A Justiça

domingo, 29 de outubro de 2017

Bom dia! :-)

A presença da Justiça por aqui me aguçou a curiosidade, porque percebi que, neste ano, enquanto o Mundo, a Temperança e o Mago apareceram por aqui seis vezes cada um... enquanto a Força nos visitou oito vezes... A Justiça aparece por aqui pela primeira vez. Se pensarmos em termos de Brasil e mundo, a interpretação mais óbvia prevalece: cadê a justiça? De primeiro de janeiro até agora, ninguém viu... Espero que a partir de agora ela se faça presente. Mas se pensarmos em termos mais próximos, em termos da família Via Tarot, podemos abrir uma linha de raciocínio um pouco diferente e é sobre isso que vou escrever hoje.

O Arcano da Justiça transmite muito um conceito de "destino". Eu tenho muito cuidado em falar sobre destino porque não acredito em um destino fechado e imutável. Acredito em um rascunho já traçado quando cada ser humano nasce... Acredito que alguns fatos muito específicos (e poucos, na verdade) precisam ser vivenciados, mas como serão vivenciados será resultado do esforço evolutivo pessoal de cada um.

A Justiça pode estar sinalizando para um período em que determinadas experiências serão vividas, necessariamente, o que nos leva a crer que são experiências importantes, que representam aprendizados significativos. Outra percepção interessante fala da importância de se manter um equilíbrio, especialmente na mente e na nossa capacidade de avaliar com ponderação nossas atitudes.

O que é justo? Aquilo que atende de forma equilibrada todos os envolvidos. Justo é o resultado que surge como reflexo exato do que foi feito. Boas ações terão bons resultados dentro de um processo justo e muitas vezes, quando não vemos isso acontecer, nossa mente é invadida por reações negativas. A atitude mais sábia diante disso é tentar retornar ao equilíbrio interior, antes de qualquer coisa. A justiça exige equilíbrio.

Que esta reflexão seja ingrediente bom para o trabalho interior e o autoconhecimento neste domingo regido pelo Sol, apesar de lá fora só se ver chuva. :-)

A imagem veio daqui

Nenhum comentário: