Recapitulação

quinta-feira, 22 de maio de 2014

É frequente, em meus atendimentos, que eu não somente faça alguma fórmula aromaterápica, fitoterápica ou floral para meus pacientes, mas também indique algumas práticas muito eficazes. O Ho'oponopono todos aqui já conhecem... Hoje eu vou postar um pequeno resumo de outra prática que eu recomendo, especialmente para as mulheres. Espero que gostem.

Trata-se de uma prática xamânica, que tem a sua origem relatada nos livros do antropólogo Carlos Castañeda e envolve respiração e memória. Aqui, quando falamos em memória, estamos nos referindo a um verdadeiro retorno ao momento exato que determinadas coisas aconteceram em nossas vidas.

Segundo esse conhecimento xamânico, vamos perdendo energia vital no decorrer da vida e uma das formas mais efetivas de resgatar tal energia (e, portanto, saúde e poder pessoal) é relembrar determinados momentos e “pegar de volta” nossa energia que ali ficou ou foi “trocada” com outra pessoa. Também é interessante fazer a recapitulação diária: todas as noites, antes de dormir, relembrar o dia e recapitular.

E como se faz, em termos práticos, a recapitulação? Bem, existem algumas variações e então cada um perceberá como se adapta melhor e de que forma obtém melhores resultados. Mas, basicamente, se processa da seguinte maneira:

Busque um local tranquilo e isolado, onde não seja incomodado. Sente-se confortavelmente e, após respirar profundamente e "limpar" a mente, comece a lembrar de situações pelas quais você passou, que tenham “roubado” sua energia vital, normalmente, as que geraram desgaste, sofrimento, tristeza e mágoa. Escolha uma por vez. Trabalhe uma situação de cada vez.

Não somente lembre a situação, mas tente senti-la novamente, lembrar-se de detalhes do ambiente, de você e da outra pessoa. Então, quando sentir que está energeticamente revivendo a situação, comece a movimentar a cabeça da direita para a esquerda (girando... olhando por cima do ombro direito, olhando a frente e olhando por cima do ombro esquerdo) inspirando o ar, enchendo os pulmões, e ao mesmo tempo firmando tudo que estava visualizando/sentindo. Quando chegar do lado esquerdo, dê uma pequena parada e depois imagine que tudo aquilo vai se esvaindo de você, conforme você vai esvaziando os pulmões lentamente e girando novamente a cabeça até estar olhando sobre o ombro direito.

O objetivo desta prática é 1) retornar ao momento em que tudo aconteceu 2) resgatar a sua energia que ficou lá presa ou presa na outra pessoa 3) devolver a energia da outra pessoa que ainda estiver presa em vc. Esta prática é recomendada para todo tipo de relacionamento, mas em especial os afetivos e sexuais. Em especial as mulheres devem fazer isso, pois os xamãs dizem que quando nos relacionamos sexualmente com um homem, ele passa a se "alimentar" da nossa energia. Enquanto não estivermos energeticamente "descoladas" deles, eles continuam, de alguma forma, minando a nossa energia, mesmo que não estejamos mais com eles.

Recomendo a leitura de um livro chamado "A travessia das feiticeiras", da Taisha Abelar. Nele há muitas dicas sobre esta e outras práticas fundamentais para as mulheres. Durante muito tempo não recomendava este livro de forma geral, pois as informações são, de fato, muito impactantes. Mas creio que já é hora de as mulheres terem acesso a este tipo de conhecimento.

Nenhum comentário: