A Temperança

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bom dia! :-)

Mais um Arcano Maior, prometendo para esta semana fortes emoções...rs Desde que tirei todas as cartas da semana, no domingo, eu imaginei que teríamos uma semana bem "mexida" levando-se em conta o acúmulo da energia de Arcanos Maiores que já vem desde a semana passada. Por aqui as coisas estão indo muito bem, espero que por aí também! ;-)

Vamos falar desta lindoca queridíssima!

Já contei para vocês aqui a minha ligação com este Arcano, mas vale a pena ler de novo...rs Quando comecei a estudar tarot, não gostei nem um pouquinho do aspecto calmaria da Temperança. Me irritava por demais ouvir aquela vozinha da consciência me falar "caaaalma" cada vez que o Arcano 14 aparecia em um jogo. Mas, com o tempo, fui percebendo que esta carta é muito mais do que isso, na verdade, creio que seja uma das cartas mais herméticas do tarot.

Junto a isso, em situações diferentes, pessoas foram me associando a este Arcano, inclusive fizeram uma montagem com a minha imagem e a imagem da Temperança. Achava graça de ver pessoas me associando a uma carta tão tranquila e equilibrada, sendo que eu mesma nunca me vi dessa maneira. Mas se tantas pessoas viam isso, de alguma forma isso deve ser real.

Pois bem... Mais uma sincronidade! A Temperança está muito associada à alquimia, especialmente a alquimia interior, mas também a alquimia que enlaça um homem e uma mulher, a alquimia que mistura ingredientes em um laboratório. E a prova disso está nesta imagem que eu encontrei - e me apaixonei - que mostra uma alquimista diante de um caldeirão bááárbaro e um arco-íris ao fundo... Olha, só quem compartilha a vida comigo pode ter a exata noção do que esta carta representa para mim neste momento. Sócio... Demais, né?

Hoje, temos a energia de transformações, transmutações e - diria - evoluções.

O que vamos misturar? O que vamos unir, separar, rejuntar? O que antes era uma coisa e depois passou a ser outra? O que é preciso mudar, manter, transcender?

Pensando nisso tudo, o tema para reflexão, levando em conta a regência de Mercúrio do dia de hoje é: como a minha palavra pode ser transformadora e apaziguadora?

Com isso em mente, creio que poderemos obter poções alquímicas primorosas!

Aproveito para compartilhar com vocês um achado muito bacana! Um livro sobre alquimia feito por um brasileiro... Não li ainda, dei só uma olhadela geral e me parece que ele explica tudo de forma bem simples e didática, coisa rara de se ver quando o assunto é alquimia...rs Para quem tiver curiosidade é só clicar AQUI

Ótima quarta para todos! :-)

A imagem veio daqui

4 comentários:

Fernando Augusto disse...

Bom dia, Via!

Podemos usar como palavra chave da Temperança a palavra harmonia. Harmonia é o equilíbrio dos contrários. Um símbolo poderoso da tradição oriental que reflete a Temperança é o Tao, com a combinação do yin e do yang.

Se olharmos as cartas desta semana veremos isto, veremos um anúncio da Temperança no domingo com o 2 de copas, justamente os instrumentos da Temperança para realizar o encontro alquímico. Veremos duas cartas rápidas e expansivas no Cavaleiro de Paus e no Imperador. Então a energia masculina destas cartas encontram o seu pólo oposto e complementar.

1 + 1 em alquimia é 2 que é 3, pois a junção de duas energias gera um substância que carrega características de seus pais mas também traz em si algo novo.

Este algo novo representa para nós uma novidade nos diversos planos de existência e esta novidade implica numa evolução gradual, suave que para alcançar o ponto necessário de transmutação alquímica precisa lidar com possíveis impurezas ou aspectos sombrios (arcano 15), calcinando-os no fogo alquímico.

O que dentro de mim precisaneste momento ser transformado para que eu possa lograr um avanço total em minha vida?

Que Deus possa nos iluminar neste sentido.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Claudia Halley disse...

Achei linda essa imagem da temperança também!

Flávia Miranda disse...

Linda imagem da Carta! Linda presença da Temperança no dia de hoje!
Adoro as questões que são feitas a partir das cartas do Tarot, que sempre visam trabalhar as questões em nós mesmos. Assumir responsabilidades de ação, consequência, vibração.
F.A disse "O que dentro de mim precisa, neste momento, ser transformado para que eu possa lograr um avanço total em minha vida?"
Auto confiança?
Que a alquimia seja da evolução.
Sou grata!

Cátia disse...

Hoje bem pela manhã plantei no papel as sementes das minhas intenções da Lua Nova em Aires! :)
K_line