4 de Espadas

domingo, 22 de dezembro de 2024

Bom dia! :-)

Depois de um sábado que foi nutrido com a energia alegre e leve do 6 de Copas, passamos a vibrar a energia mais focada e silenciosa do 4 de Espadas, um Arcano que eu adoro, apesar de não ser muito popular por aí. E por que não é popular? Porque não faz festa, não faz barulho e nem emite opinião...

O 4 de Espadas chega para fazer um convite que vale a pena aceitar: vamos  meditar... vamos esvaziar a mente de pensamentos excessivos (e compulsivos), de crenças, de hábitos, de tudo aquilo que repetimos incessantemente de forma inconsciente, sem antes abrir os olhos e a consciência. A ideia aqui é silenciar por fora e por dentro... É no vazio que se encontra o despertar da sabedoria.

Diante de tudo isso, fica fácil compreender porque a sabedoria se tornou um artigo de luxo no mundo onde vivemos, pois temos barulho, ruído (na comunicação) e conflito o tempo todo! Não sei o que mais me choca, se as postagens que vejo por aí ou os comentários... O nível de agressividade e desequilíbrio das pessoas está absurdo demais! E não é coincidência que junto com isso também se manifeste a ignorância e a falta de consciência (de si, do outro e da vida).

Então, em um domingo regido pelo Sol, um dia que recomenda o autoconhecimento e o trabalho interior, a presença do 4 de Espadas dá a pista de qual caminho seguir para alcançar essa recomendação: meditação, silêncio interior, abrir espaço dentro de si para captar algo novo. A não-ação permite a percepção dos movimentos sutis que refletem nossa conexão com o Eu Superior. A condição passiva-receptiva permite acessar níveis mais elevados do ser.

Que o domingo seja sábio e meditativo!

A imagem veio daqui

https://br.pinterest.com/cacaugoncalves/imagens-tarot/postadas/


 

6 de Copas

sábado, 21 de dezembro de 2024

Bom dia! :-)

Se a sexta-feira foi um dia de prosperidade, foi um dia produtivo (e, por aqui, foi! De compra de presentes a estudar Neurolinguística para a graduação), hoje temos mais leveza e diversão. Meu sorriso diante desta carta foi inquestionável! Poderia chamar o 6 de Copas de serotonina! É uma boa descrição da energia deste Arcano e é o que o meu corpo mais precisa neste momento.

O 6 de Copas é um resgate de bons momentos da infância, da adolescência e é um sinal de que podemos construir isso no momento presente também. O ser humano tem o péssimo  hábito de acreditar que só as crianças podem ser sinceramente felizes e que adultos que não se deixam pesar pelas responsabilidades são devem ser levados a sério. Essa crença nos adoece permanentemente e julgamos que somos melhores (adultos) quanto mais cansados, stressados e infelizes somos. Alguém já se deu conta do nível de masoquismo desta atitude?

Neste sábado, dia da semana regido por Saturno, dia de trabalho, de projetos e de buscar estabilidade, o 6 de Copas chega para dar uma chamada: você não precisa adoecer para provar que se esforçou... Você não precisa chegar a exaustão para provar que é um bom profissional... você não precisa sofrer e negar suas necessidades para provar que é uma boa mulher, mãe, filha, amiga (meninos, façam sua versão). É possível ser feliz, ser alegre, ser leve e ainda assim cumprir o que precisa ser cumprido, vivenciar o que deve ser vivenciado.

Que o sábado seja de alegria e diversão!

A imagem veio daqui

https://br.pinterest.com/cacaugoncalves/imagens-tarot/postadas/


 

9 de Ouros

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Bom dia! :-)

Seguimos em ciclo de reforço de Temperança (um ciclo que surgiu depois de outro ciclo de Temperança com oito Arcanos Menores), agora com uma energia bastante concreta e próspera, o 9 de Ouros. Isso me leva a crer que a pausa de ontem, para perceber o que se gosta e o que se quer (com o 4 de Copas) deu muito certo!

O 9 de Ouros é fértil e farto! Ele também pode apontar para um excelente momento para plantar, cultivar e construir, mas seu principal alerta é para a colheita. Sim, sim... hoje é dia de perceber e receber o resultado de todo o esforço que foi desenvolvido. Gosto de lembrar que com o 9 de Ouros não estamos falando de sorte ou de presentes, estamos falando do resultado de todo o suor e esforço dedicados a alguma atividade, não exclusivamente atividades profissionais.

Portanto, podemos dizer que o dia será próspero, será produtivo, trará resultados e a sensação de que todo o esforço não foi em vão. Só isso já é muito! Porque poucas coisas são tão frustrantes quanto trabalhar sem retorno ou reconhecimento, se esforçar além da média e continuar invisível. É como se isso fosse contra as leis da física que dizem que a toda ação corresponde uma reação.

A sexta-feira é o dia da semana regido por Vênus, um dia especial para se pensar no amor, nos afetos e nas relações. Com a presença do 9 de Ouros, temos sentimentos que podem se tornar recíprocos... temos uma profusão de emoções... temos relacionamentos que trazem seus primeiros frutos e se mostram prósperos, bem estruturados, estáveis.

Que a sexta seja amorosamente próspera!

A imagem veio daqui

 

4 de Copas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Bom dia! :-)

Peço especial atenção para a presença, nos últimos 10 dias, da Temperança (que já foi regente do ciclo anterior e que apareceu de novo ontem para reforçar esta energia) e Arcanos que transmitem uma busca de equilíbrio e base, como o 4 de Copas, o 4 de Ouros, o 2 de Copas e o Ás de Ouros. Isso deixa bem claro que estamos tentando - MESMO - alcançar um local de conforto emocional e estabilidade prática para podermos pisar firme no chão e dar um salto de cura. Quem aparece de novo por aqui hoje é o 4 de Copas, confirmando essa linha de raciocínio.

Afinal, do que fala este Arcano que não é visto de forma muito simpática? Gosto muito de pensar na conexão dele com o 3 de Copas, a carta que vem antes e que nos fala de festa e celebração. Talvez seja mais fácil gostar de uma energia de festa do que de uma energia de reflexão... Mas para mim não é! Uma festa pode ser boa, mas viver de festa é extremamente desgastante. Portanto, quando vejo a energia do 4 de Copas chegar, penso na possibilidade de recolhimento e o quanto este movimento pode trazer conforto, quietude e descanso.

Este também pode ser o momento ideal para deixar de lado o pitaco alheio e a influência social e mergulhar no processo de descoberta interior... O que você, de fato, quer? O que você, de fato, gosta? Observe a imagem (linda!) e perceba que a mulher está de olhos fechados e abraçada em belas flores. A sensação é de uma paz incrível, uma conexão com sua própria essência que traz gratificação. É tudo que desejo já há algum tempo. E é a energia que vibra por aqui hoje.

Que a quinta seja de pausa para o autocuidado!

A imagem veio daqui

 

A Temperança

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Bom dia! Boa tarde! :-)

Ai, ai... A Temperança chegou tarde, eu devia ter tirado o Arcano do Dia de manhã bem cedo... Antes do pneu do carro abaixar, antes de eu saber se era esvaziado ou furado, antes de eu colocar aquela maquininha de encher pneu que faz um barulho insuportável, antes de levar no posto, antes de eu ter uma crise. Era só ficar quieta, trancada dentro de casa, esperar o marido voltar para casa no fim da tarde, colocar o estepe e levar o carro para o borracheiro. Mas não... Eu quero adaptações no trabalho, mas eu mesma não crio adaptações para mim, na vida cotidiana, fico me forçando ao máximo e ainda quero a saúde mental em dia! Difícil, né amiga?

Então hoje eu vou fazer a mesma pergunta para você: o quanto você se cobra, se exige, se força para ser a super-mega-ultra perfeitinha, competente, mulher-maravilha de plantão, que não pede ajuda, não grita por socorro quando não dá conta ou acha que não vai dar conta? Como comentei com minha psicóloga, isso nem é questão do autismo... qualquer pessoa vai ter alguma limitação em algum setor da vida, em algum momento, e não há porque ter vergonha disso (eu tenho, muita). Essa vergonha é que acaba trazendo uma sobrecarga seja emocional, mental ou sensorial. Apenas não se torture... Apenas não force a barra com você mesma.

A Temperança é este equilíbrio, esta forma ponderada e harmoniosa de administrar a vida, de lidar com as situações, com as pessoas e consigo mesma. A Temperança é um dos Arcanos de cura pois através de uma postura calma e pacífica é possível transmutar emoções, refiná-las, abrir nova e mais elevada perspectiva sobre si mesmo. Esta alquimia interna transforma nossas emoções-chumbo em emoções-ouro, mais equilibradas, saudáveis e elevadas. E hoje eu sei que um dos caminhos para alcançar esta elevação é o da generosidade consigo mesmo. Estamos aprendendo...

Que a quarta seja calma, equilibrada e de cura emocional!

A imagem veio daqui

 

9 de Paus

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Bom dia! :-)

Eu fico sempre bem impressionada com a conexão do Arcano do Dia com momentos vividos e até mesmo com pensamentos e sentimentos que passam por aqui. Ontem de noite, a última coisa que pensei antes de dormir foi "amanhã preciso resolver tanta coisa e eu queria ficar quieta, eu preciso descansar". Hoje, acordei percebendo que não  tem tanta coisa assim e que muitas dessas coisas eu faço com prazer, então não deveria ser um problema. Aí o 9 de Paus aparece e ainda afirma: com disciplina tudo vai ficar ainda mais fácil.

Quando olhamos para o 9 de Paus, pensamos em uma energia ativa mas, ao mesmo tempo, muito equilibrada, pois para desenvolver um comportamento disciplinado é fundamental foco, atenção, perspicácia... habilidades que não costumam surgir se estamos ansiosos, agitados. Então, o primeiro passo é: res-pi-ra. Se possível, inclusive, recomendo um tempinho de meditação, nem que seja por 15 minutinhos. Eu, aqui, assim que terminar de escrever esta postagem, vou meditar. A meditação é um ingrediente fundamental para a melhoria do meu estado, mas, acredite, ela é excelente para qualquer pessoa em qualquer condição.

Em uma terça-feira, dia da semana regido por Marte, dia de tomar decisões e defender ideias, a presença do 9 de Paus pode trazer mais ponderação às atitudes e decisões, evitando escolhas baseadas em impulsos e reatividade. A disciplina também pode ser fundamental para se assumir uma determinada postura e responsabilidade para tomar decisões e seguir cumprindo o que foi decidido.

Que a terça seja disciplinada!

A imagem veio daqui

https://br.pinterest.com/cacaugoncalves/imagens-tarot/postadas/


4 de Ouros

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Bom dia! :-)

Você percebe o quanto estamos precisando de sossego? Observe os últimos dias... Estamos em ciclo de Temperança, que pede tranquilidade e harmonia, e depois temos uma sequência com: Princesa de Copas, Ás de Ouros, 10 de Copas, Ás de Ouros, 4 de Copas, 2 de Copas e hoje 4 de Ouros. A tradução pode ser: comunicação amorosa, buscar energia de base, amadurecer emocionalmente, volar para a energia de base, refletir sobre o que quer sem ser pressionado pela opinião dos outros, compreender a importância das relações para, finalmente, enraizar, estabilizar.

Antes mesmo de virar o Arcano de hoje eu já percebia com clareza a energia que me cercava... uma enorme vontade de ficar quieta em casa, reclusa, cuidando de pequenas coisas práticas. Tudo isso tem muito a ver com o 4 de Ouros. Assim como também a sensação de apego a uma zona de conforto que eu não estou nem um pouco disposta a lutar contra. Aliás, tenho buscado mais locais de conforto para fugir dos picos de cortisol que, mesmo depois de 3 semanas de licença, ainda estão por aqui, firmes e fortes.

O 4 de Ouros é a zona de conforto... Se você se sente preso nela, com uma limitação de liberdade e uma frustração por não poder ir além, saia já desta zona de conforto! O conselho do Arcano é para se mover para fora disso. No entanto, se você está precisando de tranquilidade, se ainda se sente sob ameaça e precisa sentir segurança e acolhimento, então se aconchegue na zona de conforto. E de forma alguma sinta culpa por isso. O final do ano costuma ser um período em que todos, de um modo geral, se sentem mais stressados, cansados e, ao mesmo tempo, mais sensíveis. Não se exija além da medida, cuide-se com carinho. É o que tenho procurado fazer.

Que a segunda seja de boa nutrição emocional e conforto!

A imagem veio daqui