segunda-feira, 8 de março de 2021
É bom lembrar que ainda estamos em ciclo de Julgamento, com suas revelações e renascimentos, mas agora a energia do 9 de Paus se torna mais forte e presente. Não é por coincidência (tenho certeza) que hoje se comemora o dia das mulheres. A curiosidade bateu? Então vamos conversar sobre isso...
O 9 de Paus é o Arcano da disciplina. Ele mostra o quanto é preciso de sobriedade, organização mental e prática, para poder alcançar seus objetivos. Percebo sempre que as pessoas têm uma certa dificuldade de compreender o real significado da disciplina. De um modo geral, parece que ter disciplina tem a ver com obedecer regras e normas externas, que atendem uma repetição sem fim de atitudes só para criar um padrão. No entanto, a disciplina tem muito mais a ver com ser impecável em relação atitudes que contribuem para o seu próprio crescimento pessoal.
Ok... E em que parte entra a questão da coincidência de termos um 9 de Paus hoje? Pois bem, hoje é o dia da mulher! Todos os anos vejo pessoas dando parabéns e comemorando este dia, mas me pergunto se temos tanto assim para comemorar. Quando olho para o caminho que nós mulheres estamos seguindo no decorrer da história, fico me perguntando o quanto evoluímos de verdade. Em termos teóricos, filosóficos e legais não há dúvida de que evoluímos: conquistamos espaço intelectual, leis que nos amparam... Houve um tempo em que um homem podia praticamente escravizar uma mulher pelo simples fato de ela ser sua esposa. Ela deveria servi-lo de todas as formas sem reclamar e sem ter direito de escolha. Hoje em dia está claro que ela tem direito a estudar, se qualificar, trabalhar, ter independência financeira (até porque se ela acreditar que o marido tem obrigação de sustentá-la, ela está se colocando na posição tradicional de casal e, portanto, deve assumir todas as tarefas domésticas relativas à casa e aos filhos. Questão de coerência, né?) Por outro lado, o homem também deve assumir as tarefas domésticas a partir do momento em que ambos possuem sua vida profissional em andamento. Tudo muito lindo na teoria, mas na prática... tsk...tsk...tsk...
Hoje, o machismo estrutural continua como há séculos. Por outro lado, em busca de liberdade, algumas mulheres, ao invés de valorizarem o aspecto feminino, absorveram as piores características de um masculino distorcido e desequilibrado. Eu, que sempre me senti feminista até antes de saber que um movimento assim existia, vejo com muita tristeza os caminhos tortos que muitas mulheres escolheram seguir e, pior ainda, esta guerra dos sexos que se criou que prejudica tanto mulheres quanto homens. Toda vez que criamos uma polarização extrema (basta olhar pra nossa política atual) todos perdem!
O 9 de Paus com toda a sua disciplina chega para nos alertar em relação a esta postura sóbria que devemos ter e que busca a melhoria de cada um como ser humano. Mas, além disso, pode ser um bom conselho para as mulheres neste dia em que, ainda, temos mais o que lamentar do que o que comemorar, infelizmente. Não vamos querer o poder para subjugar o outro. Que o poder a ser alcançado seja o poder pessoal, aquele que nos garante autonomia (emocional, financeira, física, intelectual). Sejamos livres e queiramos o outro igualmente livre. Porque a liberdade deveria ser direito de todos os seres.
Que a segunda seja disciplinada!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário