingamentos, eu continuo olhando através do mar dos seus olhos com a certeza de que ali habita um ser de uma luz imensa e a felicidade de compartilhar minha vida com ele. Parabéns, meu amor! Vida longa e abençoada pra você!

Que o sábado seja profundo!


Nenhum comentário: