4 de Copas

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Bom dia! :-)

Depois do vendaval, do turbilhão, da produção de adrenalina que dava pra vender, permutar, distribuir, doar... vem a calma. Não, exatamente, uma calma comemorativa, mas uma calma de alívio de ter conseguido ultrapassar o primeiro desafio. Pelo menos é assim que estou me sentindo. Agora vou precisar de paciência para aguardar a decisão do juiz. Que os deuses me ajudem e abençoem! Talvez, por tudo isso, o Arcano de hoje é o 4 de Copas e a imagem me representa: voltada totalmente para dentro, tentando me regular e retornar a um espaço confortável dentro de mim.

O 4 de Copas é o silêncio e a quietude depois da festa (do 3 de Copas), é a pausa do sentir... aqui não se sente coisa alguma... a apatia define. Mas isso não é ruim... A sociedade em que vivemos nos exige atitude constante e expressões faciais sinalizadoras. Vivi assim a maior parte da vida, até receber meu diagnóstico. Então percebi o quanto viver assim pode ser exaustivo e às vezes eu só preciso ficar quietinha e sem expressão para poder recuperar as energias.

Recentemente, minha psicóloga falou algo que aquietou minha frustração de não conseguir "resistir às pressões" como os neurotípicos. Ela disse: um ambiente que faz um autista entrar em crise, definitivamente, não é um ambiente saudável para os neurotípicos também. A diferença é que o neurotípico terá mais resistência e adoecerá mais lentamente, enquanto o autista sentirá que simplesmente é incapaz de ficar naquele ambiente. Ter consciência deste fato me deixou mais aliviada (por mim) e, ao mesmo tempo, mais triste por todas as pessoas neurotípicas que resistem além do limite saudável e acreditam que isso é ter sucesso.

Sim, o 4 de Copas é um Arcano reflexivo... Muitos não gostam dele porque ele "cutuca" questões que nos adestramos a não olhar, a colocar debaixo do tapete. O 4 de Copas avisa: é hora de fazer faxina! Vamos levantar tapetes, empurar sofás e camas, vamos mudar certas coisas de lugar porque estar acostumado com algo não quer dizer que este algo nos faça bem.

Que a quarta seja dia de quietude para se ouvir com profundidade!

A imagem veio daqui

 

Nenhum comentário: