7 de Copas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bom dia! :-)

Muitas coisas para escrever e analisar... Venham comigo!

Ontem, começamos a falar sobre fantasmas, criações mentais que poderiam nos atropelar, trazendo medo e insegurança. E hoje transferimos o discurso do campo mental para o setor emocional. Hoje, o cuidado deve permanecer: atenção às impressões emocionais em relação a situações, pessoas, coisas, lembranças, desejos. Devemos olhar tudo de forma muito cuidadosa, pois a linha que separa a intuição da ilusão é muito tênue.

Para falar do 7 de Copas precisamos relembrar o conceito de mente do predador. Interessante isso, levando-se em conta que a mente do predador, como o nome já diz, é um processo que ocorre no aspecto racional, mental, enquanto o naipe de Copas abrange mais as emoções. Mas já falamos aqui no Via sobre tais situações em que temos este cruzamento de naipes e temas.

Mente do predador é algo que foi implantado em nós e que faz com que acreditemos que seja parte de nós ou, melhor ainda, faz com que tenhamos a impressão que é a expressão do nosso eu mental, racional. A mente do predador fala dentro da nossa cabeça, costuma se fazer de conselheira, mas de um modo geral só nos aterroriza, instiga brigas, detona nossa autoestima, arranca nossa esperança. É a mente do predador a responsável por comentários do tipo: isso não vai dar certo... você está sendo ridiculamente crédula... ninguém gosta de você... as pessoas são sempre falsas... não se pode confiar em ninguém... algo de terrível pode acontecer... E por aí vai! São tantas frases negativas, assustadoras... As piores são as que possuem um ponto de interrogação ou reticências, não afirmam, mas povoam a nossa cabeça de dúvidas e desconfianças (você tem certeza que ele foi sincero? como você pode saber se isso vai dar mesmo certo?) E, reparem, a fala costuma acontecer na terceira pessoa, o que é estranho porque se o pensamento é meu, por que eu estou me chamando de você? Já pensaram nisso?

E onde fica a ligação da mente do predador com a emoção (negativa)? Simples, a mente do predador se alimenta do nosso medo e por isso ela mantém as nossas emoções sempre em estado de tensão e apavoramento. Particularmente, eu tenho a opinião de que a síndrome do pânico está profundamente associada às atividades da mente do predador. Tudo se encaixa nesse sentido...

Pois bem... Então temos hoje o 7 de Copas (e esta imagem linda que encontrei) e não temos mais os medos do 9 de Espadas, mas ainda estamos sob o risco da ilusão e do engano. Serei mais específica... Estamos falando aqui de desejos e receios mais associados ao emocional, algo que acaba gerando uma certa ansiedade e nos impede de enxergar com clareza o que está acontecendo. É aquele momento em que os prazeres fúteis podem parecer tão importantes ou a hora em que nos vemos sem saída para um problema e já damos o jogo como perdido, abrimos a boca, choramos... Muita calma nesta hora, viu? É preciso agir com cautela.

A dica será de cura, assim como a imagem que escolhi ontem... A ideia é se inspirar na imagem de hoje: sentar-se e colocar em volta de si as taças, as opções, as sensações, as emoções e desejos. Trabalhar a respiração consciente, relaxar, mergulhar dentro de si. Depois vibrar o desapego por todas as opções, até se sentir totalmente só, mergulhado no silêncio interior, abraçado com sua essência. Lentamente, começar a sorrir, um sorriso entregue, tranquilo. E então permitir que as coisas que realmente possuem uma forte ligação energética com essa essência-eu se aproximem. Assim se faz uma escolha sem ilusões ;-)

Que a quinta seja linda! :-)

A imagem veio daqui

12 comentários:

Unknown disse...

Cau...bom dia!!!


Caraca..... to tonta.... de te ler agora! Eu vivi as duas postagens na pele... te conto mais tarde.... to no fretado indo pto trabalho e tirarei um cuchilo.... tb pra por os pensamentos em ordem! Mas é incrivel como as coisas acontecem e como o Tarot tal qual uma bussola aponta o caminho certo! Gratidão! Beijos

Solange disse...

Claudinha,
Lindo texto. Me acertou em cheio e continuo com a incerteza: ilusão x intuição.
Bjs

Solange disse...

Claudinha,
Lindo texto. Me acertou em cheio e continuo com a incerteza: ilusão x intuição.
Bjs

Anônimo disse...

Uma voz me falou no sonho:

Tudo é ilusão. Estar consciente da ilusão é poder.

Comentário de hoje do Via Tarot: http://viatarot.blogspot.com.br/2013/10/7-de-copas.html

Dentro deste sonho especial alternei para outro sonho e tive uma sensação mais intensa do que a própria realidade cotidiana, pois esta também é sonho, um sonho coletivo com alto poder de coerção porque sonhado por bilhões de pessoas que estão no planeta Terra. Um sonho que chamam de realidade.

Já viram um consumidor(a) diante da vitrine fascinado pelos bens ali apresentados?

Ou um cachorro contemplando a máquina de assar frangos?

Ou um torcedor apaixonado torcendo pelo seu time?

Ou alguém no cinema chorando desesperadamente pela cena romântico-trágica?

Ou o rebanho na igreja comovido dando louvores ao senhor enquanto corre a sacola dos proventos?

Sim, tudo é ilusão como já nos disse Buda e o poeta Calderon de La Barca.

Hoje 7 de copas, ontem 9 de espadas e entre o pesadelo e a ilusão trafega o nosso Carro (arcano da 2ª feira) para aproveitar as oportunidades (3 de ouros) que a vida nos apresenta.

Júpiter em Câncer, junto com Lilith, aumenta o poder de sonho e de ilusão. Lá também está a regente de Câncer, a própria Lua, ainda cheia, aquela que inspira os sonhos e rege a noite.

Como o Carro conduz dois cavalos de cores opostas, simbolos de forças contrárias que são unificadas pela firme direção do guerreiro do arcano 7, da mesma maneira nós, através da consciência, seguimos entre o pesadelo e a ilusão, pois tanto um como a outra são sonhos, sejam eles positivos ou negativos.

Ontem vimos como o sofrimento é uma das maiores ilusões que temos. Mas há outra tão grande quanto, talvez maior e com um poder quase invencível: a paixão.

A paixão faz unir dois ou mais ególatras inveteráveis para que a Natureza possa cumprir seu propósito que vai desde a reprodução da espécie até gerar campos de energia que alimentam o planeta e uma infinidade de seres no campo mais sutil, além (e aquém) desta realidade.

E como podemos rumar no caminho da consciência sem nos fascinar pela ilusão ou pelo pesadelo?

Lendo o poeta Calderon de La Barca, mas antes uma dica mais prática, faça uma média ponderada entre o pesadelo (9 de espadas) e a ilusão (7 de copas) e assim poderás ver o resultado da realidade, pese tudo, serene a sua mente, perceba então aquilo que é e aja! Se a dúvida for grande demais, não se acanhe< faça uma consulta com a Claudinha (risos)!

Tudo é ilusão

É certo; então reprimamos
esta fera condição,
esta fúria, esta ambição,
pois pode ser que sonhemos;
e o faremos, pois estamos
em mundo tão singular
que o viver é só sonhar
e a vida ao fim nos imponha
que o homem que vive, sonha
o que é, até despertar.
Sonha o rei que é rei, e segue
com esse engano mandando,
resolvendo e governando.
E os aplausos que recebe,
Vazios, no vento escreve;
e em cinzas a sua sorte
a morte talha de um corte.
E há quem queira reinar
vendo que há de despertar
no negro sonho da morte?
Sonha o rico sua riqueza
que trabalhos lhe oferece;
sonha o pobre que padece
sua miséria e pobreza;
sonha o que o triunfo preza,
sonha o que luta e pretende,
sonha o que agrava e ofende
e no mundo, em conclusão,
todos sonham o que são,
no entanto ninguém entende.
Eu sonho que estou aqui
de correntes carregado
e sonhei que em outro estado
mais lisonjeiro me vi.
Que é a vida? Um frenesi.
Que é a vida? Uma ilusão,
uma sombra, uma ficção;
o maior bem é tristonho,
porque toda a vida é sonho
e os sonhos, sonhos são.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A

Música para este arcano: www.youtube.com/watch?v=midtOtj2qaQ

Clara disse...

Bom Dia Via!!!
O Mental e o Emocional caminham juntos e Concluem no Físico, assim como o Rio que corre para o Mar.

Unknown disse...

Bom dia!
Sim, que a quinta-feira seja tão linda quanto a sua postagem.
Aliás, nos últimos dias, as postagens estão refletindo uma sensibilidade delicada!
Bom sinal.
Namaste!
F.

MJuchM disse...

ok
7+9=16
16/2=8

espadas + copas = ???
ar + água = ???

8 de ???

rs


matarotmática

MJuchM disse...

e esse texto do Calderon... poxa, é quase triste...
quase não
termina tristão.
Real, indeed, mas triste.
=/

Tayná disse...

O poema que o Fernando postou nos comentários é perfeito... E eu adorei a postagem da Cláudia. Esse assunto da mente do predador é algo instigante, nem tudo que está na nossa cabeça é sempre "nós mesmos". Como li um dia desses, nós não somos nossos pensamentos. Não somos nossa mente.

Anônimo disse...

M.,

O poeta tem um anseio que o (a) guerreiro (a) realiza, se tudo é sonho, sonhemos com consciência e o primeiro passo é este saber visceral:

Tudo é sonho, ser consciente do sonho é poder, pois a própria tristeza não passa de um sonho.

F.A.

Patricia disse...

Desde semana passada a minha vida é uma introspecção: algumas vezes boa ou nem tanto... como consequência, tem ocorrido sonhos com pessoas do passado e uma recorrente dor atrás do ombro direito. dor de verdade... Espero que essa fase passe. De verdade...

Unknown disse...

oie.... acho que fiquei devendo... mas to meio...tristi!

Quantos pesadelos! Que coisa impressionate, pois tenho vivido dias de luta com o love! dificil pois cismei com uma outra pessoa e isso virou um pesadelo pra mim e pra ele, olha o 9 de espadas ai... bom, to freezer pois o moço ta meio de saco cheio... dai qdo vejo a carta de hj... puh, tudo que to imaginando é ilusao?! eba... mas falando sério.

Cau e Fernando, no 9 de espadas descobri que o medo me tortura atraves dos meus pensamentos ... e que na carta de hoje, pude perceber que vivo com base numa ilusao... de que isso ou aquilo pode acontecer.
E Fernando, com seus comentários pude tomar consciencia de que caminho seguir: enfrentar o medo e não cair nas armadilhas da mente.

Pensar, deveria ser o exercicio mais libertador prum ser humano, mas no meu caso é uma prisao. Me fecho e crio uma realidade em volta, cheia de opressao... ruim, mas foi bom despertar!

Muito obrigado... Muito obrigado

durmam bem, bons sonhos!

Núbia