10 de Paus

terça-feira, 19 de julho de 2016

Bom dia! :-)

Como costumo dizer sempre, o tarot é tão surpreendente, que me surpreende ainda, depois de mais de 25 anos de convívio. Prestem atenção nesta história e entenderão melhor os processos dos Arcanos em nossa vida.

No domingo, quando eu tirei os Arcanos da semana, como de costume, lembro de ter olhado para o 10 de Paus e questionado: "como assim, 10 de Paus? Eu estou de recesso! Não tem como eu ter acúmulo de serviço, stress e correria!" Bem, isso seria verdade, não fosse um fato inesperado: na segunda-feira de noite, quando me preparava para fazer uma consulta completa e um complemento de consulta, fiquei sem internet. Resultado? Hoje, tenho estas consultas de ontem, mais a postagem e mais as consultas de hoje para fazer. Levando-se em conta que estou em uma semana de recesso do trabalho da escola, isto é sobrecarga de trabalho, stress e correria bem acima do que eu poderia imaginar! Mas o que não tem remédio, remediado está, né? Peço somente paciência para o pessoal que está aguardando as consultas...

O 10 de Paus é uma carta que sempre nos lembra alguns conceitos de qualidade de vida, do tipo: não ir além dos seus próprios limites, respeitar o tempo de descanso, de sono, de lazer, não assumir mais responsabilidades do que o necessário. Traçando um paralelo entre a visão desta carta no mundo antigo (vamos pegar o tarot mitológico para dar o exemplo) e no mundo atual, temos mais ou menos o seguinte: os navegantes chegando em um nível máximo de stress, arriscando as próprias vidas, para depois entrarem em um estado de desânimo, como se nada fizesse sentido ou valesse a pena. Hoje em dia, nós estamos trabalhando feito doidos, com mil preocupações e informações na cabeça e depois percebemos que não estamos vivendo, não sabemos mais o que é não trabalhar, não pensar em trabalho, ficar longe de informações (TV, computador, celular). Ou será que só eu enxergo o quanto tudo isso que vivemos hoje parece vazio e sem sentido? Precisar trabalhar tanto para ter uma vida melhor e no final das contas não ter tempo de viver, nem uma vida ruim, que dirá uma vida melhor.

Sempre que esta carta aparece, eu costumo falar para mim mesma "para, respira!" porque a tendência é de achar que todos os problemas precisam ser resolvidos de uma só vez, levando a criatura à exaustão! Então, apesar de estarmos em um dia de Marte, que pede decisões e resoluções, vamos com calma, sim? Porque o mais importante na vida é viver (óbvio, né?).

Ótima terça para todos nós!

A imagem veio daqui


Nenhum comentário: