4 de Ouros

domingo, 10 de março de 2024

Bom dia! :-)

Continuamos conectados com a energia da terra... sólida, estruturada e fértil, mas hoje quem nos visita é o 4 de Ouros, um representante da energia de base. O que será que ele tem a nos dizer, principalmente depois de um 7 de Ouros?

Se o 7 de Ouros chamou nossa atenção sobre a necessidade de fazermos nosso trabalho bem feito, sem a preocupação em relação ao resultado que vamos colher, o 4 de Ouros avisa algo mais ou menos assim: o resultado mesmo ainda não chegou, mas pode descansar, pode parar de fazer este esforço desmedido, é hora de pausa para aguardar em segurança que tudo se desenvolva da melhor forma e traga os melhores frutos.

Em um domingo, dia da semana regido pelo Sol, dia de autoconhecimento e trabalho interior, o 4 de Ouros fala de estabelecer as bases do seu próprio eu, com a compreensão de que sempre há o que melhorar, mas olhando de forma muito sincera para as limitações e dificuldades existentes. Creio que comecei o dia fazendo isso por aqui. Por mais que tenha uma família maravilhosa, que eu amo demais, desde que meu diagnóstico de autismo surgiu, tenho sentido, vez por outra, a necessidade de pontuar certas questões. Aliás, a psicóloga tem conversado muito comigo sobre isso... sobre a importância de dizer "não", de deixar bem claro que o fato de eu ser capaz de fazer algo não quer dizer que isso não me cause dano.

Sou capaz de lidar com uma mudança de planos que acontece tarde da noite num dia para o que estava programado para o outro dia, mas isso tem um preço... bem alto, por sinal! Se eu disser "então está tudo cancelado", não vai resolver meu problema (porque a programação já foi quebrada de qualquer jeito) e vai frustrar os outros envolvidos... se eu disser "ok, tudo bem", todos estarão satisfeitos, achando que está tudo normal, mas eu fiquei presa com meus neurônios e minha energia vital naquela virada de planos, como se tivesse acelerado um carro a 140 km/h e dado um cavalinho de pau. Já estou exausta antes que o novo combinado se torne realidade, minha mente sobrecarregada, meu corpo tenso e dolorido. A questão é que mesmo as pessoas mais próximas não têm a menor ideia do que tudo isso me causa (mesmo eu relatando sempre que acontece) e muitas vezes ainda falam coisas do tipo "ah, mas a vida é assim... coisas aleatórias acontecem"... Pois é...Pois é... Se já é difícil para o neurotípico, imagine para o neurodivergente?

Que o 4 de Ouros possa sedimentar o entendimento de quem somos, para nós e para os outros!

A imagem veio daqui

 

Nenhum comentário: