9 de Paus

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Bom dia! :-)

Hoje, vamos todos para o cantinho da disciplina, ok? rs Já estou com a mãozinha levantada aqui, porque esta carta está me cutucando de uma forma especial. Neste mês de agosto, estou trabalhando sozinha na secretaria da escola. Meu companheiro de trabalho está de férias e a Secretaria de Educação mantém a sua postura de não arrumar um substituto quando alguém sai de férias. Isto quer dizer que estou trabalhando em dobro. Levando-se em conta que já trabalho bastante normalmente, creio que vocês possam imaginar o que isso representa. Por outro lado, desde quarta-feira estamos emendando um feriadão municipal, isso explica as postagens entrando por aqui mais tarde, um certo atraso em algumas respostas de consultas e no andamento geral das coisas que faço. A necessidade de dormir mais e descansar mais está superando qualquer traço da minha tradicional auto cobrança. Questão de necessidade mesmo.

Mas hoje acordei diferente! Com mais energia e cheia de vontade de colocar as coisas em ordem, fazer a última resposta pendente das consultas, fazer um lote de alquimias e escrever (artigos, apostilas e afins). Quando fui olhar na agenda qual o Arcano de hoje entendi tudo! Cá está o 9 de Paus, a cartinha da disciplina.

Como costumo dizer sempre, "só a disciplina salva!" Demorei muito para entender isso e demorei um outro tanto para assimilar mais profundamente esta verdade e transformá-la em ação. No entanto, com o passar dos anos, também entendi que é preciso equilibrar a disciplina com o prazer, ou agir com disciplina e prazer ao mesmo tempo. Para a maior parte das pessoas isso é praticamente impossível! Tudo que exige disciplina parece ter um gosto amargo, daquele que a gente tem que engolir rapidamente para não sofrer muito. Mas não se enganem... A disciplina pode ser vivenciada de maneira tranquila e prazerosa, aliás, creio que esta seja a verdadeira disciplina, o resto é puro adestramento.

Ter disciplina é ter a capacidade de enxergar com clareza uma ordem de prioridade para atender a realização pessoal e não para cumprir obrigações sem sentido impostas pela sociedade ou algo assim. Ter disciplina não é agir mecanicamente, mas estar 100% presente em cada ato. Ter disciplina é saber que o nosso maior bem é o aqui e agora, não importa se algo deveria ter sido feito ontem ou pode ser deixado para amanhã, é no agora que temos o poder de ação. E, portanto, ter disciplina é utilizar muito bem a nossa energia, sem desperdício, e quem faz isso tem poder pessoal.

No momento em que compreendemos tudo isso de uma forma clara e profunda, mudando nossas atitudes, estamos dando o primeiro passo em direção à aquisição de poder pessoal, que é o que nos permite transformar nossa atuação no mundo. Deixamos de ser gado, escravos do sistema, manipulados... E não importa se ainda temos contas a pagar, emprego para bater ponto, compromissos dos mais variados tipos, estamos bem mais próximos da liberdade e do estado de consciência pleno para fazer escolhas significativas.

Depois de todo este papo sério, vale lembrar que estamos em uma sexta-feira regida por Vênus e que nossa disciplina deve estar envolvida por um sentimento amoroso de gratidão por este processo de assumir o poder sobre nós mesmos e sobre nossas vidas. Também é bom despertar para o fato de que a beleza e a harmonia podem transformar a disciplina em arte. E fazer de si e da própria vida uma obra de arte também é poder.

Que a sexta-feira seja poderosa!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: