7 de Espadas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bom dia! :-)

Com os pés no caminho da Roda da Fortuna, vamos hoje enfrentar alguns movimentos ardilosos de nossa mente. O 7 de Espadas é um Arcano que costuma ser observado com certa desconfiança. Não sei se todos possuem consciência exata da razão disso, mas tentarei explicá-la aqui.

Se no 6 de Espadas temos a transição, temos também a razão pura, temos todo o potencial intelectual a nosso dispor. O 6 de Espadas é uma carta de inteligência em equilíbrio.

Em uma interpretação muito livre e particular, vejo o 7 de Espadas como a continuação disso, ou seja, se no 6 de Espadas temos a inteligência em equilíbrio, no 7 de Espadas o potencial intelectual, perceptivo e cognitivo se amplia, mas esse crescimento não acontece em perfeita harmonia. O resultado disso é uma incrível capacidade mental que pode se enroscar nela mesma, temos então a mente contra nós e não a favor.

Sempre que esta carta aparece, um dos principais conselhos que costumo dar é: use a sua inteligência a seu favor e não contra você! Porque a tendência inicial é esta, usar a inteligência de forma a se auto sabotar. A razão disso acontecer? Talvez, um excesso de pensamentos em desordem, talvez a atividade intelectual se perca do seu rumo, por estar tão focada na mente ao invés de estar em equilíbrio com o coração.

Enquanto eu pesquisava imagens na net para escolher aquela que ilustraria nossa postagem de hoje, percebi que em várias delas havia a presença marcante de uma raposa. Nesta que escolhi, a raposa se apresenta desenhada na parede... e percebam que o homem entra, distraidamente, pela porta... Como se estivesse entrando na toca da raposa, ou seja, em uma armadilha. Uma armadilha interior, para ser exata.

A imagem simbólica da raposa costuma ser associada a uma energia ardilosa, às armadilhas que encontramos pelo caminho, algo dissimulado, que parece não oferecer perigo, mas que está à espreita. Peço para que prestem bem a atenção em tudo isso que acabei de escrever, pois talvez aí esteja o pulo do gato para lidar com esta energia de 7 de Espadas em ciclo de Roda da Fortuna.

Olhos atentos, ouvidos sensíveis, todo o corpo em alerta para qualquer movimento diferente. E se assim conseguimos nos defender do inimigo que está lá fora, é preciso dobrar, triplicar o cuidado para lidar com o inimigo que está aqui dentro. Ele é o mais terrível e ardiloso, também conhecido como "mente do predador".

Que nosso dia seja um deslizar suave, driblando as armadilhas da raposa e que nossa mente tão competente possa ser usada como uma aliada. Sem sabotagens... Com muita astúcia!

Que a terça de Marte nos traga a lucidez das boas decisões com todas as armadilhas devidamente desmontadas.

A imagem veio daqui

Um comentário:

MJuchM disse...

e, nesses dias, retomei a rotina de meditações. Soh q de uma forma nova, mais madura, alcançando "coisas", rs, durante...
E essa percepçāo, esses insights dos "comos" desse novo ciclo tao vindo "na lata". Tao simplesmente se apresentando.....