O Diabo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bom dia! :-)

Novo ciclo surgindo no pedaço... Desta vez estaremos durante alguns dias regidos pela energia do Diabo. Mas, já adianto a todos, que pelos Arcanos Menores que vêm em seguida, não será um período pesado, denso, sob o aspecto da sombra. Ao contrário, teremos uma energia mais voltada para os prazeres e para a utilização de todo o potencial de energia existente em nós.

Já comentei por aqui várias vezes que esta imagem é a que, para mim, melhor representa o Arcano 15. Prefiro esta visão do Diabo como Pan, uma força da natureza selvagem que carregamos dentro de nós. É claro que administrar essa força não é algo tão simples... Temos que nos deparar com uma intensidade que não é socialmente aceita de forma tranquila. Mas pela sequência que teremos neste ciclo, creio que o tarot está focando este caminho, muito mais do que a visão de manipulação e sombra.

Pensar na carta do Diabo em uma segunda-feira, regida pela Lua, quando os aspectos mágicos e espirituais estão presentes pode deixar todo mundo com uma pulguinha atrás da orelha... Mas então vem a questão que coloquei para o sócio: teremos que nos deparar com o Diabo? Ou teremos nós, a nosso favor, essa energia? Ao que tudo indica, estaremos vivendo a segunda opção, mas como seguro morreu de velho e desconfiado está vivo até hoje, todo cuidado é pouco.

Tudo isso também me lembra a conversa que tive com meu amigo Manu há um tempo... Questionávamos Arcanos como o Diabo, o Louco e a Torre, que por mais que tenham aspectos positivos (todos têm) são Arcanos com os quais precisamos lidar muita estratégica e sabedoria, para não sermos envolvidos naquela ilusão de que é tudo lindo e florido quando eles surgem. Uma coisa é saber olhar a vida e os Arcanos com uma visão positiva e outra é cair na ilusão de que um Diabo é 100% confiável, o Louco tem juízo e a Torre é gentil. Não, não são! Portanto, saibamos administrar esta energia primitiva, primordial que vem nos visitar com equilíbrio.

Como na carta do Diabo temos, no aspecto negativo, uma certa malícia e/ou tentativa de manipulação, sejamos espertos para desenvolver em nós a perspicácia que poderá nos tirar de armadilhas. Como bem diz o sócio, ser bom não quer dizer ser ingênuo a ponto se deixar enganar.

Que o dia seja de descobertas interiores em relação aos talentos e potencias que temos...

Ótima segunda-feira para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

4 comentários:

Fernando Augusto disse...

Bom dia, Via!

O Diabo é o pai do rock, como dizia Raul, mas com certeza ela não baixaria no terreiro do Rock in Rio, pois a gana de políticos e empresários não lhe daria passagem.

Esta é uma semana para estarmos atentos a nós mesmos, as projeções que realizamos sobre os outros e ao mesmo tempo estarmos atentos as manipulações e armadilhas que vem.

Um olho no padre e outro na missa, pois como diz um ponto de Umbanda dedicado à Exu: na batina do padre tem dênde.

A quantidade de pessoas que inflências mágicas ou ocultas em nossa sociedade é gigantesca e isto vai desde uma mensagem subliminar até ritos mágicos para influenciar a vontade alheia numa flagrante violação do livre-arbítrio. Os seres de luz, os seres divinos não violam o livre-arbítrio. Magicamente falando todo o ato que viola o livre-arbítrio e que visa manipular a vontade do outro é um ato de magia negra (desculpem o termos que fere o politicamente correto).

Em nossa sombra existe muitos talentos e poderes ocultos é preciso acessá-los para além dos julgamentos sociais e dos condicionamentos comportamentais, afinal a sombra representa aspectos de nós mesmos e esta totalidade precisa ser resgatada e

trazida para a luz. Quando isto não ocorre as forças do subconsciente podem assumir aspectos sinistros por que não há uma aceitação plena de nós mesmos, uma aceitação que leva a integração harmônica de nosso ser.

Este é um período do ano onde muitas pessoas se dedicam a realização do novena de São Miguel. A invocação da presença da Luz implica em iluminar os aspectos obscuros de nós mesmos e dos outros então é natural que surja aqui no Via Tarot o arcano 15. Se olharmos para todas as imagens de São Miguel veremos a figura do Diabo e do Dragão quase sempre presentes. Luz e Trevas andam juntas e desta batalha é que surge a Consciência e o Conhecimento.

Diz uma frase do esoterismo crístico o seguinte: Uma mulher ou um homem nunca estão mais próximos de tornarem-se anjos quando estão prestes a tornarem-se demônios. O sexo (uma das palavras chaves do Diabo) é a fonte de Deuses, Homens, Anjos e Bestas, pois ela é a Força Fundamental, a Força da Vida, de onde tudo emana.


Se uma pessoa está realizada sexualmente e amorosamente ela exala a fragrância do Amor. Se ela está frustrada sexualmente e amorosamente ela secreta o veneno emocional que Wilhelm Reich chamava de doença emocional, que dá origem, segundo o descobridor do orgone, as doenças psicossomáticas.

Pessoas mal amadas produzem uma peçonha emocional que transforma-se em inveja, ira, ódio, rancor, ressentimento, fantasias doentias e daí só pode surgir o câncer e outras doenças.

Pessoas bem amadas vibram no seu campo de energia o amor, são saudáveis, estão felizes consigo mesmo, enfrentando as adversidade com alegria, por que prenhes de energia e felicidade, sendo portanto capaz de curar as outras e de ajudá-las.

A semana começa então de forma bem desafiante, pois se por um lado o Diabo representa as forças da matéria, do sexo, do desejo, do dinheiro e da magia permitindo realizar uma série de coisas neste campo, por outro lado Ele nos desafia a trabalhar com a nossa própria sombra e com a sombra dos outros.

Vivemos numa sociedade manipuladora, a própria teoria freudiana só tornou-se popular por que o sobrinho de Freud a trouxe para os EUA para aplicá-la no sentido de manipular as pessoas a consumir, a comprar e a escolher certos produtos. Vejam o documentário O Século do Ego, feito pela BBC. Neste sentido como disse o Mestre Jesus: o (auto)conhecimento nos libertará.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Clara disse...

Bom Dia VIA!!!
" DEMAIS TIO FÊ "
Falou e Disse.
Concordo em GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
Então Vamos "SAUDAR AS CRIANÇAS" e Pedir PROTEÇÃO.
SALVE SÃO COSME E DAMIÃO!!!

Fernando Augusto disse...

Aproveito para fazer três correções no texto que foi digitado de "bate-pronto":

Errata 1:

"A quantidade de pessoas que USA de influências mágicas ou ocultas em nossa sociedade é gigantesca e isto vai desde uma mensagem subliminar até ritos mágicos para influenciar a vontade alheia numa flagrante violação do livre-arbítrio."

Errata 2:

dendê

Errata 3:

"O Diabo é o pai do rock, como dizia Raul, mas com certeza Ele não baixaria no terreiro do Rock in Rio..."

Andrei Wahlbrink disse...

Esta carta saiu pra mim depois do as de espadas e antes da carta "a justiça". O diabo saiu invertido. Eu queria saber se significa que usarei as forças terrenas para reconstruir minha vida? Minha vida está arrasada em todos os sentidos e a falta de amor me sufoca. Parece que todo mundo se diverte com minha dor. Estou insatisfeito com minha vida. E se protesto, os outros tentam dizer que estou enganado. Eu não quero mais aceitar um realidade imposta a mim pela vontade dos outros.