Príncipe de Ouros

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bom dia! :-)

Acho que esta é a melhor imagem que eu posso encontrar para expressar a energia de Príncipe de Ouros que estou vivenciando por aqui.

Não sei se todos sabem, mas eu e o sócio participamos de um grupo espiritual que realiza trabalhos com o daime ou ayahuasca. E desde ontem estamos realizando um feitio. O feitio é o ritual que envolve a feitura da bebida sagrada, que não é um chá simples, mas um chá composto de duas plantas, um cipó e uma folha, representando o aspecto masculino e o aspecto feminino, que somente juntos podem provocar a cura e uma experiência enteógena profunda.

Serão vários dias em que alguns membros do grupo vão dividir tarefas. Homens colheram os cipós e vão prepará-lo para o chá. Mulheres, separam as folhas do galhos e depois lavam essas folhas para se unirem aos cipós em grandes panelas que irão ao fogo com água. Existem mil mistérios e detalhes muito mágicos em todo este preparo.

No entanto, a parte que estou gostando mais envolve tanto a meditação feita enquanto se  desfolha os galhos, quanto a conversa que flui entre as pessoas enquanto trabalham. Uma das conversas que mais gostei foi um consenso entre eu e mais duas pessoas sobre a visão espiritual do chá. Um irmão do nosso grupo usou uma frase que gostei muito: "o único dogma do daime é: tomar o daime" E eu concordo plenamente! A doutrina propagada nas igrejas fala de um monte de normas e exigências, mas isso é o lado institucional da história! Para quem curte instituições, ok... Não é bem esse o meu caso...

Ao contrário da maior parte das religiões e dos grupos espirituais, o daime ou ayahusca proporciona uma busca individual e exclusiva mesmo quando estamos em grupo, e a resposta para nossas perguntas nos chegam sem intermediários. Com isso, escapamos de mestres manipuladores e engodos religiosos. Nosso acesso é direto! E isso é vivenciado de forma muito intensa, não se trata de mera teoria.

Voltemos então para o nosso jovem xamã, travestido de Príncipe de Ouros. Ele vem nos mostrar a riqueza e a magia da terra e o quanto nós, ditos civilizados, estamos tão longe disso. Racionalizamos tudo... nos cercamos de dogmas, de regras, de rígidos rituais de sacrifício, quando o que precisa ser realmente trabalhado e transmutado continua do mesmo jeito e no mesmo lugar (nosso ego).

O ego, ao contrário do que se pensa por aí, não é a parte de nós que é metida a besta...rs O ego é o conjunto de "coisas" que consideramos "eu". Quando pensamos: quem ou o que sou eu? Tudo que vem à cabeça é o ego. É a referência de individualidade que temos. E é isso que nos prende a maior parte do tempo, impedindo a nossa liberdade e o nosso crescimento como seres espirituais. É o ego que afirma que eu tenho medo de avião e me impede de viajar.... É o ego que diz que sou ansiosa e que dificulta lidar com as coisas de uma forma mais tranquila.

Hoje, estamos aqui para olhar para este jovem xamâ e para perceber que temos muito o que mudar em nós. Temos muita transformação, como este cipó e estas folhas que aqui estão e que em breve vão virar uma só coisa, uma outra coisa que não é mais nem cipó e nem folha! E essa mudança só pode acontecer se tivermos, ao mesmo tempo, o foco apurado e a capacidade de nos movimentar sem medo do desconhecido e sem dispersão ou distração.

Vamos mirar em nossos objetivos e seguir em frente, realizando todas as transformações necessárias, pois elas valerão à pena, não tenho dúvida!

Ótima quinta de Júpiter para todos nós! Que suas benesses nos encontrem e nos acompanhem pelo caminho...

A imagem veio daqui

2 comentários:

Lu Faria disse...

O nosso Príncipe de Ouro é nosso amigo Índio! Hehehe
Meu amigo Xamãzinho do Bem!
Quando li, meu pensamento foi até ele... Alma do bem este índio!

Lu Faria disse...

Meu pensamento voou agora...rs
Quando li o texto, veio um pensamento até o Índio ( Fred), não quero aqui induzir o pensamento das pessoas, me referindo à outra... Mas, quando li seu texto.. este parece ser o Príncipe de Ouro - meu irmão querido, xamãzinho do Bem ( Fred)!
Muito sábio... humilde...
Alma do Bem este jovem caboclo!