O Eremita

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bom dia! :-)

Depois de um dia de Louco (por aqui tudo ok e por aí? rs) nada melhor que um bem estruturado, maduro e sábio Eremita. Amém nós todos! rs

Ontem, a característica do Louco que mais percebi em mim foi a oscilação. Acordei muito bem, depois fiquei meio deprê, depois fiquei revoltada e antes das 15h já estava no melhor estilo da "loucura mansa". Paz e amor, bicho! :-) Assim permaneci, com a bênçãos da Mãe Antiga, até o presente momento em que escrevo esta postagem.

Muitas coisas passaram pela minha cabeça, fui ao passado e ao futuro, me senti um tanto perdida, até que retornei ao aqui e agora, percebendo que é aqui a fábrica do destino. É aqui que vamos transformar o que já foi e o que será. Portanto, é o melhor lugar para aportar.

Bem, vamos falar deste Eremita, então. Alguém reparou como ele é bonitão? ;-) O que achei mais legal nesta imagem e que condiz com a energia venusiana de sexta-feira é o fato de mostrar um homem maduro, que certamente guarda dentro de si a experiência de vida e sua sabedoria, mas ao mesmo tempo mostra energia ativa, vigor e um olhar que faz qualquer um pensar duas vezes antes fazer qualquer bobagem. Não temos aqui um velhinho caindo pelas tabelas, que tem somente boas palavras para quem o procurar. Temos um homem com uma postura firme e determinada, disposto a usar a sua luz para guiar seus passos.

Pensei, cá com meus botões: creio que este seja um estágio muito bacana de se alcançar. Podemos não ter mais aquele frescor da juventude, mas ainda somos fortes e ativos. Espero chegar lá exatamente deste jeito! E se puder adquirir já boa parte desta sabedoria, ficarei ainda mais grata! :-)

Achei engraçado o fato de ontem tirarmos o Louco e hoje, dia de Cosme e Damião, tiramos o Eremita. E algo me diz que isso tem uma razão de ser... Talvez essa conjunção de maturidade e pureza infantil seja uma boa dica de como devemos ser. O grande desafio é amadurecer e não absorver aquela amargura e ranhetice que a idade costuma trazer consigo. Que felicidade aprender com a vida, ter a ponderação e a sabedoria resultantes disso, e ainda assim a alegria, o entusiasmo e a capacidade de se renovar a cada dia e olhar o mundo com curiosidade! Essa alquimia é o máximo!

Então, a maior dica que posso dar a todos nesta sexta-feira eremítica é: aprendam a rir como as crianças e a silenciar como os anciãos. E se por um lado, o dia pede um docinho, por outro, usem a sabedoria para não exagerar...rs Por que não falar palavras doces e ao mesmo tempo sérias para quem amamos? Docilidade não quer dizer futilidade, fragilidade... E seriedade não quer dizer chatice e amolação. Vamos descobrir o equilíbrio exato disso?

Então vamos lá!

Viva São Cosme e São Damião! Viva os Erês! Viva Lucinha e Joãozinho da Praia! E viva a vida, que apesar de nem sempre ser tão doce, devemos saborear todos os dias! :-)

Ótima sexta-feira para todos nós!

A imagem veio daqui


5 comentários:

Juliana disse...

Quando eu era criança, me lembro de minha mãe, no Dia de São Cosme e Damião, preparando bacias e bacias de doces para levar às crianças do orfanato da cidade. Minha mãe não é católica nem umbandista, mas ainda assim, por instinto ou alguma história que eu não conheço (rs), sempre teve interesse e atenção especial pela dupla de santos - e, conforme preparava os presentes, ia me contando a história dos "irmãos protetores das crianças". Mais tarde, já adulta, descobri que ao meu redor também estava(m) Beiji, ou Ibeji, me protegendo em conjunto com outras entidades.

E hoje, minha carta pessoal, depois de muito tempo, também coincide com o Eremita do Via... :) o que me deixa contente, pois ao longo do tempo aprendi a ter uma relação de muito respeito e admiração por esse Arcano - e nem podia ser diferente, já que ele me (per)seguiu (rs) por 3 anos sendo a carta que saía no dia do meu aniversário aqui no Via, de 2010 a 2012, até mudar para o 10 de Copas deste ano... hehehe.

Claudinha, sua postagem de hoje é muito bela por falar dessa relação entre juventude e maturidade, algo que também tenho aprendido ser importante, talvez a chave mesmo de nosso equilíbrio como seres humanos. Como cabrinha que já nasceu velha (rs), fui aprendendo ao longo do tempo a beleza do brincar, do sorrir, do ato de se entregar e confiar. E hoje acredito que essa é a verdadeira Sabedoria, que não se confunde com a ilusão do controle, mas sim de saber e sentir que somos parte do Universo e que com ele podemos dançar, festejar as dádivas recebidas e dar nossa contribuição de forma mais genuína por meio da nossa experiência. Também quero ser assim quando crescer! :)

O que me faz lembrar ainda de Oxalufã e Oxaguiã, que também estão presentes aqui por perto, e que são duas faces complementares da mesma energia, o velho e o novo, sempre se renovando, mas enfim... isso é papo pra mais de metro... rsrs!

Então, saúdo tb o Dia de hoje e deixo uma música para juntar-me aos festejos... :)

Beijos e boa sexta a todos. "O sentimento não trai!" ;)

https://www.youtube.com/watch?v=QdeV8R2yMSQ

PS - Meu dia de louco ontem tb foi bastante oscilante em termos de energia pessoal... comecei ansiosa, depois meio deprê e por fim mais calma e esperançosa, inclusive depois de um encontro com outra querida Louquinha, amiga da República Dominicana que também decidiu se lançar a essa aventura de trilhar uma nova estrada em outro país. E, curiosamente, lá pelo meio do papo falamos sobre como deve ser a experiência de ter filhos gêmeos (já que, ao que parece, ela andou recebendo uns recados lá do outro lado nesse sentido... rsrs). :)

Larissa disse...

Esse Eremita me lembra o Obi-Wan Kenobi... Boa sexta e que a Força esteja com vocês!

Larissa

Clara disse...

Bom Dia Via Tarot!!!
" E SALVE SÃO COSME E DAMIÃO, E SALVE TODAS AS CRIANÇAS "
Bom Dia Tio Fê, Bom Dia Claudinha.
Grata pelas Mensagens SUPERLEGAIS de Ontem.
Me fez FELIZ.
Esta Sou Eu.
Bom, estou com uma Sensação de Déjà vu. Tenho praticamente certeza que ja vi por aqui esta Sequência Louco Eremita.
Tudo Bem Seu Eremita, contanto que não "Aperte Muito", até porque estou me Sentindo Muito Legal nesta energia que emana das "Crianças".
Peço Permissão para "SAUDAR" ESTAS CRIANÇAS.

Cantigas de São Cosme e São Damião
Mariene de Castro

Ê Cosme, ê Cosme
Damião mandou chamar
Que viesse nas carreiras
Para brincar com Iemanjá

Cosme e Damião
Vem comer seu caruru
Cosme e Damião
Vem que tem caruru pra tu

São Cosme mandou fazer
Duas camisinha azul
No dia da festa dele
São cosme quer caruru
vadeia cosme, vadeia
To vadiando na areia

São Cosme São Damião
Dois meninos quer brincar
Bate palma sereia no mar
Dois dois ele quer adiar
Dois dois ele
brinca no mar

Cosme e Damião
Ô cadê dou
Cosme e Damião
Vem comer seu caruru

Vadeia dois-dois
Vadeia no mar
A casa é sua dois dois
Eu quero ver vadiar

Vamos levantar
o cruzeiro de Jesus
Pro céu, pro céu
Pro céu da Santa Cruz

Abraços Fraternos

Anônimo disse...

Bom dia, Via!
Bom dia, Juliana, Larissa e Clarinha!

Eis a nossa 5ª carta seguida de arcanos maiores. Temos uma conjunção, um alinhamento muito significativo neste momento com efeitos poderosos sobre as nossas vidas.

E eis que surge o regente do ano: Saturno, em termos astrológicos, Eremita, em termos de Tarô. Aliás, aproveitem e dêem uma olhada no arcano 9 no Tarô Mitológico e entenderam melhor o que digo.

Saturno em plena sexta-feira reflete bem o trânsito passado de Vênus em conjunção com Saturno em Escorpião e a necessidade um amor responsável, maduro e dedicado ao conhecimento espiritual. Eu e a Sócia estamos bem nesta energia.

Como Saturno/Eremita é o regente do ano todos já devem ter sentido os seus poderosos efeitos e sentiremos mais ainda daqui por diante, especialmente por que o mês que entra, a partir de 21 de outubro, teremos mercúrio retrógrado alinhado com Saturno em Escorpião.

Para resumir e no popular: quem fizer pipi fora do penico que se prepare que a jurupoga vai piar. E vai piar mesmo!

Notaram como a energia do Louco de ontem logo foi contida hoje pelo Eremita? Pois é, quem avisa amigo é.

E por outro lado aqueles que agirem conscientemente dentro desta energia colherão os maiores benefícios e sentirão que as mudanças os conduzirão a situações infinitamente melhores e mais bem estruturadas, Saturno mostrará a sua face como senhor da idade do ouro.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

lilith disse...

Boa tarde, queridos do Via!

Gratidão pelas sábias e doces palavras, na feliz junção do Eremita com os queridos Erês. Bom tempero pra sexta de Vênus... compromisso adocicado. Que delícia!

Também to muito sensível desde ontem, Claudinha. Efeitos da lua em Câncer, por certo. Que os erês hoje tragam alegria de sobra pros nossos corações!

_/\_

Beijos,
Lilian