6 de Copas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Bom dia! :-)

E aí, Vianautas? Como vão as coisas por aí?

Hoje, continuamos no ciclo de Louco, só que agora pulamos para o Reino das Águas. Uma carta suave como esta em um dia de energia tão intensa e caliente, como a terça-feira de Marte, acaba trazendo um equilíbrio saudável.

O 6 de Copas costuma apontar para situações prazerosas e alegres. Algumas vezes, ele nos leva ao passado, trazendo um clima de nostalgia aos nossos dias. Vou pegar carona na questão da nostalgia... 

Certa vez, li um texto grande e bem interessante falando sobre a tendência à depressão que pessoas muito nostálgicas têm. No mesmo instante, percebi que quem se projeta ao passado tende à depressão e quem se projeta ao futuro tende à ansiedade. Faço parte, sem dúvida, do segundo grupo!

Sempre curti guardar lembranças, fazer álbuns de fotografias... Minha veia de historiadora deve falar mais alto nessas horas...rs Mas nunca fui de ficar perdida em algum lugar do passado, relembrando alguma situação vivida ou alguém como se aquilo ainda existisse, fosse real ou fundamental no momento presente. Sim, eu vivo do presente para o futuro. O passado já passou. E quando faço qualquer referência a fatos e pessoas passados, coloco-os exatamente no lugar deles, ou seja, no passado... Praticamente a mesma coisa que falar de um filme que assisti. O meu olhar está muito mais para o futuro! Vivo, praticamente, em função dele (o que também não é legal, pois gera ansiedade), aguardando a chegada daquele momento em que tudo estará de acordo com o que tanto desejo (preciso detalhar decepções? Não, né? rs)

Feita essa abordagem sobre a nostalgia, apresento a vocês a minha proposta pra hoje. Uma proposta ousada, confesso: façamos uma alquimia entre o melhor do nosso passado (mas sem viagens nostálgicas na maionese) e o melhor do nosso presente. Façamos uma listinha com o que há de melhor em nós e em toda volta, lá e cá, e façamos uma mistura poderosa para usá-la dentro da energia ativa de Marte.

Um exemplo: olho pro meu passado e vejo uma mulher muito mais intensa, viva e cheia de quereres... Olho para o presente e vejo uma mulher mais ponderada, com uma paciência de deixar Jó com inveja e um olhar mais lúcido para as coisas. Se eu conseguir misturar essas "duas mulheres", certamente, terei como resultado uma pessoa mais ativa, com mais motivação para realizar as coisas e, ao mesmo tempo, com a sabedoria que só o tempo nos dá. A alquimia entre passado e presente poderá melhorar a ação no futuro. Que tal? Se arriscam? É um exercício que vale a pena registrar por escrito e deixar guardado, para rever mais adiante.

Bem, hoje tem filminho! :-)

É um dos meus preferidos e ele aborda, de certa forma, esta questão de ficar preso no passado, remoendo coisas, sem viver o presente e nem se permitir ao futuro. Degustem!

Poder Além da Vida AQUI

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui


2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Vi(d)a!

Tem certas coisas esquecidas dentro da gente que vale a pena recuperar, partes de nós que esquecemos por que ficaram marcadas por fatos e memórias traumáticas. Neste sentido nada melhor que o auto-perdão e a humildade de percebermos que todos nós estamos aprendendo e temos o sagrado direito de errar. E um erro não nos pode fazer esquecer o que há de bom em nós. A culpa por vezes se manifesta de formas sutis. Precisamos nos lavar nas águas da emoção redimida:

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

E assim trazer à tona a nossa essência renovada, inteira, íntegra, enriquecida pelo batismo de fogo do viver, do errar e do aprender, resgatando toda a beleza do nosso ser e de antigos conhecimentos que nele se ocultam.

No intento,

F.A.

Liliana disse...

Magnifico como sempre teu texto e os comentários do Fernando idem. Poderiam escrever um livro que seria um auxílio esclarecedor para psicólogos. É uma questão de divulgação, tenho colocado no face para que mais gente possa beber desta fonte valiosa. Liliana