Depois de um sábado que foi nutrido com a energia alegre e leve do 6 de Copas, passamos a vibrar a energia mais focada e silenciosa do 4 de Espadas, um Arcano que eu adoro, apesar de não ser muito popular por aí. E por que não é popular? Porque não faz festa, não faz barulho e nem emite opinião...
O 4 de Espadas chega para fazer um convite que vale a pena aceitar: vamos meditar... vamos esvaziar a mente de pensamentos excessivos (e compulsivos), de crenças, de hábitos, de tudo aquilo que repetimos incessantemente de forma inconsciente, sem antes abrir os olhos e a consciência. A ideia aqui é silenciar por fora e por dentro... É no vazio que se encontra o despertar da sabedoria.
Diante de tudo isso, fica fácil compreender porque a sabedoria se tornou um artigo de luxo no mundo onde vivemos, pois temos barulho, ruído (na comunicação) e conflito o tempo todo! Não sei o que mais me choca, se as postagens que vejo por aí ou os comentários... O nível de agressividade e desequilíbrio das pessoas está absurdo demais! E não é coincidência que junto com isso também se manifeste a ignorância e a falta de consciência (de si, do outro e da vida).
Então, em um domingo regido pelo Sol, um dia que recomenda o autoconhecimento e o trabalho interior, a presença do 4 de Espadas dá a pista de qual caminho seguir para alcançar essa recomendação: meditação, silêncio interior, abrir espaço dentro de si para captar algo novo. A não-ação permite a percepção dos movimentos sutis que refletem nossa conexão com o Eu Superior. A condição passiva-receptiva permite acessar níveis mais elevados do ser.
Que o domingo seja sábio e meditativo!
A imagem veio daqui
https://br.pinterest.com/cacaugoncalves/imagens-tarot/postadas/