O Diabo

quinta-feira, 14 de março de 2013

Bom dia! :-)

Vocês se lembram do que eu falei sobre a quantidade de Arcanos Maiores por estes dias? Estão entendendo agora?

Ontem mesmo eu conversava com um amigo querido sobre a carta do Diabo, uma das mais-mais que dividem as pessoas entre amor e ódio. Dificilmente alguém é indiferente a essa carta! E são sempre sentimentos extremos que movem as pessoas diante do Arcano 15. Pode ser uma incrível atração ou um medo misterioso, algo que mexe com partes mais sombrias do ser.

Eu confesso que já senti uma razoável atração e, de uns tempos pra cá, comecei a olhar a carta com mais prudência. No entanto, não quero levar a coisa para aquela forma maniqueísta, não estou aqui para condenar o Diabo. Mas gosto de alertar as pessoas para a importância de saber olhar os efeitos desta carta com muita sobriedade.

Hoje é quinta-feira, dia regido por Júpiter, quando analisamos o poder e a relação com o poder. Muito sintomática a presença do Diabo aqui, vocês não acham? A primeira coisa que me veio à cabeça quando vi o Diabo em uma quinta-feira foi a mistura e a confusão tão frequentes em poder e vaidade. Mas depois do andamento do começo da semana, resolvi mudar o tema para reflexão... 

Vejamos o que vocês acham: qual é a sua relação com o poder? É saudável? É equilibrada?

Em um dia de exageros jupiterianos o risco é que não tenhamos limites diante do Diabo e suas sedutoras promessas. É claro que se até agora agimos direitinho, hoje poderá ser um dia de vencedor, um dia para celebrar uma conquista muito acima do que se poderia imaginar. Mas se ao invés da consequência, hoje for o dia da causa, entao é bom manter a atenção máxima em tudo que for feito ou falado.

Gostaria de colocar para vocês uma cena completa do filme Advogado do Diabo, a que o diabo mostra para o advogado que ele não foi obrigado a fazer nada e que a vaidade é que foi o seu maior erro, desde o começo. "Vaidade, meu pecado favorito"...rs Não consegui encontrar, mas vai um pedacinho... Recomendo assistir o filme todo! ;-)


Ótima quinta para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Via!

É interessante esta sequência perfeita de Temperança e Diabo, pois parece que estamos entre a sobriedade e a lascívia, entre a luz e as trevas de nós mesmos.

Ontem li uma frase do Jung que é perfeita para o arcano 15:

"O melhor trabalho político, social e espiritual que podemos fazer é parar de projetar nossas sombras nos outros."

O arcano do Diabo só é problema quando não estamos bem resolvidos com a nossa sombra.

A função esotérica do Diabo é nos tentar, treinar, nos instigar e se opor. Não há crescimento sem resistência. É como a larva saindo do casulo para tornar-se borboleta.

A questão é que olhamos e identificamos a sombra alheia sem se dar conta de nossa própria sombra e esta é a armadilha fundamental. Por isto Nietzche também escreveu:

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."

Uma questão interessante para observarmos em nós mesmos no dia de hoje é a maneira como lidamos com o poder, com as autoridades, com os poderosos. Será que o mal está apenas em certas pessoas ou será que cada um de nós ao não reconhecer em si mesmo certas características projeta-as sobre os outros...

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Cátia disse...

Estrela Temperança Diabo, que sequência...

O Diabo aqui calhou na forma de conflitos familiares, e e atrasos na minha recuperação física.

K_line

Anônimo disse...

Oi, K_Line!

Você falou em recuperação física. Vc esteve doente ou passou por alguma operação?

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Cátia disse...

:) sim fui extrair um sinal estranho que tinha na planta do pe, e um quisto sebáceo que surgiu na minha coxa. Repouso. Mas a cicatrização nesta parte do pé é demorada e muito sensível.
K_line

Anônimo disse...

Uma dica:

faça um emplastro com babosa (aloe vera):

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=596&q=babosa+planta&oq=babosa&gs_l=img.1.1.0l10.1426.3902.0.11460.6.6.0.0.0.0.230.1110.1j1j4.6.0...0.0...1ac.1.6.img.f2lChpHlwP4

Use a parte de dentro da planta, o cristal líquido. Tome muita vitamina C, faça sucos de beterraba com laranja, tome sol e evite muita proteína.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Cátia disse...

:) Obrigada pelas dicas Ainda tenho pontos, mas assim que os tirar vou fazer emplastros de aloé. Eu tomo sucos que faço em casa, mas como estou com pouca mobilidade, tenho descurado. Abraçooooo

K_line