Ás de Ouros

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Bom dia! :-)

Eu já falei pra vocês que meu dia preferido da semana é sexta-feira? Pois é! Adoro aquela sensação de trabalhar mais relaxada e tranquila, adoro chegar em casa, dar uma ajeitadinha em tudo, ver como o filhote está, tomar um banho gostoso e seguir de carro pra casa do namorado, ouvindo música e cantando, em um trajeto de uns 20 minutos, numa estrada que costuma estar vazia, cercada de verde e com um céu estrelado. É o momento em que falo pra mim mesma: "ah, que delícia! Esvaziar a cabeça de trabalho e serviço de casa, e tenho dois dias pela frente em que eu posso cuidar de mim, fazer as coisas por mim". Sexta-feira a tarde é o prenúncio da alegria.

Esta sexta-feira é um pouco mais especial. Hoje, completo seis meses de namoro. Isso já seria bom, mas além disso tem o fato de eu ter acreditado durante um tempo que não voltaria a me sentir tão bem com alguém e, de repente, descobrir que era um engano. Li, certa vez, em algum lugar, que o amor na maturidade é muito melhor do que na adolescência. Concordaria 100% com isso não fosse a falta do namoro de tarde em dia de semana...rs Chegou uma época da vida que luxo, pra mim, seria namorar de tarde em dia de semana... Passear com o namorado em plena luz do dia, com os raios de sol abençoando cada sorriso. Mas, tirando esse pequeno detalhe, eu concordo: os sentimentos que vivemos na maturidade possuem uma beleza incrível. Não somos mais ingênuos, tolos, exagerados, não esperamos príncipes encantados e princesas adormecidas, não jogamos para o outro a responsabilidade de sermos felizes. E, por outro lado, nos permitimos pequenas loucuras, nos sentimos rejuvenescidos, amados e capazes de amar.

Ontem, durante o caminho do trabalho pra casa, estava pensando na mudança espantosa dos meus sentimentos. Afetivamente, posso dizer que tive um tipo de adolescência tardia. Até os trinta e poucos anos, queria viver movida à paixão e acreditava que o relacionamento perfeito era aquele em que a paixão se mantivesse indefinidamente. Depois, dos trinta e poucos até os quarenta e poucos, achava que o foco da relação era a pessoa, que se encontrássemos a pessoa certa, mesmo que a paixão não perdurasse eternamente, estaríamos felizes. O tempo e as experiências de vida me mostraram que: 1) não existe paixão eterna (graças aos deuses todos) 2) não existe pessoa certa 3) relação é construção diária de ambos os envolvidos. Hoje, vários ícones caíram por terra como o famoso "fulano faz meu tipo físico" ou "devo me relacionar com alguém parecido comigo". Prova disso é que meu namorado não faz meu tipo físico, toma coca-cola que nem água, come carne e não gosta de "naturebices"...rs E ainda assim estar com ele é tão bom, que não consigo me imaginar com qualquer outra pessoa. Aprender a gostar do que é diferente e se permitir sentir sem pre-julgamentos tem sido um aprendizado maravilhoso. Sou profundamente grata! Ao universo, a mim mesma que fui capaz de atrair um relacionamento que mistura lindamente aprendizado, doçura, amizade, respeito, admiração, conversas profundas, tesão, bom humor (ficaria horas enumerando outros itens) e ao meu namorado que me ama do jeito que eu sou, que não implica com a minha necessidade de liberdade e de estar sozinha vez por outra, que me apoia no trabalho, que ri das minhas chatices carinhosamente, que fica com vontade de me dar uns tapas quando eu começo a me autocensurar e auto criticar, mas que ao invés disso me pega no colo e diz "eu só queria que você conseguisse se enxergar através dos meus olhos". Mas vamos parar por aqui antes que eu comece a chorar...rs

O amor é algo inexplicável, é fato. É algo sobre o qual não temos muito controle, já dizia o ditado "ninguém manda no coração". Mas o relacionamento pode ser explicado, administrado, podemos ter controle sobre nossos atos e palavras (a não ser que estejamos falando de alguém com sérios problemas psiquiátricos). Podemos escolher a pessoa com quem nos relacionamos e podemos escolher que tipo de relacionamento queremos ter. E, como vocês sabem, boas escolhas são feitas quando temos experiência e experiência adquirimos com as escolhas ruins. O nome disso é maturidade, o nome disso é sabedoria.

O Ás de Ouros em uma sexta-feira de Vênus tem a ver com tudo isso que acabei de escrever: é a mistura da emoção com a razão, a mistura do sentimento, do pensamento e da ação, é como expressamos em termos práticos o amor. E a vida mostra que em um relacionamento o quanto se ama pode ser bem menos importante do que o como se ama. Ter esta percepção bem clara pode mudar tudo.

Como eu comentei, dia desses, com meu amigo Igor, no FB, citando Cazuza: "o amor na prática é sempre ao contrário". As idealizações, as projeções e expectativas caem por terra quando o amor acontece de verdade, no mundo real. E quando desconstruímos os sonhos românticos e ainda assim o mundo fica mais colorido e perfumado quando estamos ao lado de alguém, então meus queridos, isso, sem dúvida é amor.

Que a sexta-feira seja amorosa e verdadeira, real.

A imagem veio daqui


6 comentários:

Aparecida Soares Silva disse...

Oi todos!!!
Que texto lindo sobre o amor, sobre o seu amor! Ótima sexta e felicidades para vcs!!
Bjs

Juliana disse...

Aieeeeeeee! *suspiros*
Bem-vinda de novo, Dra. Love! :)) Sempre na melhor forma de seus textos inspiradíssimos sobre esse bichinho chamado amor... :) Esse é mais um daqueles pra colar no espelho do armário. Palavras lindas de sabedoria e aprendizado. Obrigada!
Beijos, boa sexta e ótimo mêsversário! ;)
Ju

lilith disse...

uau, que lindeza de texto! Me identifico imensamente (pra variar, rs). Um detalhe: nós, mocinhas com ascendente em Libra, temos mesmo mais dificuldade para vencer a ingenuidade da eterna paixão. Demoramos mais tempo na vida para amadurecer o amor. Temos casa 7 (a dos relacionamentos afetivos) em Áries, o primeiro fogo. O lado delicioso disso é que a nossa criança interior faz festa em nós quando nos relacionamos... ficamos vívidas, despertas, brincalhonas, criativas e com um brilho encantador no olhar. Lindas!

Por aqui o Rei de Ouros hoje. :)

Viva!!!!

Beijos,
Lilian

Clara disse...

Estou sem Poder Ler Claudinha. Não sei onde coloquei Meus Óculos. Estou digitando sem saber nem se está certo. Graçias.

Catimoraes disse...

Cacau esta foi uma das publicações mais lindas que vc fez!!!sigo te admirando e aprendendo muito com vc!!! Que bom poder contar com suas palavras sábias. Minha mente e coração agradecem.

Cacau Gonçalves disse...

Oi, Catia
Gratidão por partilhar desta caminhada! <3
Beijo!