4 de Copas

domingo, 8 de abril de 2018

Bom dia! :-)

Antes de falar sobre o Arcano de hoje, vou compartilhar com vocês um pouco das minhas percepções nos últimos dias. Além da virose que me atropelou na sexta e do mau jeito que, ontem, o namorado arrumou nas costas, basta um  pouquinho de silêncio interior e afastamento para perceber que tem algo estranho vibrando no ar. Já existe uma guerra acontecendo, infelizmente, uma guerra que, ao contrário do que muitos possam pensar, não envolve a direita e a esquerda, não envolve ideologia política. A guerra que está acontecendo tem, de um lado, um grupo pequeno mas extremamente poderoso e, de outro, a esmagadora maioria dos brasileiros. Esta guerra não é nova, ela é antiga, muito antiga. Só que de tempos em tempos ela se mostra. E as pessoas respondem com uma vibração absurdamente agressiva. Cria-se um clima de hostilidade, um clima pesado, tenso e ao mesmo tempo confuso. Algumas pessoas acreditam saber quem é o seu inimigo, mas raramente sabem. E essa afirmação se encaixa em vários contextos, acreditem!

Apesar da minha natural tendência mais impulsiva, olho para este 4 de Copas como uma resposta do Universo para a situação atual. E a resposta, o caminho a se seguir para sair deste clima de guerra é: busque o equilíbrio emocional... Não se vive em festa o tempo todo, mas também não é preciso viver em conflito o tempo todo. Equilibrar, ponderar, temperar (se pensarmos bem, o 4 de Copas é uma versão da Temperança nos Arcanos Menores) são escolhas necessárias na busca pela paz interior ou o que podemos chamar de saúde global (incluindo as partes: física, emocional, mental, espiritual).

A grande proposta deste domingo, com regência planetária do Sol, é olhar para dentro de si e encontrar o equilíbrio, a ponderação (que andam tão raros por aí). Confesso que ainda me assusto quando vejo pessoas que conheço, no "mundo real", falando e escrevendo coisas com um tal nível de agressividade e falta de bom senso, que não parecem ser aquelas pessoas que eu conheço. Isto me leva a crer que 1) ou, na verdade, não conhecemos alguém tão bem assim 2) ou estamos em um momento de histeria coletiva e as pessoas não percebem o que falam ou fazem com clareza. As duas possibilidades são preocupantes.

O 4 de Copas chega como sábio conselheiro. Não importa de que lado você queira ficar nestas discussões, use o princípio básico de todo caminho religioso e espiritual: trate os outros como gostaria de ser tratado... Dê aos outros o que você gostaria de receber... Exercite a empatia ou aceite que a frase "somos todos um" é pura hipocrisia! Coerência é um conceito muito alinhado com sabedoria.

O 4 de Copas faz com que cada um olhe para dentro de si e encontre no seu próprio coração a resposta que deseja alcançar. Não há palpite, não há pitaco, muito menos lavagem cerebral que deva superar a orientação que vem do coração, da própria essência.

Que o domingo seja amoroso!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: