O Diabo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bom dia! :-)

Novo ciclo surgindo no pedaço... Desta vez estaremos durante alguns dias regidos pela energia do Diabo. Mas, já adianto a todos, que pelos Arcanos Menores que vêm em seguida, não será um período pesado, denso, sob o aspecto da sombra. Ao contrário, teremos uma energia mais voltada para os prazeres e para a utilização de todo o potencial de energia existente em nós.

Já comentei por aqui várias vezes que esta imagem é a que, para mim, melhor representa o Arcano 15. Prefiro esta visão do Diabo como Pan, uma força da natureza selvagem que carregamos dentro de nós. É claro que administrar essa força não é algo tão simples... Temos que nos deparar com uma intensidade que não é socialmente aceita de forma tranquila. Mas pela sequência que teremos neste ciclo, creio que o tarot está focando este caminho, muito mais do que a visão de manipulação e sombra.

Pensar na carta do Diabo em uma segunda-feira, regida pela Lua, quando os aspectos mágicos e espirituais estão presentes pode deixar todo mundo com uma pulguinha atrás da orelha... Mas então vem a questão que coloquei para o sócio: teremos que nos deparar com o Diabo? Ou teremos nós, a nosso favor, essa energia? Ao que tudo indica, estaremos vivendo a segunda opção, mas como seguro morreu de velho e desconfiado está vivo até hoje, todo cuidado é pouco.

Tudo isso também me lembra a conversa que tive com meu amigo Manu há um tempo... Questionávamos Arcanos como o Diabo, o Louco e a Torre, que por mais que tenham aspectos positivos (todos têm) são Arcanos com os quais precisamos lidar muita estratégica e sabedoria, para não sermos envolvidos naquela ilusão de que é tudo lindo e florido quando eles surgem. Uma coisa é saber olhar a vida e os Arcanos com uma visão positiva e outra é cair na ilusão de que um Diabo é 100% confiável, o Louco tem juízo e a Torre é gentil. Não, não são! Portanto, saibamos administrar esta energia primitiva, primordial que vem nos visitar com equilíbrio.

Como na carta do Diabo temos, no aspecto negativo, uma certa malícia e/ou tentativa de manipulação, sejamos espertos para desenvolver em nós a perspicácia que poderá nos tirar de armadilhas. Como bem diz o sócio, ser bom não quer dizer ser ingênuo a ponto se deixar enganar.

Que o dia seja de descobertas interiores em relação aos talentos e potencias que temos...

Ótima segunda-feira para todos nós! :-)

A imagem veio daqui

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Via!

O Diabo é o pai do rock, como dizia Raul, mas com certeza ela não baixaria no terreiro do Rock in Rio, pois a gana de políticos e empresários não lhe daria passagem.

Esta é uma semana para estarmos atentos a nós mesmos, as projeções que realizamos sobre os outros e ao mesmo tempo estarmos atentos as manipulações e armadilhas que vem.

Um olho no padre e outro na missa, pois como diz um ponto de Umbanda dedicado à Exu: na batina do padre tem dênde.

A quantidade de pessoas que inflências mágicas ou ocultas em nossa sociedade é gigantesca e isto vai desde uma mensagem subliminar até ritos mágicos para influenciar a vontade alheia numa flagrante violação do livre-arbítrio. Os seres de luz, os seres divinos não violam o livre-arbítrio. Magicamente falando todo o ato que viola o livre-arbítrio e que visa manipular a vontade do outro é um ato de magia negra (desculpem o termos que fere o politicamente correto).

Em nossa sombra existe muitos talentos e poderes ocultos é preciso acessá-los para além dos julgamentos sociais e dos condicionamentos comportamentais, afinal a sombra representa aspectos de nós mesmos e esta totalidade precisa ser resgatada e

trazida para a luz. Quando isto não ocorre as forças do subconsciente podem assumir aspectos sinistros por que não há uma aceitação plena de nós mesmos, uma aceitação que leva a integração harmônica de nosso ser.

Este é um período do ano onde muitas pessoas se dedicam a realização do novena de São Miguel. A invocação da presença da Luz implica em iluminar os aspectos obscuros de nós mesmos e dos outros então é natural que surja aqui no Via Tarot o arcano 15. Se olharmos para todas as imagens de São Miguel veremos a figura do Diabo e do Dragão quase sempre presentes. Luz e Trevas andam juntas e desta batalha é que surge a Consciência e o Conhecimento.

Diz uma frase do esoterismo crístico o seguinte: Uma mulher ou um homem nunca estão mais próximos de tornarem-se anjos quando estão prestes a tornarem-se demônios. O sexo (uma das palavras chaves do Diabo) é a fonte de Deuses, Homens, Anjos e Bestas, pois ela é a Força Fundamental, a Força da Vida, de onde tudo emana.


Se uma pessoa está realizada sexualmente e amorosamente ela exala a fragrância do Amor. Se ela está frustrada sexualmente e amorosamente ela secreta o veneno emocional que Wilhelm Reich chamava de doença emocional, que dá origem, segundo o descobridor do orgone, as doenças psicossomáticas.

Pessoas mal amadas produzem uma peçonha emocional que transforma-se em inveja, ira, ódio, rancor, ressentimento, fantasias doentias e daí só pode surgir o câncer e outras doenças.

Pessoas bem amadas vibram no seu campo de energia o amor, são saudáveis, estão felizes consigo mesmo, enfrentando as adversidade com alegria, por que prenhes de energia e felicidade, sendo portanto capaz de curar as outras e de ajudá-las.

A semana começa então de forma bem desafiante, pois se por um lado o Diabo representa as forças da matéria, do sexo, do desejo, do dinheiro e da magia permitindo realizar uma série de coisas neste campo, por outro lado Ele nos desafia a trabalhar com a nossa própria sombra e com a sombra dos outros.

Vivemos numa sociedade manipuladora, a própria teoria freudiana só tornou-se popular por que o sobrinho de Freud a trouxe para os EUA para aplicá-la no sentido de manipular as pessoas a consumir, a comprar e a escolher certos produtos. Vejam o documentário O Século do Ego, feito pela BBC. Neste sentido como disse o Mestre Jesus: o (auto)conhecimento nos libertará.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.

Clara disse...

Bom Dia VIA!!!
" DEMAIS TIO FÊ "
Falou e Disse.
Concordo em GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
Então Vamos "SAUDAR AS CRIANÇAS" e Pedir PROTEÇÃO.
SALVE SÃO COSME E DAMIÃO!!!

Anônimo disse...

Aproveito para fazer três correções no texto que foi digitado de "bate-pronto":

Errata 1:

"A quantidade de pessoas que USA de influências mágicas ou ocultas em nossa sociedade é gigantesca e isto vai desde uma mensagem subliminar até ritos mágicos para influenciar a vontade alheia numa flagrante violação do livre-arbítrio."

Errata 2:

dendê

Errata 3:

"O Diabo é o pai do rock, como dizia Raul, mas com certeza Ele não baixaria no terreiro do Rock in Rio..."

Anônimo disse...

Esta carta saiu pra mim depois do as de espadas e antes da carta "a justiça". O diabo saiu invertido. Eu queria saber se significa que usarei as forças terrenas para reconstruir minha vida? Minha vida está arrasada em todos os sentidos e a falta de amor me sufoca. Parece que todo mundo se diverte com minha dor. Estou insatisfeito com minha vida. E se protesto, os outros tentam dizer que estou enganado. Eu não quero mais aceitar um realidade imposta a mim pela vontade dos outros.