O Diabo

sexta-feira, 14 de março de 2014

Bom dia! :-)

Cá está nosso segundo Arcano Maior da semana! Particularmente, gosto do Arcano 15 em sexta-feira de Vênus, pois o aspecto menos pesado desta carta se manifesta.

Ok, podem me chamar de otimista! rs Mas sempre que o Diabo aparece na sexta-feira de amorzinho vem à tona a energia sedutora desse Arcano, aquela que fala das paixões, do potencial que se pode trabalhar com a energia sexual, que é energia vital, e pode ser direcionada a diversos aspectos da vida, como a saúde, a prosperidade, a espiritualidade e - claro! - o amor.

Sei que, na prática, o Diabo pode trazer alguns exageros em função de falta de limite. Pode trazer o aspecto sombrio mais conhecido, como ambição desmedida, vaidade galopante, manipulação mal intencionada e outras coisas feias. Mas sempre gosto de lembrar do conceito de Eliphas Levi: "o diabo é o deus de refugo", ou seja, o diabo de hoje já foi o deus de ontem e - se formos mais ousados no pensamento - o deus de hoje poderá ser o diabo de amanhã. Como vocês veem, o conceito de divindade pode ser questionável e de bem e mal também, de acordo com o local e a época que estivermos analisando.

De todas as figuras mitológicas, Pan é o que melhor expressa a imagem do diabo, com seus chifres, rabo e cascos. E é bom nos lembrarmos que de Pan vem a origem da palavra pânico, mas também em Pan temos os desejos, os prazeres (lembram que tivemos dois dias seguidos de prazeres e celebrações, com o 3 e o 9 de Copas?) e a sexualidade. Eu fico a segunda parte da história, quem quiser a primeira, faça bom proveito! rs

O festival de Beltane, que no hemisfério sul acontece no dia 31 de outubro, é a expressão desta energia de Pan em seu aspecto mais sedutor, fértil e apaixonado. Esta energia também é semelhante ao que temos hoje: Diabo + Vênus.

Dicas? Aproveitar da melhor maneira possível todo este incrível potencial de energia que temos hoje disponível. Para namorar? Também! Mas não só... Para ganhar saúde, energia física para realização, prosperidade, fertilidade de ideias e projetos, força e intensidade de atitudes, renovação e prazer nos relacionamentos afetivos.

Como vocês podem ver, teremos um dia movimentado e criativo. Sim, criativo! A energia vital pode ser bem utilizada quando direcionada para o desenvolvimento de ideias e da criatividade.

Aproveitemos pois! :-)

Ótima sexta para todos nós!

A imagem veio daqui

2 comentários:

Cátia disse...

Diabo em Dia de Vénus e com Lua Cheia...ui Loucura hoje. Só gente louca à solta ;)
K_line

Anônimo disse...

"Abrace seus demônios ou eles te atacarão pelas costas."

O arcano 15 do Tarot, conhecido exotericamente como o Diabo, representa a nossa sombra, aqueles aspectos de nós mesmos que não aceitamos, que escondemos e mascaramos dos outros, da sociedade e que possuem um enorme potencial psíquico encerrado dentro de nós.

O arcano 15 ou o Diabo em dia de Vênus revela, portanto, a sombra de Vênus. Vemos esta sombra expressa de diferentes formas na mitologia. Vênus pode ser ciumenta e invejosa como no mito de Psiquê e Eros. Vênus pode ser superficial e extremamente coquete chegando as raias do narcisismo e isto vemos demais nos murais do facebooks da vida, pois Narciso acha feio aquilo que não é espelho. Temos aqui então a vaidade, o pecado predileto do Diabo.

Vênus é poderosa, foi a escolhida de Páris entre as mais belas deusas. Ninguém resiste ao poder de Vênus entre homens e deuses, Vênus precede a linhagem dos deuses olímpicos, é a filha da espuma do mar, nasce dos gônadas castradas de Urano, é filha do Tempo (Cronos) e do Céu (Urano).

Aquele que é capaz de resistir ao seu poder entre os humanos torna-se um iniciado e mestre dos mistérios, torna-se senhor de seu desejo e conhece o seu aspecto sombrio, a outra face do amor, Anteros.

Anteros é filho de Vênus com o Deus da Guerra, Marte. Anteros é o deus da manipulação e das ordens. Por vezes o nome do Diabo tem como sinônimo Anteros, pois ele é um manipulador para que seus desejos se cumpram. Anteros diz: trago seu amor em três dias. Vemos suas propaganda espalhada pela cidade. De uma forma mais sofisticada. citando Nietzche:

A exigência de ser amado é a maior das pretensões.

Anteros como oposto a Eros é o Deus da separação e do divórcio, provoca brigas entre os casais.

Eros e Anteros são irmãos gêmeos e refletem a polaridade que existe no arcano 15.

Se estivermos consciente de nossa sombra usaremos a força de Eros, o aspecto positivo do arcano 15, certamente. Se não reconhecermos em nós mesmos a nossa sombra e assumirmos a responsabilidade de nossas vidas e de nossas criações seremos dominados pelas forças psíquicas personificadas em Anteros.

A escolha é sempre nossa e depende da qualidade de nossa atenção e trabalho interior.

O arcano 15 é escada para subir ou descer, luz que ilumina e ofusca, a própria força do desejo que liberta ou escraviza.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.

F.A.