O Diabo

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Bom dia! :-)

Mudança de ciclo chegando e eu aqui ainda tentando entender o processo. Explico: se, por um lado, o regente do ciclo anterior, o Sol, é a energia vital materializada e o Diabo também é uma carta bastante energética, por outro lado, temos toda a luminosidade e clareza no Sol, enquanto no Diabo prestamos atenção nas nossas sombras interiores e em situações em que algo pode estar sendo escondido, ocultado, manipulado.

Então, a primeira e óbvia pergunta é: o que o Diabo está fazendo por aqui?

Estudar tarot é muito intrigante! Passamos anos olhando imagens e muitas vezes não percebemos detalhes que fazem toda a diferença. Hoje, enquanto eu procurava a imagem para postar aqui, percebi a quantidade de cartas do Diabo que, tal qual o Mundo, apresentam um ser andrógino. Fora a representação clássica de Baphomet, que também é ambígua. Fiquei me perguntando:  o que não conseguimos enxergar do Diabo?

Na carta do Diabo não temos somente sombra X luz, armadilhas e manipulações... Temos uma proximidade grande com a alquimia e todo o seu processo que passa pela limpeza e se conclui com a transmutação. Ou seja, temos um importante processo de depuração que, unindo os extremos opostos, consegue atingir a evolução. Isso nos coloca para pensar na forma como andamos elaborando questões interiores... 

Particularmente, por aqui, fiquei me perguntando se na busca do equilíbrio tenho deixado pontos extremos totalmente isolados e transitado em uma faixa curta e limitada, aquilo que julgo "o ponto de equilíbrio". Com isso, estaria restringindo minha experiência de vida e meu aprendizado, por consequência. Um bom tema para meditação... E você? Sobre o que vai meditar com a presença deste Arcano tão polêmico por aqui?

Uma coisa é certa: todo este processo é um gerador de poder, força e energia. Basta lembrar que estamos numa quinta-feira de Júpiter, nosso Grande Benéfico, e o que chega por aqui vira algo bom, que podemos aproveitar positivamente. Aproveitemos pois...

Ótima quinta, pessoal!

A imagem veio daqui


Nenhum comentário: