A Temperança

sábado, 16 de junho de 2018

Bom dia! :-)

Mudamos de ciclo e mudamos de tom. Depois de vivenciar os exageros do Mundo nos deparamos com o equilíbrio da Temperança. Neste aspecto, estes dois Arcanos são bem antagônicos... Em outros não. Ambos possuem um direcionamento construtivo, benéfico, harmonioso.

Já contei por aqui minha história com a Temperança, mas acho que vale a pena ler de novo! Porque é um dos fatos mais marcantes na minha relação com o tarot.

Quando comecei a estudar tarot, há mais de 30 anos, antipatizei com uma carta que todos gostavam: a Temperança. Eu olhava pra ela e via uma criatura enjoada me pedindo calma e paciência, enquanto eu, com aquela minha ansiedade jovial, pensava: "calma o que? Paciência o que? Tenho pressa de tudo!" Os anos passaram e carreguei comigo a birra da Temperança... E o mais irônico é que muitos colegas tarólogos me associavam a este Arcano. Certa vez, em uma saudosa lista de discussão, um amigo pegou fotos de várias pessoas e fez montagens com diversas imagens de Arcanos. Adivinhem a qual Arcano eu fui associada? Sim, sim... Temperança! Inclusive porque naquela época eu estava em plena batalha, no Cidadania pelas Águas, em defesa das águas minerais de São Lourenço. Depois disso, fui me resolvendo com a Temperança, fui trabalhando a nossa relação...rs Até que uma amiga, há uns dois anos, fez uma análise em que identificou como sendo o meu Arcano Pessoal a Temperança e tudo que ela passou para mim, em termos de informações sobre a técnica e os encaixes de interpretação, combinaram de forma tão assustadora que nem tive como questionar! Sim, eu sou uma Temperança!

Então, neste sábado cinzento, aparentemente estranho e chuvoso, convido todos vocês a absorverem a energia deste Arcano que, ao contrário do meu pensamento inicial, não fala somente de calma e paciência, mas estimula a profunda transformação interior, que somente a alquimia é capaz de possibilitar. A Temperança mostra um anjo jorrando água de um recipiente para outro... um símbolo universal da alquimia! E a pergunta mais importante é: o que estamos dispostos a transmutar?

Vejo todos os dias pessoas reclamando da vida, querendo mudanças, mas sem a menor disposição de mudar dentro. Querem que o mundo em volta se transforme sem que elas precisem mexer nem o dedo mindinho do pé. Não rola, né, gente? Então, hoje a Temperança está aqui para nos alertar para a necessidade de mudar dentro toda vez que queremos a mudança fora.

Que o sábado seja alquímico!

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: