Por que os amores impossíveis parecem mais atraentes?

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Já há alguns anos eu recomendo para minhas clientes um filme chamado "Ele não está tão a fim de você". Quem já assistiu, sabe exatamente a razão da recomendação: ele é o choque de realidade que toda mulher precisa! Mas, hoje cedo, dei mais um passo no entendimento deste processo que envolve não somente as mulheres (apesar de que elas parecem cair mais neste truque), mas também os homens. E caso esta minha teoria virasse filme também, o nome seria "Por que as pessoas que não ligam pra mim parecem tão mais atraentes?"

Minha posição para elaborar este texto é a mais confortável possível, a posição de quem observa de fora este tipo de situação acontecer. Não sei se por conta da autoestima leonina ou da preguiça da lua em touro, mas eu sempre me interessei por pessoas que também se interessavam por mim. É claro que também havia um tanto de pensamento lógico nisto tudo, saber que não se pode amar por dois! Para que uma relação aconteça ambos devem se amar e se dispor a fazer a relação acontecer de forma saudável e harmoniosa. Isto sempre me deixou longe de cafajestes, por exemplo... O que não quer dizer que me poupou das dores de amor, mas isto já é uma outra história!

Nestes 20 e tantos anos trabalhando com consultas e mais outros bons anos sendo confidente e conselheira amorosa das amigas de escola e faculdade, percebi algo de forma muito clara: quanto mais difícil, inacessível, imprevisível é alguém, mais esta pessoa se torna desejável... pelo menos para uma quantidade significativa de homens e mulheres. Então, aquele cara gente boa, apaixonado, gentil, preocupado, para a maioria das mulheres é um chato sem "pegada". E a mulher amiga, divertida, compreensiva, amorosa, é uma boba, uma mulher nada sedutora.

Existe a velha teoria do "homem caçador", aquele que só se interessa pela mulher enquanto não toma posse dela, enquanto ela parece um desafio. Apesar de isto ser apenas uma teoria e, como tal, pode ser questionada, a pergunta que não quer calar é: o que justifica esta mesma situação para as mulheres? O que motiva a mulher a querer o homem que não é acessível, quando existem tantos outros disponíveis? Será a repetição moderna do mito do príncipe encantado? O que faz com que algumas mulheres considerem que um homem gente boa é um homem sem charme?

São tantas perguntas... Mas creio que a pergunta mais importante, em função de possíveis respostas, seja: o que faz com que uma mulher queira tão intensamente um homem que não lhe quer? Ou que insista em uma relação em que parece que o homem está fazendo um favor de estar com ela? Não consigo pensar em outra alternativa que não seja uma autoestima baixa, que precisa ser revisada, questionada... Que precisa de um olhar para o passado, para descobrir suas referências de amor, referências comportamentais masculinas, sua visão de si mesma como alguém que merece ser amada pelo que é, exatamente do jeito que é (e isto já abre outras mil questões, como o não se sentir na obrigação de ter uma imagem desejável em termos de corpo e de forma de se vestir)

Amores impossíveis parecem mais atraentes porque muitas pessoas ainda seguem o conceito do amor romântico, no pior dos sentidos. É como se o melhor amor fosse aquele que não se vive e, portanto, não corremos o risco da decepção. Ou, ainda, o amor idealizado e que não vem para a realidade concreta não dá trabalho. Porque, sim, amar é algo espontâneo, mas o relacionamento afetivo dá trabalho... Ô, como dá! Pela mesma razão que as democracias são mais conturbadas e confusas que as ditaduras: porque existe o livre arbítrio e ambas as partes querem seus direitos respeitados.

Então, da próxima vez que você começar a se sentir atraído ou atraída por alguém que parece tão (perfeitamente) distante e impossível, lembre-se: isto é ilusão! E um pouco de masoquismo também! Porque o amor pode e deve ser real e para isto ele deve te procurar tanto quanto você procura por ele.


Nenhum comentário: