6 de Copas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bom dia! :-)

O tema para a meditação hoje é: "sinta a alegria de saber o que se quer". Aliás, tema muito propício, porque uma das maiores razões de não atingirmos um objetivo é o fato de simplesmente não sabermos, exatamente, o que queremos. Já pensaram nisso?

O 6 de Copas é uma das cartas mais leves dos Arcanos Menores e com um repertório de imagens, distribuído pela net, dos mais lindos! Normalmente, com a presença de crianças e jardins, flores...

Assim como o 3 de Copas, ele também faz referência à alegria, podemos pensar, alegria em dobro (como dois 3 de Copas juntos!). Até porque a celebração do 3 é de um começo e no 6 já é de uma conquista.

A presença do 3 de Copas em uma terça-feira regida por Marte, me colocou refletindo aqui sobre a alegria de saber o que se quer. Não é possível conquistar algo se não conseguimos saber o que é esse algo. Não se pode achar algo se não sabemos onde procurar e nem como reconhecê-lo. Esse ensinamento é básico!

Então, a primeira coisa a fazer hoje é se dedicar a descobrir o que realmente se quer. Uma boa dica é pegar papel e caneta e começar a escrever tudo que vier à cabeça, para depois ir cortando umas coisas, acrescentando outras. Eu sempre falo em papel e caneta porque estamos tão robotizados na frente do computador e acostumados a digitar, que escrever à mão se transforma em um tipo de "não-ação".

Outra dica é começar pelo que você NÃO quer! Já é um começo...rs Se a questão for afetiva, por exemplo: se você não sabe ao certo o que quer de alguém para se relacionar, comece pelo que não quer. Tipo: eu não quero alguém egoísta, que só pensa no próprio umbigo; eu não quero alguém que goste de pagode...rs Deus me livre de alguém que enche a cara e sai trocando as pernas pela rua. Pois bem, então isso se transforma em: quero uma pessoa que me enxergue, que compreenda as minhas necessidades e que sempre busque o consenso e a harmonia, quero alguém que tenha gostos parecidos com os meus em relação ao lazer e quero alguém que seja sóbrio e responsável, alguém que saiba conduzir sua vida com sabedoria. Que tal? ;-)

Bem, essas foram as dicas para que saibamos o que queremos e possamos decidir e ir em busca disso. Mas se pensarmos no 6 de Copas como consequência de algo que já foi feito antes, podemos pensar que uma decisão tomada anteriormente nos traz hoje as alegrias, as recompensas. Oba!

Deixo para vocês uma historinhas zen sobre a capacidade de decisão e, inclusive, sobre o truque que ensinei, de ir eliminando opções para se chegar à escolha...rs

Ótima terça para todos nós! :-)

Decisões

Há uma anedota Zen sobre uma mulher, que não conseguia decidir-se por qual porta deveria sair de certo aposento. Ambas as portas levavam ao mundo exterior. Após algumas horas de indecisão, ela empilhou algumas esteiras diante de uma das saídas e caiu em um sono profundo. De manhã cedo, levantou-se e examinou o mesmo problema novamente. Uma das portas estava livre, mas a outra estava bloqueada por uma pilha de esteiras. Ela suspirou finalmente: "Agora eu não tenho escolha."

A imagem veio daqui

6 comentários:

Rô Rezende disse...

Era o que eu precisava ler! Estou em uma fase difícil, e perguntei ontem ao meu tarot o que preciso para sair dela, o 6 de copas apareceu. Ler sobre ele por aqui, hoje, me mostra o caminho. Obrigada!

Patrizia disse...

Amei a história zen contada. Hoje joguei meu tarot do dia e deu 3 de copas, que é o início e aqui apareceu 6 que já parece uma concretização do que se quer. Esses dias acabei descobrindo uma saída de como conseguir melhorar a minha eficiência nos estudos. As ideias brotam quando acordo, isso é uma dádiva. Agora me falta um empurrãozinho para que eu as faça. Mas sempre é bom ter metas, já é um começo. Gosto demais dessa carta. Bom dia a todos do ViaTarot! ;)

Bruna disse...

É o que vou fazer hoje. Bom dia!

Anônimo disse...

Bom dia, Via!

Há algumas coisas perdidas que precisam ser resgatadas dentro de todos nós para que possamos retomar o caminho verdadeiro de nosso próprio ser. Este resgate manifesta-se as vezes como uma saudade, um saudosismo, uma nostalgia que indica algo de valor esquecido no passado. É o momento de recuperar isto e sair do desvio que por vezes tomamos até reencontrar o passo.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Amanda Rocha disse...

O Via tarot como sempre, me ajudando ..rsrsr! Obrigada!

Cacau Gonçalves disse...

Passada rapidinha para dar boa noite! ;-)

Confesso que esperava mais de um dia de 6 de Copas, no entanto, minha grande alegria foi conseguir acordar bem cedo e resolver várias questões de trabalho. Amanhã tb será um dia cheio, portanto, lá vou eu pra caminha!

beijinhos!