O Julgamento

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Já postei esta imagem por aqui em outras vezes... É muito linda! E, sempre que olho pra ela, tenho o impulso de gritar "despertem! despertem!", porque este é um comando maravilhoso, a não ser, claro, às 7h da manhã de um domingo...rs

Nesta vida corrida que levamos, creio que em poucos momentos estamos realmente despertos. Funcionamos muito mais no "piloto automático" fazendo coisas repetidas ou coisas diferentes de uma mesma forma. E isso tem muito a ver com o tempo e sobre isso fiz uma postagem no Facebook, que reproduzo aqui para vocês:

"Várias correntes espirituais e filosóficas recomendam a prática da presença no aqui agora. Há quase 10 anos eu já dizia que quem vive no passado tende à depressão e quem vive no futuro tende à ansiedade. Hoje, a frase é dita por aí por várias pessoas e espero que esta consciência se amplie mesmo. Sempre fui da turma que vive no futuro, o que explica minha tendência ansiosa.

Então, sei o que se deve fazer, mas entendo que pode ser desafiador para quem não tem o foco no presente naturalmente. Existem respostas prontas da nossa mente predadora sempre que tentamos ficar no presente. Os nostálgicos da depressão dizem que estamos renegando nosso passado, esquecendo de quem já se foi, sendo ingratos por tudo que já vivemos de bom e tentando negar tudo que vivemos de ruim. Os controladores ansiosos vão dizer que é uma irresponsabilidade não pensar no futuro, que viver no presente é não planejar e sem planejamento nada funciona, que quem vive no presente é inconsequente... Vejam como a mente predadora é espertinha! A questão é: só existe o presente! O passado e o futuro são construções mentais. Portanto, se vc quer viver, esteja no presente!"

Despertar é estar plenamente consciente no aqui e agora. E minha experiência me ensinou que normalmente quando estamos muito presos na mente, nos pensamentos, não estamos no tempo presente. Por outro lado, quando estamos desenvolvendo atividades físicas, o foco de atenção se desloca para o corpo e então estamos aqui e agora. Basta lembrar da sensação que se tem ao fazer uma aula de yoga, mergulhar no mar, dançar, subir uma montanha ou (para os mais assanhadinhos...rs) fazer sexo apaixonadamente ;-)

O ser humano dos tempos atuais está muito mental, muito virtual também e está perdendo esta experiência fantástica que é viver a vida no momento presente. Vamos aproveitar o Julgamento para despertar nesta quarta-feira de Mercúrio, porque a melhor comunicação que podemos imaginar é o toque de uma trombeta que nos faça piscar os olhos e perceber que estamos aqui... vivos... e só isso já é bom demais!

Ótima quarta para todos nós!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: