4 de Copas

domingo, 26 de maio de 2019

Bom dia! :-)

Antes de começar a falar sobre o 4 de Copas, gostaria de contar sobre a minha experiência de 10 de Ouros de ontem. Participei de um evento chamado Festival Escola e Democracia, que por acaso aconteceu na escola onde eu trabalho, e que serviu, dentre outras coisas, para renovar minha esperança na vida, no Brasil e em mim mesma. Pude ver o trabalho que vem sendo desenvolvido com crianças e jovens em outras cidades, pude ver a arte e a cultura sendo tratadas com respeito e o que eu chamaria de "polos do pensar" mostrando para que servem. Lembrei dos meus tempos de faculdade em que debatíamos os pensadores e sabíamos que mais importante que as respostas eram as perguntas. E confesso que tudo isto deixou claro pra mim que me desviei de um caminho, quando saí do Rio e vim morar em São Lourenço, que é o meu caminho do coração... a carreira acadêmica. Este ano estou comprometida em tempo e dinheiro com outras coisas, inclusive a pós graduação (que pra mim não conta, inclusive porque é um curso à distância), mas para o ano que vem vou procurar ou uma pós presencial ou um mestrado (e sabe Deus como vou fazê-lo, mas eu vou tentar). Percebi também que em um certo momento da minha vida e talvez por uma questão de pirraça, larguei o meu lado pensador, escritor, intelectual e me atirei na vida prática... Acho que está na hora de resgatar isso.

Pois bem, pode parecer que não, mas tudo que acabei de escrever também tem a ver com o 4 de Copas, já que é uma reflexão emocional sobre minhas necessidades pessoais, ou seja, o que eu amo de verdade, sem levar em conta o que seria mais lógico ou o que os outros acham. Sempre que olhamos para o nosso coração e encontramos eco, respostas, caminhos, estamos vivenciando o 4 de Copas. Toda vez que viramos as costas para o que a sociedade espera de nós ou o que a lógica e a razão pedem, estamos exercendo o nosso direito expresso no 4 de Copas.

O 4 de Copas, especialmente em um domingo, dia da semana regido pelo Sol que pede este olhar para o Eu, é raio, estrela e luar...rs Ele nos convida a olhar para o espelho e, tal qual nosso amado Lúcifer Morningstar, perguntar: "qual o seu desejo mais profundo?" Porque precisamos dar voz ao nosso coração! Porque não podemos viver uma vida inteira agindo somente de acordo com a razão ou para suprir necessidades básicas. Nós, seres humanos, não somos básicos, somos complexos e precisamos assumir isso.

Que o domingo seja dia de perceber e abraçar aquilo que amamos de fato.

A imagem veio daqui


Nenhum comentário: