7 de Paus

domingo, 17 de novembro de 2013

Bom dia! :-)

Posso dizer que esta foi a única cartinha, assim, meio-meio, desta semana... E gostaria de compartilhar uma experiência muito interessante em relação a ela...

Quando comecei a procurar as imagens, pensei em, mais uma vez, colocar uma imagem feminina em uma carta que costuma trazer a figura masculina como personagem. E pensei: "essa será difícil! Porque o 7 de Paus é uma carta muito masculina, mostra a questão da coragem e da luta, costumeiramente associada aos homens".

Pois bem, qual não foi a minha surpresa ao descobrir mulheres nas imagens do 7 de Paus.. Pencas delas!!! E comecei a reparar atentamente cada imagem e perceber que a mulher se encaixa com muito mais propriedade no conceito do 7 de Paus do que o homem.

Bem, em primeiro lugar, existe uma questão que normalmente deixamos de lado, mas é bom lembrar: toda vez que temos um conceito para um Arcano, devemos levar em conta que temos, de alguma forma, o conceito oposto. Então, se temos coragem, temos covardia. E uma das maiores covardias existentes acontece contra mulheres e crianças, seres que por serem mais frágeis fisicamente, podem ser acuados de forma mais intensa, sem oferecerem resistência. Claro que existem mulheres saradas, fortes, capazes de dar uma surra na maioria dos homens que conhecemos, mas, além de isso não se encaixar com a maioria dos casos, nem é disso, exatamente, que estou falando.

Para explicar melhor o que eu quero dizer, vou dar um exemplo simples: imaginem uma mulher adulta brigando, gritando ou falando zangada, fazendo algum tipo de ameaça ("se você não parar de falar agora..." "minha paciência está se esgotando..."). Imaginaram? Agora imaginem um homem adulto fazendo a mesma coisa... Atentem para a diferença da altura de cada um, a musculatura de cada um, o tom de voz de cada um e a postura agressiva de cada um. Notaram? Acham que exagero dizendo que a mulher sofre mais covardias do que o homem? Eu acho que não...

Diante disso e do que vemos diariamente acontecendo no mundo, eu afirmo que a coragem é uma qualidade muito mais feminina do que masculina. E não somente quando a questão é uma discussão... As mulheres são mais corajosas para enfrentar diversos desafios (vejam as cólicas de menstruação e os partos), até questões em que o homem já está cheio de melindres, enquanto lá está a mulher, pronta pra dar seu jeito. E percebo que este tipo de diferença cresce quanto maior o nível sócio-cultural das pessoas. Ou seja, quanto mais estudo e/ou dinheiro um homem tem, mais fresco ele é! rs No entanto, a mulher com mais grana e estudo é capaz de se virar do mesmo jeitinho que aquela mulher que precisa atravessar a favela para ir trabalhar de empregada doméstica. Exceções? Sempre existem! Mas no geral, costuma ser assim.

Agora, a pergunta que não quer calar é que tipo de coragem teremos que ter no dia de hoje, domingão de regência solar, quando analisamos o autoconhecimento e o trabalho interior? Provavelmente, a coragem de olhar para algo em nós que negamos ou uma questão que já sabemos, mas não queremos admitir. E eu confesso que estou um pouco aflita com essa possibilidade. Também sei que minha aflição não vai adiantar nada! rs Portanto, tudo que posso fazer é aquietar a mente (coisa que tenho exercitado muito) e seguir em frente, pedindo sempre a paciência e a sabedoria para não agir de forma injusta, inconsequente ou equivocada. Que assim seja!

Ótimo domingão para todos nós, com a coragem de viver a vida! Pois ela vale a pena! ;-)

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: