O Louco

quinta-feira, 7 de março de 2013

Bom dia! :-)

Algumas pessoas, definitivamente, não gostam deste Arcano. Quando eu era mais jovem, adorava! Com o passar do tempo e a necessidade de ter o controle da situação, comecei a ficar meio cabreira. 

Sempre me pergunto até que ponto a inocência nos acolhe e até onde o acaso nos protege enquanto andamos distraídos. De alguma forma, em uma época em que não precisava lidar com pessoas e situações mais maldosas, minha vida era muito mais segura e tranquila. Sinto falta desse tempo... Hoje eu sei mais coisas? Sim... Mas até que ponto esse saber me defende? O questionamento é: é melhor ser mais experiente para poder se defender? Ou é melhor nem ter do que se defender?

Eu prefiro a segunda opção...

Mas, enfim, sempre que olho para o Louco reflito sobre a possibilidade desta inocência, esta não-consciência do mal, ser um escudo de proteção por nos colocar longe de determinadas situações. A lucidez às vezes dói.

O Louco é a expressão da liberdade, da inocência, da não-adequação ao que está estabelecido. O Louco não se submete! Mas também não briga, não é um guerreiro ou um questionador... Ele simplesmente ignora solenemente as instituições, as tradições e as regras. Mas ao invés de criar suas próprias regras, ele se permite uma vida desregrada.

Creio que uma pequena dose de Louco vez por outra faz muito bem à saúde e, principalmente, à saúde mental...rs

O tema para a reflexão de hoje, quinta-feira quando temos como foco de análise o poder, tanto o poder pessoal quanto as autoridades, é o seguinte: desafiar o poder vigente é um tipo de loucura, mas às vezes é também um tipo de sabedoria.

Esta bem dosada mistura de loucura e hiper-lucidez é algo difícil de se alcançar, mas que faz parte de um processo de conexão com o Deus Interior que pode nos levar a experiências incríveis! Carlos Castañeda chamava isso de "loucura controlada".

Assim é a loucura controlada: "Um guerreiro tem de saber, antes de mais nada, que seus atos são inúteis e que, no entanto, ele tem de proceder como se não soubesse. Esta é a loucura controlada de um xamã".

Pois bem... Já que estamos em dia de Louco vamos colocar uma boa trilha sonora por aqui e quem sabe conseguimos superar os limites do condicionamento, para encontrarmos algo além da Matrix!





Ótima quinta-feira para todos nós! :-)

A imagem veio daqui



Nenhum comentário: