2 de Espadas

sábado, 26 de outubro de 2013

Bom dia! :-)

Qual é a linha tênue que separa o Ar da Água? Qual é o caminho percorrido pelas ondas, que em sua espuma expressam o movimento e a agilidade tão aérea? Dividimos os quatro elementos por simples método pedagógico! Ar, Água, Fogo e Terra... São eles que criam tudo que nos cerca. São a matéria-prima da criação.

Estudando o tarot, percebemos isso com muita frequência. Quando uma carta de um naipe mostra um outro elemento, que não o da correspondência direta daquele naipe. Quando uma carta de um naipe fala de questões que envolvem outros elementos também.

Porque nada neste mundo está isolado! Porque todos somos um, o clichê que tem um imenso fundo de verdade. Estamos todos unidos através de uma grande rede energética. E isso se aplica em diversas situações.

Na astrologia, temos nosso signo solar, o signo lunar e nosso ascendente, que costumam definir nossa essência, nossa forma de sentir e nossa personalidade. Mas são tantos diferentes aspectos que nos influenciam, que é por demais simplista ficar só por aí. No culto dos orixás, temos nossos "pais de cabeça", às vezes mais um adjuntó, no entanto, conforme vamos mergulhando nesses mistérios, percebemos a presença e influência de todos os orixás. Até mesmo aqueles que não são tão conhecidos no Brasil.

A Espada corta, a Taça (Copas) recebe. A Espada aponta, as águas (Copas) ondulam... E, no entanto, é com a razão (Espadas) e a sensibilidade (Copas), misturadas, equilibradas e harmonizadas, que conseguimos tomar as melhores decisões. Quem só quer a lógica, não entende os mistérios. Quem só derrama emoções perde o foco. Quanta sabedoria nestes dois naipes, esses dois elementos que se apresentam de forma tão marcante nesta imagem.

Em meio às águas bravias, equilíbrio e sobriedade. Com as armas de guerra nas mãos, paz... Profunda paz que se expressa na postura da moça, que mais parece estar fazendo yoga, a postura da árvore (vrikshásana), com profunda tranquilidade, com os olhos fechados para a instabilidade externa, centrada apenas na sua profunda estabilidade interior.

As interpretações mais tradicionais do 2 de Espadas falam do diálogo, do uso da palavra como arma para defender ideias e também temos a situação em que é preciso tomar uma decisão, mas não sabemos de todas as informações necessárias para fazer isso da melhor maneira. Pois hoje eu venho com mais uma interpretação, resultante desta imagem e da minha observação cotidiana.

Muitas vezes, acreditamos que a resposta que tanto esperamos ou as tais informações ainda ocultas vêm de fora. São algo externo... No entanto, é dentro de nós que se encontram as mais importantes respostas. Refletindo sobre isso, a tendência do ser humano, envolto em sua arrogância intelectual, é começar a pensar, pesquisar, raciocinar, deduzir, explicar. Sinto informar que esse não é o melhor caminho. Fechar os olhos e ficar ouvindo a ladainha mental não é uma boa opção. É tudo tão mais simples, mas tão mais simples, que muitas vezes ao silenciar o tirano predador ao invés de obtermos um planejamento estratégico para resolver o problema e tomar a decisão, o problema desaparece e a decisão já foi tomada, porque ela já era desde sempre.

Falo com tranquilidade sobre isso, porque sempre tive a tendência a racionalizar tudo e querer explicação para tudo. Mas tem coisas que simplesmente não podem ser explicadas, somente sentidas, absorvidas, percebidas de forma, praticamente, corporal. Hoje em dia, procuro não buscar tantas explicações, procuro encontrar a mim mesma. Encontrar meu caminho que flui naturalmente, sem mapas, sem bússolas, sem coordenadas pré-estabelecidas.

Há alguns anos, tive um insight durante uma meditação que era mais ou menos o seguinte: toda a confusão, as brigas, revoltas, discussões, são somente uma forma de atrasar aquilo que já está perfeitamente resolvido mais adiante. E assim é...

Que o sábado seja de equilíbrio! :-)

A imagem veio daqui


6 comentários:

Ann disse...

Nunca o Via Tarot me falou tanto quanto nas últimas semanas, parece que cada carta está vindo para me ajudar a entender melhor o que está acontecendo dentro de mim nesse momento. Obrigada, Cláudia e Fernando, pelas palavras que me ajudam diariamente. Vocês são pessoas iluminadas demais!

Aide disse...

Obrigado por vcs existirem e ajudarem a entender o que eu sinto e não consigo explicar.Grande beijo aos dois....Adoro vc Cacau!

Anônimo disse...

Gratidão,Ann, pelas palavras e pelo carinho, é sempre bom ter este retorno ;-)

As últimas semanas tem sido bastante intensas, o que significa que temos vivido muito mais intensamente, o que demoraríamos anos para aprender está sendo aprendido em semanas, pois esta é a exigencia do Senhor do Tempo, Saturno, em Escorpião.

Hoje sábado, dia de Saturno, o senhor do tempo e do carma, abordamos as questões profissionais e as realizações que envolvem carreira e ascensão social.

Com o 2 de espadas temos um segredo e outros também tem segredos criando uma tensão. Mercúrio quer falar mas Saturno o segura. Creio mesmo que estes segredos serão revelados de maneira discreta ou num círculo restrito para que então decisões possam ser tomadas.

O importante é que estas decisões a serem tomadas estejam em harmonia com as lições cármicas que temos que aprender (nodo norte em Escorpião mais a carta de amanhã do Via Tarot).

Fico por aqui, pois hoje os compromissos diversos me exigem, Saturno terá suas oferendas para meu resgate cármico.

O que devemos oferecer ao Deus do Tempo para que possamos lograr nossos objetivos materiais, profissionais e cármicos?

Como há um movimento de retorno no astral, muitas coisas estão retornando para nos mostrar justo aquilo que o Deus do Tempo deseja de nós e que não ficou bem resolvido lá atrás.

Um passo atrás para dar dois à frente - Lênin

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Larissa disse...

Cacau, obrigada por compartilhar o lindo e verdadeiro insight sobre as brigas... Verdade, sim, e é impressionante como as temos dentro de nós e não lhes damos espaço para vir à consciência... Beijo à Cacau e ao Fernando e a todos os companheiros de Via. Que o sábado seja paz e tranquilidade interior!

Cacau Gonçalves disse...

Bom dia, amigos e amigas

Gratidão pelo carinho! É muito bom poder compartilhar o conhecimento do tarot, mas, creio, muito melhor ainda compartilhar as experiências e aprendizados mesclados com os conceitos e interpretações dos Arcanos.

Esta foi uma semana de muita plenitude pra mim... Depois de tantos desafios, fiquei envolta em uma energia de muita paz, doçura, tranquilidade e ao mesmo tempo muita energia. Alegrias suaves, sonos renovadores, conversas agradáveis e até o trabalho, que chegou em um volume um pouco acima da média, não foi cansativo.

Gosto de viver assim... Me encontro mais na paz do que na guerra.

ótimo sábado para todos!

MJuchM disse...

sensa.
e
"Um passo para trás para dar dois adiante." - essa frase é de Otto Von Bismarck, responsável pela unificação de Alemanha no século XIX, e fundador do Primeiro Reich Germânico.

;)