A Justiça

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Bom dia! :-)

O fluxo de energia reversa do Enforcado já foi substituído pelo tom kármico do Arcano 8. E quando falamos de karma aqui, que fique claro, não estamos falando da forma popular, sinônimo de "coisa ruim e emperrada", mas estamos falando do verdadeiro sentido do karma: causa/consequência ou a reação decorrente de uma ação passada.

Sempre que a carta da Justiça aparece estamos de frente com situações que, de forma mais ou menos clara, têm a sua causa no passado. Podemos não lembrar ou não compreender, mas em algum momento do passado, fomos nós que construímos aquilo, pra bem ou pra mal.

Atualmente, várias escolas e linhas espirituais avisam que o karma acabou, ou seja, que passamos por um processo em que tudo que foi feito em vidas passadas já caiu e agora o que chamamos de karma pode ser adquirido somente nesta existência. É o popular "aqui se faz, aqui se paga". Isso se explica pela velocidade das coisas... Tudo está se processando cada vez mais rapidamente e devemos, com consciência disso, buscar agir de forma harmonizada com a nossa essência. Cada vez mais eu chego a conclusão de que não existe um certo ou errado geral, mas cada pessoa deve buscar o seu certo e errado, de acordo com a "configuração espiritual" com a qual veio nesta vida.

O tema para meditação do dia de hoje é: "o maior desafio é ser justo consigo mesmo". Alguém palpita por que? Simples: é muito fácil ser imparcial com os outros, mas consigo mesmo a história é outra! Para um lado ou para o outro. Ou a pessoa é muito condescendente com seus próprios erros ou então é exagerada no rigor e na autoexigência ("presente!" rs). O desafio neste domingão de trabalho interior e autoconhecimento é conseguir olhar para si mesmo de forma justa e equilibrada.

Para ajudar a reflexão, procurei algumas frases de impacto que falam sobre justiça:

A vingança é uma espécie de justiça selvagem.
Francis Bacon

A primeira igualdade é a justiça.
Victor Hugo

Fazer o bem ao teu inimigo pode ser obra de justiça e não é árduo; amá-lo, tarefa de anjos e não de homens.
Jorge Borges

Não há ordem sem justiça.
Albert Camus

Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo.
Albert Camus

Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.
Platão

Ser bom é fácil. O difícil é ser justo.
Victor Hugo

A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos.
Barão de Montesquieu

Justiça é não fazer a outrém o que não queríamos que nos fizessem.
Hughes Lamennais

Um domingo maravilhoso para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

3 comentários:

infinitoamanajé disse...

Amém! Sou grato.

Narayana disse...

Bom dia pessoal...gostaria de saber pq as publicações antigas foram excluídas...abraços.

Anônimo disse...

Oi, Narayana!

Vamos realizar um novo projeto com o material do Via Tarot. Ainda estamos refletindo sobre isto, eu e a Sócia.

São 5 anos de esforço diário escrevendo sobre Tarot e estamos pensando em fazer um livro ou um blog específico para interessados em estudar o Tarot.

Em breve virão as novidades ;-)))

F.A.