2 de Espadas

domingo, 1 de setembro de 2013

Bom dia! :-)

Continuamos em Espadas, só que agora, ao invés de termos o incentivo à fala, temos o incentivo ao silêncio. Bem, não há um conselho explícito em relação ao silêncio, mas certamente o direcionamento deste Arcano inclui a espera.

Mas vamos comentar sobre isso de forma mais aprofundada...

A Princesa de Espadas aconselha o diálogo. Ok... O 2 de Espadas também. No entanto, a probabilidade de entrarmos em conflitos e discussões com esse Arcano é muito grande! É só pensar: duas pessoas, cada uma com uma espada, costuma resultar em que? Um duelo, uma disputa, uma briga, uma guerra!

O caráter bélico desta carta é inquestionável! No entanto, usando as palavras com maestria, ao invés de um duelo, podemos ter uma parceria poética ou diplomática. Também é através do 2 de Espadas que podemos construir, em dupla, um discurso, desenvolver uma linguagem toda própria.

Mas o significado que mais me atrai nesta carta, fala de tudo que nós ainda não podemos decidir, declarar, resolver... porque ainda não sabemos de tudo que é necessário para fazer uma escolha sábia. E sempre surgem várias perguntas, várias interrogações: que tipo de coisa será esta que ainda não sabemos, mas que já estão sendo detectadas pelo nosso amigo 2 de Espadas?

Vamos pedir ajuda ao regente do dia? O Sol sempre nos lança a questionar o "eu"... Com isso, a dedução mais simples é que o que ainda não sabemos é relativo a nós mesmos, algo que está dentro de nós. Outro dia li uma frase que nos ajuda a compreender o sentido do que acabei de escrever... É ilusão tentarmos conhecer totalmente alguém, se passamos uma vida inteira e não conseguimos conhecer totalmente a nós mesmos.

Que tal tirarmos o dia para um bate-papo com nosso eu? Mas sem brigas! Sem ofensas! Sem autocobrança exagerada. Tortura nunca mais, né gente? ;-)

Enfim, saibamos dançar com as palavras, saibamos usar com sabedoria nossas armas intelectuais. E assim teremos um ótimo domingo!

A imagem veio de algum lugar dos arquivos do meu computador...rs

Nenhum comentário: