O Enforcado

terça-feira, 7 de julho de 2015

Bom dia! :-)

Mudança de ciclo! Vocês acham estranho que eu esteja feliz? Creio que hoje vamos falar muito sobre as várias maneiras de se analisar um Arcano. Mas isso não se restringe aos Arcanos, devemos sempre analisar as várias faces de tudo que nos acontece.

Desde que comecei a praticar yoga, o Enforcado ganhou um novo significado na minha vida. Olho pra ele e vejo uma posição invertida, vejo uma nova forma de olhar o mundo, vejo uma posição que, reza a lenda, é boa para a longevidade. Viajando um pouquinho, dá pra dizer que quando olhamos o mundo sob um novo ângulo, temos a possibilidade de olhar a nós mesmos de uma outra maneira.

Esta imagem, em especial, mostra linhas luminosas de energia pelo corpo e uma nítida abertura no chackra coronal. Tudo isso também tem conexão com duas outras imagens: o bebê dentro da barriga da mãe, pronto para nascer e a conexão com o que chamamos de Cristo Cósmico, ou a Consciência Crística, que pode despertar em nós.

Nas duas situações citadas, temos um tipo de nascimento: o nascimento para a vida material ou o nascimento para a vida espiritual.

Mas e se pensarmos no Enforcado de uma maneira mais concreta? Bem, costumo dizer que uma pessoa assume o arquétipo do Enforcado quando ela se propõe a abrir mão de determinadas vantagens, prazeres ou benefícios... É o chamado sacrifício, que pode ser sacro-ofício (aí fica bacana). O problema é que poucas pessoas fazem isso com consciência e o resultado é o mimimi..rs Faz o sacrifício e depois fica reclamando por tudo que abriu mão. O ser humano é tão paradoxal! rs

Como hoje estamos em uma terça-feira de Marte, muito agitada e ativa, energia que não combina muito com o Enforcado, nosso maior desafio será administrar os dois extremos. Se estamos dispostos a resolver alguma questão e a coisa não andar, o melhor caminho é respirar profundamente e deixar a ansiedade de lado. Por outro lado, se estivermos na energia zen do Enforcado, mas a vida nos convocar para resolver um desafio ou para tomar uma atitude ousada... por que não?

Viver em equilíbrio é sempre desafiador. Como costumo dizer, viver entre o ande e o pare, entre o faça e o não faça. Mundinho binário sem vergonha esse...rs E o Enforcado, ao mesmo tempo, fala da transcendência da matéria e da sensação de prisão que, às vezes, temos vivendo no planetinha azul. Sem dúvida, esta é uma carta espiritual... Mas também é a representação do humano restrito pela matéria.

Minha dica? Todo mundo de pernas pro ar! rs Ou fazendo um cafuné no planeta, como diz um querido... Vamos?

Ótima terça-feira para todos nós!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: