A Temperança

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Bom dia! :-)

Ela voltou... Talvez para nos mostrar que é preciso mais harmonia ou paciência, talvez para provar que alcançamos tudo isso, anteriormente, e ainda podemos desfrutar desses benefícios. Isso me lembra o famoso meme "prefiro ser feliz do que ter razão"...rs

A vida que vivemos é a vida que criamos... E muitas vezes os problemas não são resultantes dos fatos ou situações que nos cercam, mas da maneira como sentimos e pensamos tudo isso.

Outro dia, em meio ao debate contemporâneo das "bolhas", percebi de forma clara como a visão do mundo pode ser totalmente alterada de acordo com a "bolha" em que cada um está. Compreender isso reduz bastante possíveis conflitos. Aquele momento em que você afirma, por exemplo, "os homens são assim!" e sua amiga responde "não os que eu conheço" ou que vem à tona o desabafo "não se pode mais confiar nas pessoas" e você argumenta "só tenho tido provas de amizade e lealdade". Parece ficção científica, mas são só bolhas...rs

De alguma forma estranha e misteriosa, pessoas, situações, sentimentos, pensamentos são separados por similaridade. Algumas vezes, nem entram em contato com o diferente, o que dá a impressão de que só existe uma realidade. Outras vezes, conhecemos ou nos relacionamos com alguém que nos pergunta (ou nós perguntamos para a pessoa) "em que mundo você vive? Isso não acontece assim!" Não existe o certo e o errado, mas apenas a vida em "bolhas" diferentes, que em determinado momento se chocam e formam um conjunto de interseção (conseguiram visualizar?).

Pode ser bem desafiador conseguir viver, hoje em dia, em uma bolha de Temperança. Eu passo a maior parte dos meus dias em uma, mas podem apostar que não é algo aleatório, mas o resultado de escolhas e reflexões que faço a cada minuto. Há tempos percebi que a visão que temos da vida que vivemos é questão de escolha, só que nem sempre isso acontece de forma consciente. Neste momento, por exemplo, posso pensar que, mais uma vez, demorei a fazer a postagem, que o período da manhã passa muito rápido, já são 10h e tenho que correr e resolver muitas coisas antes de ir pro trabalho, e - que saco! - tenho que ter um trabalho fixo, cumprir horários e fazer coisas meio chatas pra poder pagar minhas contas. Mas eu também posso olhar pela janela do quarto, admirar um céu azul e perceber que o ar fresco do outono já está por aqui e o sol toca as folhas das árvores do quintal de uma forma muito bela, posso ouvir os pássaros cantando, posso agradecer o fato de ter as manhãs livres para cuidar da casa e lembrar que hoje é sexta-feira e meu namorado já avisou que selecionou filmes ótimos para assistirmos de noite. Tudo que falei é o que acontece na prática, mas caberá a mim prestar mais atenção em um ou outro aspecto, até o ponto em que um aspecto se firma (e multiplica) e o outro vai se desfazendo no ar e não tem mais tanta importância.

A Temperança está aqui para nos perguntar: qual caminho você vai seguir? Onde vai fixar a sua visão? O que vai valorizar mais? A realidade é uma construção! Construa a sua da melhor forma possível.

Que a sexta seja de pura harmonia!

A imagem veio daqui


Nenhum comentário: