Confesso que faltou um pouco de criatividade de Princesa de Paus ontem, mas, em compensação, a disposição para atividades físicas estava perfeita! Talvez pelo fato de termos aproveitado algum aspecto do Arcano de ontem, a egrégora do tarot mostrou toda a sua generosidade trazendo para esta terça-feira o 6 de Ouros para nos fazer companhia.
Sim, costumo chamar o 6 de Ouros de carta da amizade, levando-se em conta que ele fala de generosidade, troca de favores, ajuda mútua e um certo sentido de cooperação.
Alguns autores gostam de pensar do 6 de Ouros como ajuda de uma pessoa com uma certa superioridade para outra outra inferior, normalmente em termos financeiros e sociais. Não gosto de pensar desta forma! Prefiro o ponto de vista do equilíbrio, do dar e receber de forma harmoniosa. Aliás, exercício que todos deveríamos praticar diariamente.
Fica a sensação de que o 6 de Ouros veio como recompensa pelo bom uso da energia da Princesa de Paus, ontem. Talvez, para os que deram os primeiros passos em algum projeto ou os que usaram a criatividade, hoje venha a generosa ajuda para dar prosseguimento ao processo que já começou.
Vou compartilhar com vocês um resumo do meu domingo 10 de Copas, que pode servir de exemplo prático de análise deste Arcano, já que confere bastante com as energias mais básicas da carta.
Acordei de uma forma tranquila e feliz, meu consorte foi fazer nosso café da manhã (ou seja, quem tem sorte sou eu...rs), depois fui meditar e então fiquei um tempo estudando as cartas Lenormand sentadinha na varanda de frente para árvores frutíferas. Antes do almoço, tomamos umas cervejinhas, enquanto pegávamos sol no quintal e conversávamos. Depois do almoço, arrumamos a cozinha juntos, pegamos um pouquinho mais de sol e resolvemos rearrumar a varanda, mudando vasos de planta de lugar, empurrando a mesa para mais longe e dando mais espaço para a rede... e fizemos planos de pintar a varanda de uma cor diferente, pois gostamos muito de ficar ali e queremos tornar o lugar mais bonito e aconchegante. Este relato, para alguns, pode ser o ápice da chatice... nenhuma aventura, nada de fortes emoções... Mas este relato é a expressão mais perfeita do 10 de Copas, que fala de um amor maduro, pleno, profundo, prazeroso e absurdamente gratificante!
Costumo dizer que nem tudo é para todos e isto não quer dizer que uns estejam certos e outros errados. Não! Existe o certo e o errado para cada um e isto vai variar muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas nasceram para relacionamentos afetivos estáveis, outras nasceram para relacionamentos afetivos em contínua mudança, outras, ainda, nasceram para ficarem sós. Ainda existe a situação em que a pessoa, aparentemente, nasceu para viver de forma mais autônoma, mas acaba encontrando alguém muito especial. Ou, ao contrário, a pessoa teve um relacionamento muito feliz que acabou e ela decidiu ficar só. A vida é um jogo sem regras. O importante é descobrir seu próprio caminho e vivenciá-lo da melhor maneira possível, com suas regras particulares.
Mas vamos falar do Arcano de hoje, a Princesa de Paus. Depois de um domingo tão tranquilo, pleno e amoroso, ela chega para nos lembrar que a vida precisa de combustível para se movimentar. Sim, a tranquilidade é uma bênção! Mas precisamos nos movimentar, colocar a criatividade para funcionar! Buscar inspiração nas coisas mais simples e realizar algo de muito especial a partir daí.
A segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade. A Princesa de Paus pode surgir como uma inspiração transcendente ou como aquela centelha divina que dá vida a algo que, até então era somente um projeto, um plano, um rascunho qualquer. O elemento fogo, regente do naipe de Paus, além de transmutador, é capaz de tornar algo sagrado, por ser uma chama do divino fogo criador.
Vamos ver o que seremos capazes de criar nesta segunda-feira e amanhã prometo comentar aqui, caso tenha percebido alguma manifestação prática da energia da Princesa de Paus.
Ah, que delícia! Finalmente, temos um Arcano que nos traz a sensação de relaxar e sorrir. O 10 de Copas é o ápice do elemento água na sequência numerada, ele fala de amor, mas é o amor mais elevado, refinado e maduro.
Sempre que esta carta aparece, fico pensando em todo o processo, que se inicia lá no Ás, que seria a semente do amor... passa pelo encantamento no 2, o casamento no 3 e a partir daí começa a passar por desafios até chegar no 10, quando acontece o segundo casamento de Eros e Psiquê (no tarot mitológico, este da imagem ao lado).
O que seria o segundo casamento? É a percepção de que em todo relacionamento amoroso temos um momento inicial de intensidade e cegueira. Não temos noção de quem é o outro, apenas sabemos o quanto ele nos atrai e causa reações surpreendentes. Se existe substância nesta relação, se existe em ambos um propósito maior, de construir algo juntos, e a consciência de um sentimento real e inexplicável, todas as provas e desafios que surgem são enfrentados em busca deste amor maduro. O segundo casamento é o momento em que você sabe com quem está lidando e ainda assim é capaz de sentir e vivenciar o amor.
Eu considero esta uma das cartas mais lindas do tarot, porque ela fala de um amor real, sem ilusões, porém com todas as fantasias que se queira ter. A visão de realidade está ali e a partir dela podemos escolher dar colorido, brilho, perfume e gosto de acordo com o que desejamos. Sem esperar que o outro seja a solução dos nossos problemas, mas que seja a companhia e a parceria para trilhar o caminho. Aqui entendemos profundamente o significado da frase: "relacionamento é construção".
Sou só eu que estou com uma sensação de looping? Somente eu estou achando que retornamos ao começo do processo? Sim, na sexta-feira passada recebemos a visita da Princesa de Espadas e começamos uma sequência estranha deste naipe que só foi interrompida pelo 6 de Paus por duas vezes: uma vez no sábado passado e outra vez na última sexta, ontem. Ou seja, tivemos uma inversão: na semana passada a Princesa de Espadas chegou na sexta e o 6 de Paus no sábado, nesta semana o 6 de Paus veio na sexta e a Princesa de Espadas no sábado. Estranho? Eu acho... Mas eu acho tudo meio estranho mesmo... sem novidade...rs
Continuo com a sensação de que alguma informação parece estar engasgada, não vem pra fora, está presa... Mas, exatamente por estar presa, acaba se fazendo mais presente do que se estivesse totalmente oculta ou totalmente explícita. Eu já fiz a minha parte, porque sou objetiva demais da conta! Já remexi minha mente, meus pensamentos, já falei, confessei bobagens, neuras, maluquices... Esta sou eu! rs Quanto mais assumo minhas fragilidades, mais forte eu me sinto! Porque, como costumo dizer, há que se ter muita coragem para abrir o coração e admitir tudo que dói, tudo que amedronta, tudo que faz chorar. Serei sempre esta heroína e me orgulho muito de ser assim!
Convido todos vocês a fazerem o mesmo, apesar de saber que nem todos conseguem administrar um desafio desses. Falem... Escrevam... Mas também ouçam, leiam... sejam generosos com ouvidos e olhos, se permitam compreender o recado, a notícia, o desabafo de alguém. Vamos todos, juntos, tentar fazer com que esta informação tão tímida que não se mostra venha para fora.
O sábado é de Saturno, um dia mais voltado para os projetos e a vida profissional, portanto, vamos levar em conta que a novidade pode envolver (também) algum trabalho. Mas recomendo não fechar a interpretação neste aspecto, já que a impressão é que se trata de algo que está nos rondando há mais de uma semana. Aguardemos pois, a manifestação!
Que o sábado traga, enfim, a informação que fará toda a diferença!
Gente!!!! Quem voltou? Ele... o 6 de Paus, que já esteve por aqui no último sábado, anunciando uma vitória que - não sei com vocês - por aqui nem deu as caras! rs Para quem está acompanhando este processo, que iniciou há exatamente uma semana, parece claro que houve uma energia mental muito forte e com relativo desequilíbrio neste período. Fico pensando que a Lua, que abriu um novo ciclo, trouxe a mudança necessária para que, agora sim, possamos nos sentir vitoriosos.
O 6 de Paus é um Arcano que fala de superação, fala daquele gosto muito especial por vencer, alcançar um mérito, sucesso. E como a sexta-feira é o dia da semana regido por Vênus, muito provavelmente teremos vitórias no aspecto amoroso e de relacionamento.
Vamos especular um pouquinho? Talvez, a Lua tenha trazido à tona várias percepções que estavam escondidas no fundinho do inconsciente. E com estas informações (sim! Provavelmente, a informação anunciada pelo 2 de Espadas tenha se completado com ingredientes vindo de dentro, não de fora).
Com mais sensibilidade, intuição e alguns mergulhos profundos para dentro de si mesmo, certamente superamos as ventanias, os pensamentos negativos, as "minhocas na cabeça" e a famosa mente do predador! Então, viva nós!!! Sejamos nós mesmas e nós mesmos o sucesso!
Pois bem... Depois de tantas Espadas e processos mentais (nem sempre tão saudáveis), hoje abraçamos as emoções com o Arcano Maior que mais profundamente fala delas, a Lua.
A Lua pode ser, simplesmente, uma forma de extravasar as emoções que ficaram presas por estes dias... dias em que a tensão mental e o excesso de pensamentos podem ter dificultado um pouco as coisas.
A Lua, como costumo dizer sempre, é o Arcano Maior com maior diversidade de significados, pelo menos no meu ponto de vista. Ela pode estar falando de um transbordamento de emoções, de medos, de questões que saem do inconsciente e brotam na mente, de filhos, de mistérios e segredos, de magia, do sagrado feminino... São muitas coisas, muitas possibilidades!
Como estamos numa quinta-feira, dia da semana regido pelo Grande Benéfico Júpiter, podemos imaginar que os efeitos desta Lua sejam mais positivos, igualmente benéficos. Fico pensando que este aflorar do inconsciente pode trazer, finalmente, um pouco mais de clareza para tantos pensamentos desconexos que nos cercaram desde a sexta-feira passada. Sem falar que a Lua é mãe, é a Grande Mãe, é a deusa, portanto podemos contar com este acolhimento emocional, sempre tão importante.
Algo a se pensar é na capacidade de fluidez da Lua... ela pode surgir como um conselho: não bata de frente, contorne... Não crie o conflito, melhor fingir que não viu... Apesar de, particularmente, não ser favorável ao exercício da dissimulação, no momento, recomendo com fervor. A Lua parece ter luz mas está só refletindo a luz do Sol... Façamos assim: ao invés de mostrar nossa face, vamos somente refletir o que vem para nós... como um espelho... como a própria Lua.
Não sei se todos repararam, mas estamos seguindo uma sequência de cartas de Espadas desde sexta-feira, interrompida somente por uma carta de Paus, no sábado. Provavelmente, estamos mais mentais, o que é bom para estudar e se comunicar... mas podemos estar também com mais "minhocas na cabeça", o que foi representado com muita precisão pelo 9 de Espadas de ontem.
Mas é interessante notar que o 2 de Espadas voltou, avisando que por mais que tenhamos pensado, raciocinado, elaborado mentalmente, a informação importante ainda não chegou! E me vem a sensação de tem algo "segurando a informação"... Dá pra entender? Porque na sexta-feira a Princesa de Espadas era a própria informação, a mensagem chegando (por aqui não chegou, não sei se por aí foi diferente), no domingo o 2 de Espadas pediu paciência e cautela porque ela estava por chegar... a Rainha na segunda-feira era a capacidade intelectual de elaborar a informação, mas quando chegamos na terça o 9 de Espadas mostrou que ainda não estávamos no equilíbrio, apesar de estarmos buscando.
Pois bem, hoje o 2 de Espadas está aqui avisando: ainda não é o momento das decisões importantes! Tem informação importante para chegar e mudar a perspectiva que se tem até agora. Muitas vezes, é silenciando e mantendo a mente quieta que se alcança o pensamento mais elaborado, mais evoluído.
Como a quarta-feira é o dia da semana regido por Mercúrio, ou seja, um dia voltado para a comunicação, talvez seja o momento ideal para receber toda e qualquer informação importante. Como também hoje se comemora o dia de São João, quem sabe uma conversinha com ele pode ajudar! A conexão com o mundo espiritual faz toda a diferença!
Você está com tempo? Então puxa a cadeira, pega um chá ou café, respira fundo porque a postagem de hoje vai mexer com coisas bem profundas! E eu, que num primeiro momento não entendi direito a razão desta carta aparecer por aqui, agora percebo claramente o motivo desta visita.
Ontem, durante a tarde, eu e minha amiga Maryssol (oi, Mary! rs) deixamos a distância física de lado e conversamos durante um bom tempo sobre assuntos muito, muito profundos. Foram temas associados a fatos de nossas vidas, mas, antes de tudo, foram temas que envolvem a vida de toda mulher.
Receber a visita do 9 de Espadas, um Arcano que fala de medos e inseguranças, de fantasmas que moram nos cantos da nossa mente, de monstros que habitam nosso inconsciente e pulam pra fora em nossos pesadelos, já seria forte o suficiente, mas além de tudo dei de cara com esta imagem... Uma pomba-gira! A entidade feminina que frequentemente é mal falada, que consegue ser discriminada até entre aqueles que a cultuam quando comparada a um caboclo ou um preto velho. No entanto, é ela a protetora dos lares, das famílias e não somente dos amores e paixões.
Então, passeando por tudo que conversei com a querida Mary e somando isto ao significado do 9 de Espadas e à imagem da nossa amada moça, ficam os questionamentos sobre os medos femininos... Não que eles sejam da natureza feminina, mas são ardilosamente implantados nas mulheres, como uma bomba preparada para detonar em momentos e situações específicas. Tudo aquilo que nos impede de usufruir dos prazeres, realizações e alegrias... Porque não podemos, não devemos, não somos merecedoras, não é o modelo, não é o padrão, não é o que todos esperam. São tantos nãos! Parece que o "não" foi feito pra mulher, de uma forma tão sutil e venenosa que ela não precisa de um agente externo lhe negando... Ela mesma retira, extrai, arranca, subtrai... Algoz de si mesma, carcereira cruel de si mesma e de suas irmãs.
Este 9 de Espadas apareceu por aqui hoje somente para me lembrar de contar para vocês: não precisamos temer enquanto tivermos umas às outras (desculpe, meninos! Hoje a postagem ficou meio tendenciosa, né? rs) É urgente este abraço amigo (mesmo que, neste momento, virtual), este apoio, este sorriso, este "fica triste não... eu também já passei por isto e estou aqui". O poder que temos juntas é impressionante! E não é um poder para dominar ou conquistar, é poder sobre si mesma, poder de se transformar em alguém melhor, evoluir como ser humano.
O 9 de Espadas está aqui hoje para nos lembrar de que não precisamos ter medo. O medo é uma ilusão criada para nos limitar. Podemos acordar do pesadelo a qualquer momento! Ele não é real! E quem soube aproveitar a Rainha de Espadas de ontem, vai acordar hoje com esta sensação de superação bem viva pulsando dentro de si.
Continuamos em Espadas, mas creio que a notícia que estávamos aguardando ontem, com o 2 de Espadas, talvez chegue hoje. Aliás - e isto é bem interessante - pode ser que nós sejamos os portadores da notícia para alguém, levando-se em conta que a Rainha de Espadas é conhecida por sua capacidade de usar bem as palavras.
O primeiro convite, portanto, é para assumirmos o arquétipo da Rainha de Espadas e buscarmos contatos interessantes, negociações, conversas esclarecedoras. O segundo convite envolve um pouco mais de estratégia... A Rainha de Espadas surge aqui de uma forma mais elaborada, para apresentar algo publicamente.
A segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, o dia em que colocamos nosso foco na magia e na espiritualidade. Por isso, esta comunicação privilegiada, estas palavras especiais também podem ter relação com o mundo espiritual. Podem ser mensagens enviadas ou recebidas com resultados significativos. Dia propício para consultar oráculos! Além da consulta de uma cliente (alô, alô, Fernanda! rs), vou tirar um tempinho pra mim também!
Acreditem ou não, esta é a primeira vez que o 2 de Espadas aparece por aqui este ano. Sinal de que nós, até agora, não emanamos esta energia. Mas chegou a hora... Vamos falar sobre isso...
O 2 de Espadas é aquela carta que fala de um momento em que queremos tomar uma determinada decisão, mas devemos esperar mais um pouco. O alerta deste Arcano é claro: ainda não é o momento de decidir, porque você ainda não tem todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha.
Isto é algo bem comum... A ânsia de tomar uma decisão acaba fazendo com que as atitudes sejam impensadas, precipitadas e depois sofremos as consequências. Portanto, se hoje alguém acordar com uma vontade incontrolável de fazer algo específico, algo que pode mudar o rumo da vida e trazer consequências significativas, por favor, respire fundo e conte até três... Melhor esperar um aviso, notícia, informação, instrução, assim poderá elaborar melhor suas escolhas.
Domingo é o dia da semana regido pelo Sol, dia de autoconhecimento e trabalho interior. Talvez a informação tão importante seja algo fundamental para o seu trabalho interior, seja uma senha e um passo para uma auto descoberta que vai fazer toda a diferença! Sim, muitas vezes somos surpreendidos por descobertas chocantes sobre nós mesmos.
Vamos aproveitar para celebrar o ápice do inverno, com a noite mais longa do ano, o solstício! A partir de agora, a escuridão começa, lentamente, a ir embora e vamos nos encaminhando para a (abençoada! rs) primavera. Muitas bênçãos para todos!
Que o domingo seja de espera para atitudes mais sábias!
Ufa! Chegamos ao sábado vitoriosos! Alguém pode perguntar: mas a semana foi tão ruim assim? E eu respondo: não... Não foi nada de tão terrível! Mas teve lá suas oscilações... e, pelo menos por aqui, em termos concretos, algumas situações reais bem desagradáveis! Portanto, a visita do 6 de Paus vem trazendo alívio e desejo de que tudo fique melhor.
O 6 de Paus é o Arcano da vitória, ele fala de um momento em que o sucesso se apresenta e se estabelece. Sempre que esta carta aparece, temos um momento de comemoração, assim como no 3 de Copas, só que de uma forma mais intensa e mais competitiva. Aqui, houve guerra, houve uma disputa acalorada em busca de uma conquista. Esta vitória é merecida, nada tem a ver com sorte, mas com esforço e determinação.
O sábado é o dia da semana regido por Saturno, um dia em que somos convidados a pensar em projetos e vida profissional. Então, já temos uma pergunta pairando no ar: qual vitória significativa teremos em termos profissionais? Ou, ainda, que tipo de sucesso um projeto que desenvolvemos alcançará?
Se ontem iniciamos ou demos prosseguimento a algum trabalho em parceria com alguém, hoje podem surgir os primeiros resultados de uma forma pública. Mas também podemos pensar numa inversão de fatos: se ontem não houve trabalho compartilhado, pode ser que hoje uma novidade aconteça, trazendo esta oportunidade.
Tudo isto pode acontecer porque a Princesa de Espadas traz uma brisa suave... são novos tempos, novos pensamentos, novas informações. Tudo começa a se mover de uma forma mais acelerada e precisamos nos adaptar a isso.
Uma característica do naipe de Espadas é a agilidade, enquanto os Ouros de ontem, associados à terra, falam de solidez e estabilidade. Talvez por isto a sensação de solavanco! Tudo estava tão bonitinho, quietinho e de repente palavras repentinas, contatos repentinos, notícias repentinas chacoalham esta paz. Temos algo a aprender? Sempre! Talvez esta paz desejada não exista... Talvez tenhamos que aprender a manter a paz interior mesmo com as mexidas externas.
A Princesa de Espadas tem um aspecto muito positivo: ela traz frescor! O que pode parecer um susto, um fato inesperado, pode ser levado embora da mesma forma que chegou... Ou pode ser que outra brisa traga outra novidade que supere a primeira. É só ter paciência... É só dar tempo ao tempo.
Depois de uma pausa reflexiva, ontem, temos trabalho concreto, prático, real no dia de hoje. Sim, o 3 de Ouros é um ótimo exemplo quando o assunto envolve resoluções práticas e iniciativa de construção de algo estruturado, sólido.
Quando o 3 de Ouros aparece já sabemos que teremos três coisas: 1) trabalho 2) parceria e 3) primeiros resultados. Teremos também outros detalhes não tão citados: criatividade naquilo que está sendo desenvolvido, uma certa divulgação dos seus atos e a possibilidade de o resultado do trabalho evoluir e se tornar maior do que se imaginava quando começou a ser planejado.
A quinta-feira é o dia da semana regido pelo Grande Benéfico Júpiter, ou seja, um dia de poder e de poderosos, não importa se estamos falando de um talento pessoal prestes a ser revelado ou utilizado, ou se estamos falando de um poder externo e/ou institucionalizado. Com a presença do 3 e Ouros, podemos pensar algumas coisas bem interessantes...
A primeira delas: estamos construindo nosso poder em conjunto com outras pessoas ou o nosso poder pessoal manifestado dará forma a esta tal construção. Também podemos pensar que alguma autoridade (alguém que ocupa determinada função importante) oferecerá uma boa parceria, que nos trará crescimento, desenvolvimento.
Saímos das atitudes impulsivas e fortes do elemento fogo (o naipe de Paus) e mergulhamos na fluidez das águas (naipe de Copas) lindamente. Sim, o Arcano de hoje é o 8 de Copas: profundo, sensível e curador.
Para quem ainda tem dúvida em relação ao processo de cura do 8 de Copas, seus problemas acabaram! rs Vou descrevê-lo com todo cuidado para que fique fácil compreender racionalmente o que acontece.
Sempre que este Arcano aparece, temos a oportunidade de vivenciar uma situação semelhante a alguma outra que já experimentamos no passado, com um novo olhar... Agora podemos evitar os erros cometidos, porque, com uma consciência mais ampla, de quem já viveu um tanto de tempo, somos capazes de elaborar outra reação emocional. E é a reação emocional que fará toda a diferença!
A quarta-feira é o dia da semana regido por Mercúrio, portanto, um dia voltado para repensar a nossa forma de comunicação com o mundo. Talvez, o chamado de reflexão e cura do 8 de Copas, hoje, seja em relação às palavras que usamos ou o modo como expressamos tais palavras.
Continuamos no naipe de Paus, ou seja, o fogo continua queimando! Vocês perceberam uma mudança de energia? Aliás, explicando mais detalhadamente: repararam um aumento significativo na energia vital de vocês no decorrer do dia de ontem? Pois eu percebi isto muito claramente!
Hoje, recebemos a visita do 3 de Paus, um Arcano que sempre fala de oportunidades que surgem pelo caminho e o quanto devemos estar atentos para não deixar passar estas boas possibilidades.
O 3 de Paus, assim como o 8 de Paus, é uma carta de sorte. Está sempre apontando para situações que trazem entusiasmo, uma sensação de novidade, que é irresistível! É o primeiro passo na estrada, o primeiro dia de viagem, a primeira chance de trazer para a realidade algo que foi idealizado com carinho durante muito tempo.
É fundamental manter o foco e a atenção para que a oportunidade não se perca. Portanto, vamos tomar cuidado com os impulsos marcianos da terça-feira, para não arrumarmos treta e nem agirmos de forma intempestiva. Olhos abertos para as oportunidades que podem passar do nosso lado, assim... despretensiosamente...
O ciclo continua sendo o de Sol, mas hoje temos o primeiro passo dentro deste contexto solar representado pela Princesa de Paus. Sim, ela alimenta ainda mais este potencial de energia! Temos o calorzinho gostoso dos começos, a curiosidade de quem está descobrindo o mundo ou novos aspectos de si mesmo.
A Princesa de Paus é o entusiasmo e a criatividade que se encontram e dão aquela faísca que faz algo nascer/brilhar. Este impulso faz toda a diferença! Inclusive, pode ser responsável pela elaboração de novos projetos ou o primeiro passo na realização de projetos.
A segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade que, com a presença da Princesa de Paus, pode ser um dia de grandes descobertas!
A curiosidade da Princesa de Paus será capaz de estimular a busca espiritual e ousadia diante da magia. E é bom lembrar que o elemento fogo, regente do naipe de Paus, tem conexão profunda com a espiritualidade. Portanto, a maior dica para o dia de hoje envolve a conexão espiritual. Experimente: meditação, oração, pequenos rituais... Vai valer a pena.
Esta é a sexta vez que o Sol vem nos visitar este ano! Isto quer dizer que, apesar dos pesares, apesar deste ano totalmente atípico e apocalíptico, o Sol está se esforçando bastante para iluminar o caminho. E devemos ser gratos por isto, acreditem!
O Sol é sempre vida, energia curadora, revitalizadora. Quando ele vem nos visitar, as coisas parecem mais claras, metafórica e literalmente. Ele tem um efeito esclarecedor nas conversas e nos debates. Ele aquece os corações. Ele faz com que tenhamos mais disposição para iniciar novos projetos.
Quando o Sol aparece num domingo, ele vem com força multiplicada, já que este é o dia da semana regido pelo Sol. Portanto, temos tanto o Sol como regente planetário quanto o Sol como Arcano do Dia, ou seja, a garantia de um dia, definitivamente, iluminado!
Vamos aproveitar carona e colocar luz em todos os cantos mais obscuros do nosso ser. Sim! Porque toda cura necessita de um olhar esclarecido... É fundamental olhar para o (que chamamos de) defeito, tomar consciência dele, aceitar a sua existência, para depois transmutar, transcender e curar. Esta é a proposta de hoje.
Nem poderia ser diferente! Depois de um 6 de Espadas em um Dia dos Namorados de transição, hoje, dia de Santo Antônio, o casamenteiro, temos o Ás de Copas mostrando para onde se encaminhava a transição. É claro que Santo Antônio não é só casamenteiro e é claro que o Ás de Copas não fala somente de amor! Mas vamos conversar sobre isso no decorrer da postagem. Vem comigo!
Vamos começar por Santo Antônio, que ficou conhecido por juntar casais, mas que no sincretismo religioso está associado a Exu, o orixá das encruzilhadas que está sempre alerta para nos proteger e para resolver desafios e questões práticas. Como vocês podem ver, temos várias atribuições para o santo além de realizar casamentos! E basta pegar as orações mais antigas para descobrir que isto não era segredo: Santo Antônio era chamado para encontrar coisas perdidas, para proteger de fenômenos físicos e espirituais. Para quem não sabe, mesmo eu que nunca fui muito adepta de celebrar santos (além de São Francisco, que é uma unanimidade), sempre tive uma relação de amizade com Santo Antônio. O cara é poderoso!
Pois bem, agora vamos falar do Ás de Copas este Arcano que é sempre uma excelente companhia. Se pensarmos nele como regente do dia do santo casamenteiro, é claro que seu significado está associado a uma nova fase de relacionamento e de amor (eu levanto a mãozinha e me encaixo nesta situação), mas se pensarmos nele regendo o sábado de Saturno, podemos pensar no começo de uma nova fase de trabalho, de algum projeto que se inicia ou é retomado (depois de um período engavetado) ou, ainda, um momento mágico em que se é abençoado de maneira especial na realização de algo concreto e que tende a se manter em nossas vidas.
O dia por aqui veio com céu azul e sol para combinar com tanta lindeza simbólica e espiritual e desejo que por aí esteja do mesmo jeitinho.
Antes de começar esta experiência, desça até o fim da postagem e coloque pra tocar a música. E repita quantas vezes for necessário. Vai valer a pena! ;-)
Há muito tempo, ouvi dizer que algumas pessoas se desencantavam com o amor. Simplesmente acordavam um dia e percebiam que ele não existia ou pelo menos não existia para elas. Isto me assustava! Como alguém pode viver sem amor? Eu não sabia... E jamais poderia imaginar que eu seria uma dessas pessoas um dia.
O tempo foi passando, os relacionamentos acontecendo e, sem que eu percebesse, me tornei uma daquelas figuras amargas, que quando sabe que alguém vai se casar nunca perde a oportunidade de dizer "eu conto ou vocês contam?", seguido de um sorriso sarcástico. Sim, esta era a pessoa para quem eu olhava antes e dizia "poxa... ela está precisando se apaixonar".
Eu, que sempre repetia a frase "amor é para quem tem coragem", percebi que a falta de coragem é a expressão consciente do processo e normalmente envolve quem acredita que os males do amor estão nos outros. Meu caso era outro! Eu concluí que não sabia escolher. O problema era meu mesmo. Algumas vezes, fazendo graça (como costumo fazer em relação aos meus sofrimentos), eu dizia que ia pedir para meus pais escolherem um namorado pra mim, porque certamente eles fariam uma escolha melhor do que eu era capaz. Meu coração congelou, simples assim... E eu sei exatamente quando e porque isto aconteceu... E o mais triste é que fui eu mesma que magicamente assim determinei.
Neste período, continuei me envolvendo romanticamente com algumas pessoas, na esperança de que alguém descongelasse meu coração. Sim, eu nutria a esperança, por mais que parecesse algo impossível. E sou muito grata a todos que passaram pela minha vida. Eles podem não ter descongelado meu coração, mas foram companheiros, amigos, me deram carinho e aguentaram as minhas chatices. E eu garanto que "só" isso já é muita coisa! Olhem em volta e percebam como as pessoas se tratam de um modo geral, como tratam seus parceiros e parceiras... Encontrar alguém que te ouça, que converse com você, te abrace quando você tem medo, te faça rir e celebre vitórias contigo já é raro e precioso. Mas isto, por si só, ainda não é, necessariamente, amor.
O amor é algo tão misterioso que não tem regra, não tem garantia, não tem aviso prévio. Aliás, às vezes, você já está se direcionando para um lado e ele chega te puxando pra outro canto, de forma absolutamente inesperada! O amor nunca é uma via de mão única, por mais que os filmes dramáticos insistam neste roteiro. Quando alguém diz que ama e não é correspondido, acreditem, não é amor! Pode ser paixão, atração, desejo, birra, maldição...rs Mas amor não é.
Provavelmente, vamos passar toda uma existência nos confundindo, nos enganando, na melhor das hipóteses (pelo menos é melhor do que iludir os outros, conscientemente). Teremos muitas paixões, muitas aventuras, muitos relacionamentos que parecem ser amor e outros tantos que serão amor mesmo, mas por alguma razão foram interrompidos. E então vamos para mais um aprendizado fundamental: amores às vezes dão errado e amores um dia acabam.
Os amores que às vezes dão errado são aqueles em que há amor verdadeiro, em via de mão dupla, mas as personalidades de ambos são por demais conflitantes! Ou, ainda, os objetivos de vida vão em direções opostas. Os amores que acabam podem ser de dois tipos: 1) o amor que não foi realimentado, aquele em que o casal acreditava que só sentir já era o suficiente e que a garantia de "funcionamento" era eterna 2) o amor permanece mas as pessoas mudam, se transformam de maneira tão profunda que se tornam outras pessoas e, assim, passam a sentir de maneira diferente. O eu e o ele do passado se amavam, mas o eu e o ele do presente já não se amam mais.
Quem olha para trás e consegue identificar amores verdadeiros, mesmo que tenham chegado ao fim, já pode se considerar alguém especial! Alguém que conseguiu amar e ser amado! E isto não somente traz uma série de sensações maravilhosas, como também demonstra que a pessoa teve coragem para se entregar e generosidade em oferecer o que ela tem de melhor.
Mas existem os ambiciosos! Aqueles que querem um amor especial, um amor que parece ser feito sob medida não por ser igual, mas por ser perfeito em suas imperfeições. Eu me encaixo neste grupo e passei boa parte da vida acreditando que haveria uma pessoa em todo o mundo que nasceu pra mim, uma que, de uma forma linda e única, me reconheceria. Seria um amor reencontro, um amor que emana e multiplica a cada dia mais luz ao invés de se desgastar. Um amor que faz com que o silêncio e o encontro ganhem valor e significado, mas, ao mesmo tempo, cada palavra seja ouvida com carinho e atenção. Um amor que faz rir e quando faz chorar é de emoção... Um amor que nos faz dormir bem e acordar feliz pelo simples fato de existir.
Aposto que muitos dos que me leem podem pensar que tudo isto é pura fantasia! Imaginação fértil, criatividade romântica... Aposto que muitos podem dizer que algo assim dura pouco tempo, porque ninguém consegue manter a chama do amor viva por muito tempo. E hoje, neste dia dos namorados de 2020, só posso dizer que isto existe, é real, pode acontecer com qualquer pessoa que esteja disposta a se entregar ao amor. O prazo de validade é incerto? Sim... Como a própria vida! Mas vale cada segundo!
E como eu sei disso? Porque eu já havia desistido de tentar e ainda assim, em um momento mágico e especial, numa noite de chuva repentina, eu cantei para a deusa com todo o meu coração e pedi que ela escolhesse por mim e trouxesse o meu amor, porque eu já não me sentia capaz de fazer isso. Dois dias depois ele chegou... por iniciativa própria, sabendo exatamente o que queria, mesmo sem ter certeza de que o desejo era recíproco. Nos reencontramos, nos reconhecemos e nos amamos. Daquela forma especial... com aquele amor especial... Aquele que só os ambiciosos alcançam, aquele que só os corajosos abraçam, aquele que só os que acreditam conservam, aquele que só os generosos manifestam.
Gosto muito deste Arcano e procurei dar um tom mais romântico à imagem, levando-se em conta que hoje é dia dos namorados (pra quem é de namorado, claro). Sempre pensamos no 6 de Espadas como um transporte, um barco que nos leva de um lado a outro do rio. Portanto, sempre pensamos nesta transição como um deslocamento geográfico de alguma forma.
Mas hoje vou convidar vocês para sentir e pensar o 6 de Espadas de uma forma diferente. Digamos que ele nos transporte em outro sentido, mais sutil, que envolva uma forma de pensar, se comunicar ou se comprometer em alguma relação (sim, porque, afinal de contas, hoje é sexta-feira de amorzinho).
O 6 de Espadas pode falar de uma transição afetiva, algo como estar solteir@ X estar comprometid@ Ele pode falar sobre a forma de pensar o amor e o relacionamento, que antes era de um jeito de agora ficou de outro jeito.
É fato que a presença do 6 de Espadas envolve sempre uma transição, envolve o estar em um espaço/tempo suspenso, que não é mais o que era antes e também ainda não é o definitivo. Lidar com este "meio do caminho" necessita coragem e o bom uso do intelecto. Portanto, o convite de hoje é para que saibamos lidar com o amor e as relações de forma inteligente, flexível e transformadora.
Há tempos não tínhamos por aqui as cartinhas saltitantes! Hoje, elas resolveram reaparecer e de uma forma particularmente interessante: com um casal. Ok... Não é um casal do mesmo naipe, mas nem todos os casamentos precisam ser assim, até porque nem todas as pessoas são iguais, mesmo as que guardam mais semelhanças.
O Rei de Espadas ficou na mão e a Rainha de Paus voou pelos ares e se mostrou. E o fato destes dois personagens aparecerem no dia de hoje guarda tantos mistérios, sincronicidades e magia que fico pensando que grande poder é este, já que estamos na quinta-feira, dia da semana regido por Júpiter!
Enquanto o Rei de Espadas é um guerreiro, um guardião, alguém que conhece as artes das lutas e das armas, alguém que sabe a hora certa de cada coisa, a Rainha de Paus traz consigo o enigma do coração e a alquimia transmutadora do fogo, sua criatividade torna tudo mais divertido e belo, seu idealismo e paixão aquecem, motivam, alimentam!
Hoje, temos a união de dois poderes de uma forma mágica e intensa. Sem oxigênio (AR) não há FOGO! Então, fica a pergunta: o que vamos transmutar? O que vamos trazer de novo para este mundo? Qual equilíbrio entre masculino e feminino vamos desenvolver?
Costumamos nos preocupar muito com o casal externo, o eu e o outro, mas como anda a relação entre nosso "casal interno"? O masculino e o feminino que existem dentro de nós? Só quando eles estiverem equilibrados e harmoniosos teremos condição de encontrar fora o que já existe dentro. E este é um ensinamento profundo que devia ser mais observado.
Como hoje é dia de poder, pessoal e institucional, é bom lembrar que temos a nosso favor a justiça (Rei de Espadas) e intuição (Rainha de Paus), ou, poderíamos ainda dizer: a lei dos homens e a lei divina. Vamos aproveitar todas estas energias da melhor maneira possível.
Todos bem depois de uma terça-feira de Torre? Eu confesso que passei boa parte do dia de ontem meio tensa, imaginando a possibilidade de que a energia da Torre se manifestasse de maneira mais impactante. Felizmente, creio que a desconstrução foi mais interior e mais positiva. Pelo menos pra mim...
Então, a quarta-feira terá o tom do Hierofante! Uma bênção de proteção e transcendência muito bem vinda depois de um Arcano Maior tão polêmico quanto a Torre.
O Hierofante é o grande sacerdote, aquele que faz o meio de campo entre a matéria e o espírito, entre as questões mais profundas e invisíveis e a expressão concreta e material de tudo que foi subjetivamente criado "lá do outro lado". Sim, o Hierofante é a ponte que possibilita a transição do que foi idealizado de forma mais sutil para o que se manifesta na matéria.
Como a quarta-feira é dia de Mercúrio, dia de comunicação, podemos esperar algum tipo de comunicação espiritual, notícias que vêm do mundo sutil e que podem criar uma nova realidade no mundo concreto. Sugiro que tenhamos iniciativa e façamos algo em relação a este possível contato espiritual.
Costumo dizer que a postagem do Via Tarot é como o desafio de um ator: quando o personagem é bonzinho todos ficam felizes, mas é no personagem mau que o talento se revela! Então, com a Torre vindo nos visitar, podemos não ficar muito felizes, mas vamos explorar este Arcano da melhor maneira possível.
Pois bem, vamos começar pelo conceito mais básico e tradicional da Torre: estamos falando de uma energia de destruição ou desconstrução (como prefiro falar); uma energia que desfaz uma estrutura, mais frequentemente antiga e provavelmente desgastada, corroída, viciada, inadequada.
Costumo dizer sempre que, apesar de sofrermos com o impacto da Torre, até porque somos resistentes à mudança, este Arcano sempre anuncia uma quebra necessária. Se algo se desfaz na vibração da Torre é porque já estava condenado, já estava vencido, já não fazia sentido.
Então, temos mais um problema... Quando a Torre aparece, ela costuma fazer que nem mãe contando até três! Ela avisa que algo se encerrou e que os envolvidos precisam tomar consciência disso e que podem administrar o encerramento do seu jeito e no seu ritmo. Mas adivinhem o que acontece? Ninguém quer "largar o osso!". Como eu já disse, de um modo geral, somos avessos às mudanças, preferimos a infelicidade estável do que a libertação para o desconhecido. Temos medo, muito medo! Medo do desconhecido, medo dos rompimentos, medo dos encerramentos.
Quem tem medo da Torre? Creio que todos nós! Mas a marreta que destrói paredes é tão importante quanto o cimento e os tijolos necessários para a sua construção. Construir e destruir são processos naturais no decorrer da vida. E é bom lembrar que quando destruímos um vírus, curamos e salvamos um doente. Dependendo da forma como olharmos a Torre, seremos capazes de descobrir nela uma amiga, uma boa conselheira, uma heroína até! No fim das contas tudo é tão relativo...
Para suavizar o impacto da Torre, escolhi esta imagem tão simpática. Vejam... Assim como a varinha mágica está na mão da bruxinha, insinuando que foi ela quem destruiu a torre, podemos pensar que somos capazes de destruir ou desconstruir tudo aquilo que está nos assustando, incomodando, ocupando espaço, sugando energia, trazendo sofrimento... A pergunta é: o que não faz mais sentido na minha vida? A partir daí podemos descobrir e realizar coisas incríveis!
Se vocês estão felizes, nem sei o que dizer! Ter o 2 de Copas no domingo já seria bom o suficiente, mas vê-lo nos visitando novamente hoje, é melhor ainda! Dose dupla de um 2 tão harmonioso!
O 2 de Copas pode manter o tom de romance ou de reflexão sobre o relacionamento afetivo, mas também pode se aprofundar ainda mais no aspecto mais espiritual ou místico. Caberá a cada um colocar o foco definido para um lado ou outro.
Minha escolha é olhar para o 2 de Copas de forma mais transcendental, afinal de contas a segunda-feira é o dia da semana regido pela Lua, dia de magia e espiritualidade, portanto, quero olhar para esta parceria amorosa de uma forma ainda mais especial, como algo que possui razões profundas e espirituais para acontecer.
Quem me acompanha por aqui há muitos anos, sabe que costumo dizer que o relacionamento afetivo é o melhor caminho de aprendizado que pode existir! É bom pensar que quanto mais facilmente as relações fluírem, maior o sinal de que estamos caminhando bem, aprendendo, amadurecendo como seres humanos. Hoje, pode ser um bom dia para agradecer pelas relações! Hoje, pode ser um bom dia para olhar para os relacionamentos de uma forma mais espiritualizada e profunda.
Se a sexta-feira nos abençoou com o Ás de Copas, hoje, domingo, o 2 de Copas vem marcar presença e trazer ainda mais energia amorosa, harmoniosa, só que agora, especificamente, no aspecto afetivo. Opa! Mas domingo não é o dia da semana regido pelo Sol, um dia de autoconhecimento, um dia voltado para si? Sim, e é sobre isso que vamos falar...
O 2 de Copas é uma carta de romance, é um Arcano que mostra uma parceria extremamente harmoniosa! Não existe uma obrigação de termos como tema o amor romântico entre duas pessoas, no entanto, é tentador pensar no dia de hoje como um domingo muito especial para olharmos para dentro e percebermos qual tipo de relacionamento afetivo temos introjetado. Isto quer dizer: quando penso em um relacionamento afetivo ideal, como ele é? Que tipo de envolvimento estas duas pessoas têm? Quais os valores que estão em pauta? Qual o critério de escolha para o par? Pensar nisso é, praticamente, fazer uma reflexão muito profunda sobre o que estamos buscando para a nossa vida afetiva.
Este tipo de análise é sempre muito saudável! Ajuda a amadurecer, ajuda a enxergar com mais clareza e lucidez porque nos relacionamos do jeito que nos relacionamos, porque atraímos o tipo de parceiros que atraímos. Costumo dizer que quando detectamos que atraímos um tipo diferente de parceiro ou parceira, já é bom sinal... Pelo simples fato de que conseguimos encerrar uma fase, com tipos semelhantes. Sim... vocês já notaram a incrível tendência que todos têm de se relacionar com pessoas parecidas ou que, pelo menos, nos trazem os mesmos tipos de problemas? Se mudamos, isto é sinal de que conseguimos superar os desafios anteriores. É claro que os desafios continuam... Mas agora são novos, diferentes, e tendem a ir reduzindo (ou nós nos tornamos mais sábios e administramos melhor os problemas).
Que o domingo nos ensine mais sobre o (nosso) amor!
Depois de uma sexta-feira de Vênus, em que a sensibilidade se fez presente (eu, por aqui, tive um bate papo por vídeo com três queridas: Maryssol, Moniquinha e Karyn), hoje, a energia que temos disponível na egrégora do Via Tarot é mais intensa. O Rei de Paus, que já passeou por aqui recentemente, retorna com toda a força!
Temos uma tendência a tomada de decisões, porém, é bom respirar fundo e contar até 10 antes de decidir. Por que? Porque o Rei de Paus é guiado pela energia de fogo: traz consigo criatividade? Sim! Está conectado espiritualmente? Sim! Mas, ao mesmo tempo, temos muita intensidade que às vezes pode se manifestar como exagero, explosão emocional.
O Rei de Paus é um grande líder! Corajoso e determinado, ele consegue o que quer! A sugestão aqui é pegar carona com este rei para ir além, se superar, despertar talentos, manifestar poderes. Sim! Manifestar poderes (leiam com calma, repetidamente).
O sábado é regido por Saturno, dia de colocar nosso foco nos projetos e na vida profissional. O Rei de Paus pode ser uma fagulha para a explosão do motor, para que as coisas comecem a andar, se movimentar, seguir em frente. Que tal tirar os projetos da gaveta e começar a colocar a criatividade para funcionar?
Pois bem... Errei quando pensei que ontem, dia de Roda da Fortuna, já teríamos uma mudança gostosa. Pelo menos por aqui não teve gostosura em termos de novidade. Ao contrário, as novidades foram desagradáveis, apesar de (confesso) abrirem possibilidades bem interessantes para situações diferentes mais adiante. Acertei quando deduzi que se a situação estava ruim, a presença da Roda mostrava que a mudança seria para melhor, mesmo que não no mesmo dia, mas no dia seguinte (quem sabe?)
A presença do Ás de Copas é a pista de que - sim! - provavelmente eu acertei...rs Isto sem falar que sexta-feira é dia de amorzinho... dia de Vênus! Portanto, a visita de uma carta positiva de Copas na sexta-feira só estimula o amor, a harmonia, as boas relações.
Vamos lembrar que os Ases são as sementes da energia do naipe, eles costumam anunciar também o começo de um processo associado a esta semente. Ou seja, hoje podemos ter o começo de um novo ciclo amoroso, uma nova forma de amar, um novo relacionamento começar... O Ás de Copas é também a bênção, a graça, o presente, algo que vem para acolher, harmonizar e sensibilizar.
Mais um ciclo começa e de uma forma muito impressionante! O Diabo reinava no ciclo anterior, mas com o 6 de Espadas de ontem já iniciamos a transição... já dava pra perceber que algo estava mudando, algo se preparava para uma transformação maior. Ontem foi o ensaio...
Hoje, a mudança se manifesta de forma mais ampla e profunda. A Roda da Fortuna vem fazer visita e lembrar que nada neste mundo fica estagnado ou - declamando Lulu Santos - tudo muda o tempo todo no mundo.
Mudanças são bem vindas! E devo dizer que comecei a perceber a transição ontem mesmo, ao acordar. Mesmo antes de abrir os olhos eu já estava sorrindo. O sol parecia ter um brilho todo especial tocando nas montanhas... Não sei se era o sol, as montanhas ou meus olhos. Talvez tudo junto!
A quinta-feira é o dia da semana regido pelo Grande Benéfico Júpiter, portanto, um dia de empoderamento. Imaginem quando misturamos a energia da mudança com a energia do empoderamento! O resultado é excelente! Devemos pensar na importância da mudança que chega hoje. Observem, prestem atenção... Porque o que vier de novo pode representar sorte e fortalecimento. Mudanças abençoadas podem surgir!
Depois de toda a potência de energia do Diabo, ontem, caímos logo na fluência de uma travessia. E eu respirei aliviada! rs Aprendi há tempos que sempre que o Diabo aparece, ao mesmo tempo que temos energia disponível, também podemos ter uma perda de energia. Isto não serve para todo mundo, ok? Conheço pessoas que apenas se energizam com o Diabo, mas também conheço outras (eu incluída) que ficam muito tensas com este tipo de energia e por isso acabam se desgastando um pouco.
Portanto, olhando a travessia do 6 de Espadas, fico aliviada e consigo relaxar, porque se ontem o dia foi razoavelmente tranquilo, foi graças ao cuidado especial que eu tive com meus pensamentos. Espero que todos tenham feito o mesmo!
Então vamos falar do 6 de Espadas, esta carta que costuma dar um respiro, levar a gente para passear, viajar, mesmo que seja de forma simbólica. Ele é um divisor de águas! Ele é capaz de nos empurrar pra fora da zona de conforto, saímos de um lado do rio e nos encaminhamos para a outra margem.
Ficar no meio do caminho nem sempre é confortável, mas se colocarmos nosso pensamento no momento presente, ajuda bastante! Aliás, isto é o que deveríamos fazer sempre! Quando vivemos no momento presente, vivemos de verdade (se ninguém ainda pensou nisso, aproveite o momento).
Vejam só! Temos uma mudança de ciclo e não é só isto, temos uma energia totalmente nova pairando por aqui. Peço atenção especial de vocês para os últimos Arcanos que vieram nos visitar: a Força deu o tom do ciclo, em seguida tivemos o Rei de Paus e em seguida o 8 de Paus. Podemos dizer que um ciclo que revela talentos e manifesta poderes foi fortalecido pela autoridade e a criatividade do Rei e abençoado com os sinais vindos do céu do 8. É por isso que o Diabo que nos influencia hoje não é tão feio quanto poderíamos imaginar.
Sim, nós sempre analisamos os Arcanos de acordo com os que vêm antes. Este Diabo é um Diabo resultante de um processo que incluiu um ciclo de Força com Rei de Paus e 8 de Paus. Portanto, pode ser um Diabo mais estratégico (Força) ou pode contar com o apoio de algum poderoso (Rei de Paus) ou pode ser mais metafísico (8 de Paus).
Temos um Diabo mais transformador do que destruidor, sem dúvida!
Aproveitei carona e escolhi uma imagem do tarot alquímico, que nos mostra o ser andrógino, a união do feminino e do masculino subjugando o mal. Penso que este ser tão completo em si, pleno, mostra que quanto mais estamos em harmonia, mais estamos livres da manipulação e da dominação de algo externo a nossa própria consciência. Vamos neste caminho de iluminação e expansão de consciência!
Continuamos vibrando a energia do fogo, mas ao invés do Rei de Paus, quem agora define o dia é o 8 de Paus, portanto, nossa segunda-feira tende a sem mais divertida, leve e surpreendente. É claro que precisamos contribuir um pouco também, mas vou explicar isto com calma...
O 8 de Paus é o Arcano que fala dos sinais que o universo envia para que sejamos capazes de seguir pelo caminho mais correto ou mais positivo. Muitas vezes, estamos diante de situações - das mais simples às mais complexas - e não temos a noção clara em relação ao que fazer ou qual opção escolher. Com a presença do 8 de Paus tudo fica mais claro e mais fluido.
É curioso perceber que a presença do 8 de Paus em um jogo ou como Arcano do Dia, costuma desencadear uma série de sincronicidades, as chamadas "coincidências". São estas sincronicidades que poderão nos dar pistas sobre como agir. Para quem não sabe, sincronicidades são eventos que parecem se conectar de maneira mágica, por exemplo: você pensa em uma pessoa e em seguida o telefone toca e é ela querendo falar com você... Você faz uma declaração em tom solene e em seguida um passarinho entra pela janela e voa em torno da sua cabeça... Se pensarmos bem, as sincronicidades são como pequenos toques de magia no nosso dia a dia.
Como a segunda-feira é regida pela Lua, dia de magia e espiritualidade, é provável que esta energia mágica do 8 de Paus se manifeste de forma ainda mais clara! E se dermos um empurrãozinho a magia poderá ser a grande estrela do dia. A pergunta é: o que você pode fazer hoje para tornar o seu dia mais encantador e mágico?
Jornalista, taróloga e pensadora compulsiva. Intensa, um pouco complicada, nem sempre perfeitinha. Bem-humorada, sem dúvida! Chatinha e detalhista? Com certeza. Sonhadora com os pés no chão... Séria risonha... mulher paradoxo para alguns, mas, no fundo, apenas uma mulher.